Dormir mal pode causar sérios danos à saúde

No Dia Mundial da Saúde um dos melhores remédios para uma vida saudável,
segundo especialistas, é uma boa noite de sono.

sono01_2014Manter uma alimentação saudável e praticar exercícios regularmente são hábitos importantes para a boa saúde, mas não é tudo. Apesar de menos difundidos, os distúrbios do sono não afetam apenas o humor do indivíduo, eles podem desencadear uma série de doenças graves.

Pessoas com problemas para dormir podem, com o passar dos anos, apresentar hipersonolência diurna, déficit de atenção, ansiedade, alteração de memória, estresse, alterações do humor e aumento de peso. Ao longo do tempo, esses sintomas podem levar a distúrbios metabólicos, como por exemplo, diabetes e alterações cardiovasculares (hipertensão, infarto, acidente vascular encefálico) o que aumenta os riscos à saúde da população.

Além disso, estudos mostram a chance para acidentes automobilísticos é duas vezes maior com motoristas que sofrem privação do sono.

A Dra. Fabíola Piffer, da Physical Care, fisioterapeuta especialista em pacientes que apresentam distúrbios do sono, explica que enquanto o indivíduo dorme ocorre a liberação de diversos hormônios que são responsáveis pela regulação de todo sistema cardiovascular, que também são responsáveis pela fixação da memória e do aprendizado. “Esses processos ocorrem normalmente na fase de sono profundo e sono REM, que são as fases minimizadas ou até ausentes em pacientes com distúrbios do sono, e esse é o ponto onde começam os prejuízos à saúde”.

Segundo ela, existem alguns grupos mais suscetíveis a apresentarem esse tipo de distúrbio, como os obesos, orientais e idosos, mas isso não configura uma regra. “Muitos fatores podem interferir como a depressão associada à insônia, alterações de vias aéreas superiores, como o aumento das amígdalas, desvio de septo ou outras alterações anatômicas. Por isso é extremamente importante consultar um especialista em sono para um diagnóstico preciso”, ressalta.

Piffer observa que para diagnosticar e tratar possíveis distúrbios é fundamental uma boa anamnese (verificação do histórico do paciente, queixas, sinais e sintomas), a realização de exames complementares e a atuação de uma equipe multidisciplinar.

O empresário Fábio Di Marco, de 28 anos, conta que há anos tem sérios problemas para dormir. “Sinto muito sono, mas tenho dificuldade para dormir e raramente sonho. O pior é que mesmo dormindo oito horas por noite, acordo sempre cansado, por isso algumas vezes preciso tomar remédios para me ajudarem a dormir, mesmo sem ter consultado um especialista até hoje“.

De acordo com o Dr. Augusto Colen Carrasco, especialista em fisioterapia cardiorrespiratória, um dos principais vilões de uma boa noite de sono é a apneia obstrutiva do sono, que pode ocorrer até mesmo em crianças.Todos podem desenvolver esse quadro, mas os principais fatores de risco são ter mais de 60 anos de idade e apresentar obesidade. Os homens, em geral, também são duas vezes mais propensos a desenvolver a doença do que as mulheres. Por isso é fundamental procurar um médico especialista para realizar o diagnóstico por meio de exames clínicos e laboratoriais. A polissonografia é o exame de escolha para obter o diagnóstico e guiar o melhor tratamento”.

Carrasco dá algumas dicas que podem auxiliar a relaxar na hora de dormir como, por exemplo,

E destaca: “É importante procurar um especialista para diagnosticar a causa dos distúrbios do sono e tratá-lo o quanto antes, pois uma boa noite de sono pode ser melhor do que qualquer remédio”.

AGÊNCIA MANGA LTDA – ME

Celso Ganev Alonso
E-mail: celso@agenciamanga.com.br
Fone: (13) 33018343

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria