Os efeitos da ansiedade sobre a pressão arterial

Diversos estudos apontam que existem relações diretas e acentuadas
entre os níveis de ansiedade e a hipertensão

ansiedade03No mundo moderno, a ansiedade é um sentimento cada vez mais presente na vida de todos nós. Ela pode ser causada por inúmeros fatores, desde o estresse devido ao excesso de trabalho, até doenças, dietas inadequadas, má qualidade do sono, problemas emocionais ou familiares, entre outros. Em momentos de pressão, ela é potencializada e, em casos específicos, pode desencadear impactos bastante negativos na saúde do indivíduo.

Segundo o gerente médico da unidade MIP Aché, Carlos Eduardo Zenni Travassos, quando a ansiedade é leve e passageira, o ideal é realizar ajustes na rotina, incluindo a prática regular de atividades físicas, hábitos alimentares adequados e boas noites de sono, por exemplo.Porém, quando o estado ansioso se torna crescente e contínuo, pode levar a picos de pressão arterial, o que pode ser bastante perigoso para a saúde”.

Especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal de Ouro Preto e da Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), realizaram uma revisão bibliográfica sobre a influência dos fatores emocionais e a pressão arterial. No estudo foram apresentados os efeitos da ansiedade, da felicidade e da raiva em pacientes que sofriam de pressão arterial limítrofe, ou seja, a pressão ligeiramente superior a 140/90 mmHg e mais baixas em alguns momentos. Concluiu-se, a partir das relações pesquisadas, que os três estados emocionais elevam a pressão arterial, encontrando-se forte associação entre a intensidade da ansiedade e a pressão arterial diastólica (a que possui o menor valor durante a aferição de pressão arterial).

O estudo também aponta que em situações de ansiedade, o cérebro prepara o corpo para a ação como forma de resposta, elevando a pressão arterial, a frequência cardíaca e a respiração, logo, existe uma ligação entre as emoções e o sistema cardiovascular.

Pode-se compreender, portanto, que pessoas ansiosas têm maior risco de sofrer com picos de pressão arterial, por isso, é necessário se atentar às exposições diárias de estresse e tensão, seja no ambiente profissional ou pessoal, a fim de evitar a evolução da ansiedade para níveis alarmantes. “Vivemos em uma sociedade extremamente estressada, as exigências de desempenho, a competitividade e as escolhas pessoais e profissionais têm peso enorme e caminham paralelas aos fatores emocionais. Por isso é essencial dar atenção a certos tipos de emoções para evitar que a ansiedade se torne um problema que atrapalhe o cotidiano”.

Nestes casos avançados ou preocupantes, o indicado é buscar ajuda médica e tratamento especializado, mas quando se tratar de quadros de ansiedade menos preocupantes ou iniciais, se recomenda o uso de medicamentos fitoterápicos, como os que contêm Passiflora incarnata L., pois são calmantes, sedativos e ansiolíticos, auxiliando na ansiedade, irritação e no estresse do dia-a-dia, sinaliza.

Sobre o Sintocalmy

Produzido à base de Passiflora incarnat L., que contém propriedades sedativas e ansiolíticas, Sintocalmy é um fitoterápico indicado para o tratamento de ansiedade, irritação, agitação nervosa e insônia. O medicamento é disponibilizado em gotas e comprimidos e é isento de prescrição médica.
www.facebook.com/noseutempo

Sobre o Aché Laboratórios

O Aché é uma empresa 100% brasileira, com quase 50 anos de atuação no mercado farmacêutico. Conta com três complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Anápolis (GO). São mais de quatro mil colaboradores e uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do segmento no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais de saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio diversificado com 303 marcas em 747 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar também nos segmentos de dermatologia e nutracêuticos. Ao todo, são 130 classes terapêuticas e mais de 20 especialidades médicas atendidas. Recentemente, com a criação da Bionovis, passou a atuar em biotecnologia. No mercado internacional, exporta para 12 países das Américas e África. Em 2014, a companhia foi eleita a melhor empresa do setor farmacêutico pela revista Exame, na premiação Melhores &  Maiores.
www.ache.com.br
www.facebook.com/achelaboratorios

Stefane Braga

Assessora de Imprensa
stefane.braga@dezoitocom.com.br I www.dezoitocom.com.br
Tel: (11) 3674-4400 Ramal: 4601 Tel Direto: (11) 3674-4419
Cel: 11 98138-5702

Tags:,

1 comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria