O beijo e o aparelho ortodôntico

No mês dos namorados, ganhar presente é legal, mas, estar com o hálito saudável e sem aftas é fundamental.

ortodonticoO uso do aparelho fixo, por apresentar fios e pontas, pode machucar os lábios e a língua, além de dificultar a correta escovação e o uso do fio dental. Para sanar essas dificuldades, a técnica baseada no aparelho removível praticamente invisível tem sido muito indicada por cirurgiões-dentistas por facilitar a higiene bucal, permitindo que o casal possa concentrar suas energias no contato labial sem desviar a atenção por causa de dor das aftas ou com mau hálito, comuns no aparelho convencional.

Um levantamento epidemiológico realizado no Brasil,com 1600 pessoas mostrou que,quase 40% apresenta mau hálito segundo a ABPO (Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais)*. No caso dos jovens e adultos que usam o aparelho convencional, muitas vezes, este mau hálito se dá pela dificuldade em realizar a higiene bucal. Isso sem contar as feridas nos lábios, os dentes mal cuidados e o sangramento gengival (gengivite) causado pela presença de bráquetes e fios.

Embora o aparelho convencional traga dificuldades e lembranças não muito positivas, como: desconforto com aftas, o mau hálito, “estar preso” com as peças coladas nos dentes durante anos, a dificuldade de escovar os dentes e usar o fio dental especial, e, não menos importante, o fato do aparelho ser incompatível com o sorriso e o estilo de vida da maioria dos adultos; muitos pacientes e até alguns cirurgiões-dentistas são resistentes quanto a este tipo de tratamento ortodôntico, com alinhadores removíveis invisíveis – muitas vezes por desconhecimento da técnica ou pelo “medo” do novo.

Felizmente, a técnica dos aparelhos praticamente invisíveis surgiu como alternativa aos aparelhos ortodônticos convencionais pois, o alinhador removível é higiênico e prático, já que permite ser removido para comer, usar a escova de dente e fio dental convencionais, além do conforto de ser completamente liso, sem pontas e sem fios. Com essa técnica, o alinhamento acontece sem que praticamente ninguém perceba que o paciente está sob tratamento ortodôntico. Essetipo de aparelho é muito utilizado por artistas, esportistas e empresários.

* http://www2.uol.com.br/vyaestelar/vidasaudavel_mau_halito.htm

***Artigo escrito pelo cirurgião-dentistaDr. Alberto dos Reis Condé Júnior (CROGO 6411). Com 15 anos de experiência clínica em Ortodontia, graduado pela Universidade Federal de Goiás, Dr. Alberto dos Reis Condé Júnior é especialista em Ortodontia pela USP e trabalha com as técnicas ortodônticas: Alinhadores Invisíveis (Aparelho Invisalign®) e Lingual. http://www.aparelhoinvisivelgoiania.com.br

Flávia Peralta

Goiânia
Av.T-63, 1296 – sala 604 – Ed. New World
Cep 74230-100 – Goiânia/GO
62 3609-3697
62 8180-7273
11 97197-1869

São Paulo
Rua Jequitaí, 43
Cep 04083-020 – São Paulo/SP
55 11 3085 6583
55 11 3083 2672

Rio de Janeiro
Praia do Botafogo, 501, Torre Pão de Açúcar, 1º andar
Cep 22250-040 – Rio de Janeiro/RJ
(21) 7254-4244
www.flotereschauff.com.br

FLÖTER&SCHAUFF ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Flávia Peralta
E-mail: fsgoiania@flotereschauff.com.br
Fone: (62) 36093697

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria