O Pilates fortalecendo a musculatura e a respiração?

Equipe de Fisioterapeutas ministram aulas gratuitas na Mooca

pilates02O Pilates está ganhando cada vez mais adeptos entre os brasileiros, a prática está invadindo academias e estúdios das grandes cidades e se tornando a menina dos olhos de quem busca condicionamento físico e saúde. Segundo a equipe de fisioterapeutas responsáveis pela prática do Pilates no Hospital e Maternidade São Cristóvão Milena Marolato Ventura, Renato Sbano Coelho e Fernanda Barca da Costa Basile, ele foi criado durante a Primeira Guerra Mundial pelo alemão Joseph Pilates e não se concentrava apenas em exercícios padronizados, para cada um que aplicava a técnica, Pilates alterava o plano de exercícios, após sua morte o método sofreu influências do Yoga, artes marciais e de técnicas de meditação.

Nas aulas trabalhamos a versatilidade a variedade dos movimentos, além do fortalecimento da musculatura que estabiliza a coluna, assim buscamos melhorar a tonificação e a flexibilidade”, ressaltam as profissionais.

Milena Ventura explica, “O Pilates é um exercício físico e também de alongamento, em que utilizamos o peso do próprio corpo para executar os movimentos. Todo esse trabalho de alongamento ajuda a fortalecer a musculatura o que faz a técnica se tornar a queridinha de quem não gosta muito de academia, caminhadas e corridas”.

O fisioterapeuta Renato Coelho ressalta,A prática frequente proporciona o fortalecimento do corpo de forma integrada, o que ajuda a melhorar a respiração e ainda desenvolve uma consciência corporal e a coordenação motora, principalmente para pessoas da terceira idade”. A primeira vista o método pode parecer um tipo de exercício leve e fácil, mas todos os movimentos dependem de muito esforço. Segundo a fisioterapeuta Fernanda Barca da Costa Basile, “Em um treino básico para iniciantes com uma intensidade baixa o aluno pode queimar cerca de 210 calorias por hora, podendo chegar até 450 dependendo de cada organismo”.

O Pilates é indicado para todos, sem contraindicações, a não ser as restrições de ordem médica, desde atletas a pessoas sedentárias e idosos. A prática é oferecida gratuitamente pelo Hospital e Maternidade São Cristóvão no Parque Sabesp Mooca todas as segundas-feiras, às 17h e todas as quartas e sextas-feiras às 7h30. As aulas são ministradas pela equipe do São Cristóvão Saúde formada pelos fisioterapeutas Milena Marolato Ventura, Renato Sbano Coelho e Fernanda Barca da Costa Basile.

Parque Sabesp Mooca – Radialista Fiori Gigliotti

Av. Paes de Barros, 2.107, Mooca – São Paulo, SP
Quando: Segunda-feira às 17h30, Quarta e Sexta-feira às 7h30.
Inscrições: Segunda a Sexta das 8h às 17h na administração do parque.

O Grupo São Cristóvão,

é referência na Zona Leste de São Paulo. Atualmente, sob a gestão do Eng.º Valdir Pereira Ventura, a Instituição criada em 1911, inicialmente, para a defesa dos direitos dos motoristas de praça, passou por diversas transformações em seus 103 anos de existência, contando com 1.500 colaboradores e, aproximadamente, 1000 médicos. Com suas cinco unidades de negócio em constante ampliação – Hospital e Maternidade São Cristóvão, Plano de Saúde São Cristóvão Saúde, Unidades Ambulatoriais, Filantropia e o Hotel Recanto São Cristóvão, em Campos do Jordão – o Grupo São Cristóvão é responsável por 102 mil vidas, apresentando significativo crescimento de beneficiários nos dois últimos anos.

Grupo Máquina – Comunicação Corporativa Integrada

MÁQUINA DA NOTÍCIA COMUNICAÇÃO LTDA

Heverton Silva
E-mail: heverton.silva@grupomaquina.com
Fone: (11) 31477262

Tags:

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria