Diagnóstico precoce melhora a qualidade de vida do diabético

Diagnóstico precoce e tratamento adequado melhoram a qualidade de vida do diabético
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, seis em cada 10 brasileiros têm risco de desenvolver a doença³

diabetes03Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), atualmente, o Brasil tem cerca 12 milhões de pessoas com diabetes, ocupando o 4º lugar no mundo. De acordo com publicações recentes, três em cada quatro portadores de Diabetes Tipo 2 no Brasil estão fora de controle e a maioria dos pacientes têm sobrepeso².

Diabetes é um distúrbio metabólico complexo que envolve a alteração do metabolismo, principalmente da glicose, mas também da proteína e gordura. A doença se caracteriza pela falta de insulina, ou por defeitos na sua ação (portanto falta absoluta, ou relativa de insulina).

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), aproximadamente metade dos portadores de diabetes tipo 2 desconhecem sua condição por se tratar de uma doença pouco sintomática. Segundo a SBD, seis em cada 10 brasileiros têm risco de desenvolver diabetes³.

Há alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença, como a obesidade, hereditariedade, falta de atividade física regular, hipertensão, níveis altos de colesterol e triglicérides, medicamentos – como os à base de cortisona -, idade acima dos 40 anos (para o diabetes tipo 2) e estresse emocional.

Existem dois tipos mais conhecidos de Diabetes: 1 e 2. O Diabetes Mellitus Tipo 1 é uma doença autoimune, uma vez que ocorre a destruição das células beta, responsáveis pela produção de insulina. Já o Diabetes Mellitus Tipo 2 (cerca de 90% dos casos) é caracterizado inicialmente pela resistência à insulina e perda parcial de células beta, e é resultado de maus hábitos alimentares e sedentarismo.

Os tratamentos existentes para o diabetes tipo 2 são a dieta e exercício, antidiabéticos orais (metformina, iDPP-4, TZD, iSGLT2), injetáveis (análogos de GLP-1), insulina basal e insulina rápida. A classe dos iSGLT2 representa a mais recente inovação no tratamento oral do diabetes tipo 2.Esses novos medicamentos atuam na proteína transportadora SGLT2 e impedem a reabsorção do açúcar para o sangue, levando à eliminação diária de 78 gramas de glicose pela urina, em média, o que equivale a aproximadamente seis colheres de sopa de açúcar4.

O diagnóstico precoce e conscientização da doença são importantes, pois o tratamento no momento adequado pode evitar eventuais complicações futuras, como¹:

Sintomas do Diabetes¹

Recomendações¹

A Boehringer Ingelheim e a Eli Lilly

Em janeiro de 2011, a Boehringer Ingelheim e a Eli Lilly anunciaram uma aliança com foco em três compostos para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2, que representam as principais classes desses fármacos. Esta aliança alavanca os pontos fortes de duas das maiores empresas farmacêuticas do mundo. Ao juntar forças, as empresas demonstram um compromisso com os pacientes com diabetes e suas necessidades. Saiba mais sobre esta aliança em www.boehringer-ingelheim.com ou www.lilly.com.

A Boehringer Ingelheim

O Grupo Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo. Com sede em Ingelheim, na Alemanha, a companhia opera globalmente com 142 afiliadas e com um quadro de mais de 47.400 funcionários. Há 128 anos, a empresa familiar mantém o compromisso com pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de novos medicamentos de alto valor terapêutico para a medicina humana e veterinária. Em 2013, a Boehringer Ingelheim obteve vendas líquidas de cerca de 14,1 bilhões de euros e investiu 19,5% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento.
A responsabilidade social é um elemento importante da cultura empresarial da Boehringer Ingelheim, o que inclui o envolvimento global em projetos sociais como o “Mais Saúde” e a preocupação com seus colaboradores em todo o mundo. Respeito, oportunidades iguais e o equilíbrio entre as obrigações de carreira e a vida familiar formam a base da gestão da empresa, que busca a proteção e a sustentabilidade ambiental em tudo o que faz.
No Brasil, a Boehringer Ingelheim possui um escritório em São Paulo e uma fábrica em Itapecerica da Serra. Há 58 anos no País, a companhia estabelece parcerias com instituições locais e internacionais que promovem o desenvolvimento educacional, social e profissional da população. Para mais informações, visite www.boehringer-ingelheim.com e www.facebook.com/ajudareomelhorremedio.

A Eli Lilly and Company

A Lilly é uma empresa líder global em saúde que une cuidado com descoberta para melhorar a vida das pessoas em todo o mundo. Fomos fundados há mais de um século atrás por um homem comprometido em criar medicamentos de alta qualidade para necessidades reais e, até hoje, continuamos firmes nessa missão em todo o nosso trabalho. Em todo o mundo, os funcionários da Lilly trabalham para descobrir e dar vida a medicamentos para aqueles que precisem deles, melhorar o conhecimento e gerenciamento de doenças e contribuir com as comunidades por meio de filantropia e voluntariado. Para saber mais sobre a Lilly, visite o site www.lilly.com.br.

Sobre a Lilly Diabetes

A Lilly é líder global em cuidados com Diabetes desde 1923, quando lançamos a primeira insulina comercial do mundo. Hoje continuamos a construir em cima da nossa herança e a trabalhar para atender às diversas necessidades das pessoas com diabetes e aqueles que cuidam deles. Por meio de pesquisa e colaboração, um extenso e crescente portfolio e determinação continuada para prover soluções reais – de medicamentos ao suporte do paciente e mais – nos esforçamos para melhorar a vida das pessoas e de todos aqueles afetados pelo diabetes no mundo.

Referências:

1. Dráuzio Varella – http://drauziovarella.com.br/diabetes/diabetes/
2. www.idf.org/membership/saca/brazil
3. www.diabetes.org.br/sintomas-de-diabetes
4. Heise T et al. Diabetes Obes Metab. 2013;15:613–621

Mariana Lanfranchi

Tino | Relações Públicas
Agência de PR, marketing digital e especializada em qualidade de vida
+55 (11) 3529.3777
+55 (11) 9.9618.1513
mariana.lanfranchi@tinocomunicacao.com.br
www.tinocomunicacao.com.br

TINO COMUNICAÇÃO

Mariana Lanfranchi
E-mail: mariana.lanfranchi@tinocomunicacao.com.br
Fone: (11) 35293777

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria