Os preenchedores e seus riscos à saúde

Médico alerta sobre os cuidados com o hidrogel e outros preenchedores
que estão sendo utilizados em grande escala.

Dr. José Neder Netto é Cirurgião Plástico e Membro Associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica alerta sobre os cuidados com o hidrogel e outros preenchedores.

Hidrogel

acido01O hidrogel de poliamida (plástico), vendido no Brasil com o nome comercial de Aqualift, trata-se de uma substância composta por 98% de água e 2% de poliamida, uma molécula sintética, absorvível que fica no organismo por um período que vai de 1,5 a 2 anos, dependendo do local onde foi injetado e das características do paciente.

O previsto é que, depois desse tempo, o produto seja absorvido pelo próprio organismo e, caso o paciente queira queira aumentar o volume, é necessário fazer uma nova aplicação, o produto só é indicado em situações muito específicas e em pequenas quantidades afirma o Dr. José Neder Neto.

Seu custo é bem alto e não há estudos suficientes que garantam a segurança da técnica em longo prazo, por isso é necessário ter cautela na aplicação.

PMMA

Já o PMMA (polimetil-metacrilato) é um preenchedor definitivo à base de material acrílico (plástico), portanto não é indicado para grandes aplicações e trata-se de procedimento permanente. Este produto pode mudar de lugar, levando a deformações, além de provocar degeneração nas células do organismo.

O PMMA tem um custo bem menor que o hidrogel, facilitando assim o uso irregular por pessoas que não são médicas e nem têm habilitação para esse tipo de procedimento.

A lista de contraindicações é extensa e inclui pacientes com doenças inflamatórias ou infecciosas agudas e crônicas, doenças do tecido celular cutâneo e subcutâneo na área de aplicação ou problemas nos vasos sanguíneos no local da injeção, entre outras.

Cada vez mais os preenchedores são utilizados, mas deve-se tomar muito cuidado com o produto escolhido, pois pode haver possíveis complicações e até permanentes.

Outras técnicas como implante de silicone ou lipoescultura são mais indicadas para quem quer aumentar os glúteos, por serem consagradas e seguras se realizadas por profissionais bem preparados (Cirurgião Plástico- Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), deste modo, o risco de complicações é menor.

Ácido Hialurônico

Outro preenchedor que também tem sido comercializado é o Ácido Hialuronico, é indicado para pequenos volumes, reabsorvível e biocompatível.

Trata-se de uma substância produzida pelo organismo humano, que tem uma enorme capacidade de reter a água nas células cutâneas, garantindo hidratação, o que a mantém lisa, elástica e bem hidratada, além disso, ela estimula a proliferação de células e de colágeno, favorecendo o rejuvenescimento.

Com o tempo a produção de AH no organismo diminui, comprometendo a hidratação dos tecidos e a sustentação da pele, o que favorece o aparecimento de rugas e ressecamento.

Surge então o ácido hialurônico sintético que é idêntico ao produzido pelo nosso corpo e vem sendo amplamente utilizado nos consultórios médicos para tratamento de rugas, vincos, lábios, sulco naso-labial, perda de volume facial, entre outros.

Assim como os demais preenchedores é importante que para efetuar este procedimento o paciente procure sempre por profissionais sérios, competentes e bem preparados como um cirurgião plástico- Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) ou dermatologista, para que um preenchimento não lhe traga riscos a sua saúde.

Dr. José Neder Netto

é Cirurgião Plástico e Membro Associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. CRM-SP 120985

Valle da Midia

Okabe & Valle – Publicidade Ltda
Christian Valle
E-mail: christianvalle@terra.com.br
Fone: (11) 99046632

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria