5 dicas para lidar com os sentimentos

Divertida Mente aborda inteligência emocional: aprenda 5 dicas para lidar com os sentimentos
O filme mostra os conflitos internos entre as emoções de uma pré-adolescente.
O Grupo Kronberg dá cinco dicas de como lidar com as emoções

raivaLançado no mês de junho, o filme Divertida Mente, da Pixar e da Disney, retrata os conflitos psicológicos de uma garota pré-adolescente. Na produção, as emoções têm vida e são as personagens Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza, que tentam manter o equilíbrio para que a vida da jovem se mantenha estável.

De acordo com Carlos Aldan, CEO do Grupo Kronberg – empresa especialista em liderança e profissionais da linha de frente, assessment e coaching –, o filme ilustra de forma didática e lúdica a inteligência emocional (IE), pois, assim como na vida real, as emoções da protagonista têm um papel fundamental e dão equilíbrio à sua vida. “Quando há um problema e a personagem perde o equilíbrio de duas das emoções (alegria e tristeza), todas as outras se desestabilizam, gerando desafios para a garota”, explica.

Para Aldan, deve existir uma maior sensibilidade ao se relacionar com os outros e saber lidar com situações de desconforto para não prejudicar a imagem e o desempenho dos relacionamentos interpessoais. “Algumas técnicas podem ser utilizadas para aperfeiçoar a inteligência emocional do indivíduo e adquirir um grau maior de autoconhecimento é o primeiro passo para o desenvolvimento da IE. O próximo passo é desenvolver o autocontrole e a autodeterminação, para conseguir lidar com as emoções geradas no cotidiano. O último passo é a criação de uma visão de futuro e propósito para conseguir conectar seus sentimentos e de outras pessoas com suas ações.”, explica Aldan.

Agir por impulso ou no calor do momento pode acarretar implicações negativas, por isso é essencial utilizar a Inteligência Emocional ao lidar com sentimentos, segundo o CEO.

Aldan dá cinco dicas sobre como gerir as emoções
e otimizar ações por meio da inteligência emocional:

  1. Saber quais são as emoções mais frequentes do dia a dia. As pessoas são acometidas todo o tempo por sentimentos e emoções. É importante saber nomear essas emoções e os motivos pelos quais elas afloraram para melhorar o autoconhecimento.
  2. Reconhecer padrões. É preciso identificar reações iguais que ocorrem em situações parecidas, ou seja, reconhecer padrões emocionais, como e porque eles acontecem. No momento em que se cria um plano de ação para determinadas emoções e situações, a pessoa é capaz lidar com situações adversas de forma mais eficiente e menos traumática.
  3. Abrir-se ao lado positivo. A positividade e o otimismo são muito importantes para manter o equilíbrio e a condição de lidar de maneira eficaz com nosso dia a dia.
  4. Desenvolver a empatia. É fundamental reconhecer e vivenciar os sentimentos dos outros. As emoções das pessoas são informações importantes para entender e agir em determinadas situações e criar relacionamentos mais fortes.
  5. Ter uma meta nobre de vida. Trata-se de estabelecer uma conexão com um propósito maior de vida, uma visão de futuro, um legado a ser construído nos locais por onde passou, para as pessoas com quem conviveu. Assim, o ego fica de lado e experimenta-se maior serenidade. A ansiedade e o estresse ficam sob controle.

Grupo Kronberg

Há 12 anos no mercado brasileiro de capacitação profissional, o Grupo Kronberg já desenvolveu mais de 60 mil pessoas e realizou mais de 26 mil sessões de coaching. A empresa é pioneira na garantia de ROI (retorno sobre investimento) em suas soluçõescompletas. É líder de mercado nos programas de aumento de receita, alinhando engajamento emocional e desempenho de líderes e profissionais de linha de frente com as necessidades e expectativas de seus clientes internos e externos.
No portfólio de clientes da companhia, há grandes empresas, como Toyota, Odebrecht, HDI Seguros, Schahin, Sofitel, Jaguar Land Rover, Windsor Hotéis e GJP Hotéis & Resorts, entre outras.

RS Press

(11) 3875-6296
Nicolli Oliveira – nicollioliveira@rspress.com.br
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