Dia Mundial de Combate ao Câncer: 8 de abril

Conheça algumas causas da doença e previna-se

cancerdia01No dia 8 de abril acontece o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o crescimento dos índices da doença, que, segundo o INCA e a OMS (Instituto Nacional do Câncer e Organização Mundial da Saúde), vem crescendo continuamente nas duas últimas décadas. Só para este ano foram estimados 576 mil novos casos no Brasil, o que faz do câncer a segunda causa de morte (atrás apenas das doenças cardiovasculares).

A Organização Mundial da Saúde alerta que pode-se reduzir 25% de mortes por câncer até 2025, caso as medidas de prevenção universalmente tomadas alcancem a eficácia esperada. Atualmente 7,6 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência da doença, sendo que dessas, 4 milhões são consideradas mortes prematuras.

Também chamado de neoplasia maligna, o câncer é um conjunto de mais de cem doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado das células, que se dividem muito rapidamente e possuem a capacidade de invadir outros órgãos (metástases). O câncer tem causas variadas, sendo impossível atribuir um único fator como responsável pelo seu surgimento. Assim, tanto as características individuais quanto os hábitos de vida do indivíduo participam de forma sinérgica na formação do câncer.

Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) informam que cerca de 80% a 90% de todos os casos de câncer estão associados a fatores externos, sendo alguns deles bem conhecidos. O oncologista clínico Dr. Elge Werneck Jr, detalha desses fatores e a melhor forma de prevenção.Alguns fatores de risco são os causadores de alguns tipos de tumores malignos, sendo o principal fator o tabagismo, seguido de consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade. Diante disso, a melhor forma de se prevenir do câncer é parar de fumar, ter uma alimentação saudável com maior consumo de frutas, verduras, legumes e cereais, diminuir o consumo de alimentos gordurosos, evitar ou diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas regularmente, evitar a exposição prolongada ao sol, realizar exames regulares, pois isso ajuda na detecção precoce de um eventual câncer, além de se informar sempre“, conclui.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é marcado por campanhas e ações para concentrar o maior número de informações possíveis que possam ajudar a população a se prevenir e reduzir o número de mortes causadas pela doença. E com o apoio de instituições governamentais e não governamentais, busca reduzir o impacto regional e global da doença.

Aline Felix – Assessoria de Imprensa

ALINE DANIELLE SILVA FELIX 32795888807
Aline Félix
E-mail: aline.felix@terra.com.br
Fone: (11) 41385620

Tags:

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria