10 dicas para o design perfeito

Marcelo Pasqua é um artista que desenvolve personagens, cenários e grafismos para publicidade,
cinema e moda desde 2006.

3dComo parte do seu processo criativo, ele utiliza tecnologias e ferramentas digitais proporcionadas pelos equipamentos da japonesa Wacom, líder mundial na fabricação de canetas e mesas digitalizadoras, além de displays interativos.

Formado pelo Instituto Europeo di Design (São Paulo) e pela Florence Academy of Art (Firenze, Itália), Pasqua desenvolveu suas técnicas principalmente baseadas na arte clássica. Esta experiência inicial lhe permitiu aliar o tradicional aos novos métodos digitais para o mundo da criatividade.

Atualmente, o artista explora a impressão 3D como forma de materializar suas criações digitais e diz quea tecnologia das mesas digitalizadoras é imprescindível, em especial, pela sensibilidade à pressão que permite trabalhar cada detalhe das construções em três dimensões”. A seguir, veja 10 dicas oferecidas pelo artista para quem quer aprimorar a sua criação digital.

  1. Pense no conceito. Antes de começar qualquer projeto é importante fazer uma pesquisa e escrever uma ideia central, algo que sirva de guia e ajude a criar uma história.
  2. Estude o tema. Faça pesquisas a partir das referências iniciais. Não acredito em usar apenas uma, pois assim seria uma cópia. Como diria o trecho do livro ‘Roube como um artista’, de Austin Kleon, “o que um bom artista entende é que nada vem do nada. Todo trabalho criativo é construído sobre o que veio antes. Nada é totalmente original“. Cópia é diferente de apropriação, se aproprie de coisas boas.
  3. Olhe ao seu redor. O que quer que seja que você esteja fazendo, estude a anatomia ou a funcionalidade do objeto ou escultura. As referências de corpo humano ou animal são muito úteis para criar qualquer tipo de objeto. Nada melhor do que a natureza para nos ensinar formas.
  4. Pense no gesto da sua peça, qual a posição dela e o que esse personagem está fazendo, tudo isso são formas de narrativa para o olhar do espectador.
  5. Pense em processos de criação para seu objeto, pesquise se existem maneiras que facilitem a criação da sua peça. Isso é eficiência, pois ao achar as ferramentas certas você agiliza o processo e faz uma obra melhor.
  6. Você cria algo para ser visto. Pense no observador, descanse, veja e reveja sua peça. Um bom conselho seria colocar o objeto de frente para um espelho e visualizá-la com sua imagem invertida assim, pode ter uma visão fresca e prever erros simples, que você possa ter cometido por estar viciado com as formas.
  7. Deixe os detalhes por último, o mais importante é a silhueta. Durante o processo de criação se você detalha muito, é facil se perder neles e esquecer de ver a forma como um todo. A primeira impressão de qualquer pessoa que veja sua peça vai ser a partir da forma geral que você criou. Pensei nesta fórmula: Silhueta – Gesto – Proporções – Detalhes.
  8. Não se apegue ao seu projeto, se precisar começar de novo vá em frente!
  9. Apresentação. Ao ter sua peça finalizada, pense em como você gostaria de apresentá-la.
  10. Faça propaganda da sua peça. Faça uma boa foto, crie um texto ou um video do processo de criação. O processo se torna tão importante quanto a peça final.

Boa viagem!

Para conhecer os detalhes e obras do artista, saber mais sobre como a Wacom tem apoiado iniciativas em favor de um mundo criativo e mais informações entre em contato com a Edelman Significa.

Sobre a Wacom

Fundada no Japão em 1983, a Wacom é uma companhia global com escritórios em todo o mundo que suportam a distribuição e vendas em mais de 150 países. Por mais de 30 anos, a Wacom tem trabalhado com as mais criativas pessoas e organizações para inspirar e equipar estes públicos e fazer do mundo, um lugar mais criativo. Os produtos da Wacom têm sido usados por consumidores leais para criar alguns dos conteúdos mais emocionantes relacionados à arte digital, filmes, efeitos especiais, moda e designers de produtos. Além disso, os produtos desempenham também um papel significativo em tornar a tecnologia acessível de uma forma natural e intuitiva por meio de mesas digitalizadoras, tablets, canetas digitais, displays interativos, soluções de interface digital e eDocument. Assim, oferecem a possibilidade dos usuários de todo o mundo expressarem sua criatividade digitalmente, sejam eles artistas, executivos ou toda e qualquer pessoa que aprecie a criatividade.

EdelmanSignifica

EDELMAN PUB.REL. WORLDWIDE DO BRASIL S/A
Marina Fagali
E-mail: Marina.Fagali@edelmansignifica.com
Fone: (11) 30603357

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria