Comportamento psicológico na perda de peso

Por Sidneia Freitas*

Você já parou para pensar na influência que o seu estado psicológico
tem no processo de eliminação de peso?

lipo05De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente mais de 52% dos brasileiros estão com excesso de peso. Este índice cresceu aproximadamente 10% em apenas 9 anos.

Os desdobramentos do dia a dia levam o ser humano a comer por questões emocionais, como por exemplo, tensão, ansiedade, tristezas, solidão, aborrecimento e consequentemente a comida é colocada no lugar de alívio e funciona como uma compensação por esses momentos angustiantes da vida.

Muitas pessoas não sabem, mas o componente psicológico é um dos mais importantes no processo de reeducação alimentar e perda de peso. É preciso desvincular a comida como algo que preenche uma condição emocional, trabalhar o autoconhecimento, comprometimento, aceitação, flexibilidade e motivação para a mudança.

Esta mudança de estilo de vida implica, no primeiro momento, na restrição de alguns alimentos e a sensação de privação pode gerar uma ansiedade exagerada que também atrapalha de forma significativa o emagrecimento.

As questões da ansiedade e descontrole na alimentação podem ser um indicativo para algum tipo de transtorno alimentar, ou seja, se a pessoa só sente prazer por meio de um alimento, possui dificuldades de lidar com restrições ou apresenta quadros de desequilíbrio emocional no período de tratamento de reeducação alimentar, é importante que busque um médico para diagnóstico.

O acompanhamento especializado pode ajudar em todo o processo, principalmente a organizar as questões emocionais e elaborar técnicas para lidar com os pensamentos compulsivos e sabotadores.

Veja algumas dicas de como tornar o psicológico aliado do emagrecimento:

Unir o contexto emocional com os aspectos físico é um desafio
que pode trazer muitos benefícios para a vida como um todo.

Desafie-se!

*Sidneia Freitas

é psicóloga, neuropsicóloga e idealizadora do Programa Mente Leve Corpo Leve da Clínica Sintropia

HUG COMUNICAÇÃO CORPORATIVO

Thamiris Rezende
E-mail: thamiris.rezende@hugcomunicacao.com
Fone: (011) 27584547

Tags:,

1 comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria