Dica: Pesadelos podem ser pistas para doenças

Pessoas que têm pesadelos correm mais riscos de sofrer doenças neurológicas,
como demência e mal de Parkinson

insonia01Sonhos aterrorizantes fazem parte da natureza humana. Quem nunca teve um pesadelo pelo menos uma vez na vida? Porém, é preciso ficar atento. Pessoas que gritam e chutam durante o sono correm mais riscos de sofrer doenças neurológicas, como demência e mal de Parkinson.

Pesquisa realizada pelo Hospital Clínico de Barcelona, na Espanha, acompanhou por dois anos e meio as imagens neurológicas de 43 pacientes que enfrentam problemas para dormir. Os distúrbios identificados pelos cientistas foram pesadelos, gritos e choros. Desses pacientes, oito deles desenvolveram algum tipo de doença neurológica: cinco tiveram mal de Parkinson, dois sofreram demência e um desenvolveu atrofia multissistêmica.

De acordo com Carolina Carmona, fisioterapeuta e especialista em medicina do sono da Duoflex, diversas são as causas dos pesadelos, mas os sonhos ruins só serão diagnosticados como uma espécie de transtorno se causarem problemas para a pessoa, ou caso ela não consiga descansar por causa deles.Dentre os fatores que podem ocasionar os pesadelos estão o estresse, ansiedade, eventos traumáticos, privação de sono, medicamentos, abuso de sustâncias, entre outros”, explica.

Carolina ressalta que os pesadelos são comuns e, quando ocasionais, não há com o que se preocupar. Porém, quando ocorrem de maneira frequente e atrapalham a qualidade do sono, recomenda-se procurar um médico. “Pesadelos ocasionais não são motivo de preocupação, mas caso eles sejam contínuos, impossibilitando o descanso ou atrapalhando nos afazeres diurnos, é necessário procurar auxílio médico. Vale ressaltar que não existe uma técnica certeira para evitar pesadelos. O que é possível fazer para tentar preveni-los ou reduzir sua frequência, é manter uma vida tranquila e saudável – com boa alimentação, atividade física e sono regrado. Ainda assim, eles podem aparecer de vez em quando”, comenta a especialista que ainda nos dá mais algumas dicas simples que podem ajudar a manter a qualidade do sono:

Sobre a Duoflex

Empresa 100% nacional, a Duoflex está presente há 25 anos no mercado, totalmente focada na produção de travesseiros de alta tecnologia, voltados para a saúde do sono. Lançou com exclusividade no Brasil a espuma especial viscoelástica NASA, além de ter sido a primeira empresa da América do Sul a fabricar travesseiros Natural Látex e a única a produzir os travesseiros de Altura Regulável. Recentemente colocou no mercado os travesseiros Gelflex e Nasalátex, reforçado sua imagem como empresa inovadora. Site: www.duoflex.com.br

Dezoito
RÁI COMUNICAÇÃO & MARKETING

Natalia Galluzzi
E-mail: natalia.galluzzi@dezoitocom.com.br
Fone: (11) 36744400

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria