7 mitos e verdades sobre a saúde dos cabelos

Técnica em tricologia explica que a maioria das pessoas lavam o cabelo de forma errada,
o que prejudica a higiene e bem estar do couro cabeludo

calvicie02_2014Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o cabelo deve ser lavado todos os dias. A informação é da técnica em tricologia, Sônia Mesquita, que trata pessoas com problemas no couro cabeludo e calvície.Com cuidados simples e básicos, as pessoas podem ter uma boa saúde capilar, desde que sigam orientações e mantenham uma rotina diária de limpeza”, explica a terapeuta capilar, que é proprietária de dois espaços que levam seu nome.

Confira alguns mitos e verdades sobre a saúde dos cabelos:

  1. Cabelo não pode lavado todo dia. MITO. Muitas pessoas não lavam todos os dias o cabelo, pois há um mito de que o couro cabeludo demora mais de 24 horas para secar. Na verdade, o couro da cabeça é igual a nossa pele, assim que é molhado, ele seca rapidamente. Quanto mais tempo ficar sem lavar a cabeça, mais fungos e bactérias se acumularão, o que poderá causar não só seborreia, mas calvície.
  2. Não existe cabelo oleoso. VERDADE. O que existe é cabelo com placa de gordura, por isso a necessidade de se lavar os cabelos todos os dias com água mineral e shampoo sem fluídos químicos.
  3. Só pessoas idosas ficam careca. MITO. O fator de predisposição da calvície não é a idade, mas sim estresse, poluição, noite mal dormida e má alimentação.
  4. Produtos fitoterápicos e orgânicos são os indicados para a lavagem dos cabelos. VERDADE. Por não ter química, o couro cabeludo e, consequentemente, os fios que são o reflexo da saúde deste, absorvem melhor os componentes, eliminando os fungos que atacam as fibras capilares e prejudicam a oxigenação e circulação sanguínea.
  5. Utilizar o shampoo duas vezes na mesma assepsia é suficiente. MITO. É necessário passar de três a quatro mãos de shampoo no cabelo, em pequenas quantidades para remoção completa da poluição, metais pesados, suor, odor que alimentam as bactérias e ácaros que causam doenças. Reforçando que não é a quantidade, mas sim a qualidade da lavagem que irá garantir saúde aos cabelos.
  6. Doenças capilares atingem só mulheres. MITO. Calvície, seborreia, caspa, dermatite e outras doenças capilares atingem homens e mulheres em todo o mundo. No Brasil, estima-se que há cerca de 40 milhões de pessoas carecas.
  7. Alimentação influencia na calvície. VERDADE. A influência é agravada pelo grande aporte de radicais livres nos alimentos, quantidade de gorduras saturadas (que aumentam o teor de gordura no couro cabeludo) e pela diminuição de substâncias que auxiliam no combate aos parasitas do couro cabeludo, como o esqualeno (composto orgânico produzido pelo corpo).

Tratamento:

Para auxiliar os clientes com patologias que influenciam na queda de cabelo e calvície, Sônia Mesquita desenvolveu o Método Recuperador Capilar (MRC) -procedimento não cirúrgico que trata patologias do couro cabeludo. No Brasil, estima-se que há cerca de 40 milhões de pessoas carecas. O MRC reduz gradativamente a hiperfunção das glândulas sebáceas e sudoríparas, diminuindo a proliferação microbiana ao estabelecer um controle da oleosidade capilar e atender e respeitar as características e necessidades de cada caso.

Os produtos oferecidos para o procedimento são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e estão disponíveis para compra nas lojas e pelo site
Espaço Sônia Mesquita

Sônia Mesquita,

técnica em tricologia e especialista em tratamento capilar, prevenção e fim da calvície, desenvolveu tratamentos e terapias capilares por meio de procedimentos não cirúrgicos, promovendo a saúde dos cabelos e couro cabeludo. A especialista, que é de Fortaleza (CE), abriu o próprio negócio na cidade e devido à grande aceitação do público, ampliou a rede que leva seu nome à São Paulo, atualmente com três lojas nas duas cidades. Para mais informações: http://www.soniamesquita.com.br/

RS Press

SÔNIA REGINA MARTINS DE SOUZA – EPP

Aline Santos
E-mail: alinesantos@rspress.com.br
Fone: (11) 38756296

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria