5 dicas para lidar com os sentimentos

Divertida Mente aborda inteligência emocional: aprenda 5 dicas para lidar com os sentimentos
O filme mostra os conflitos internos entre as emoções de uma pré-adolescente.
O Grupo Kronberg dá cinco dicas de como lidar com as emoções

raivaLançado no mês de junho, o filme Divertida Mente, da Pixar e da Disney, retrata os conflitos psicológicos de uma garota pré-adolescente. Na produção, as emoções têm vida e são as personagens Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza, que tentam manter o equilíbrio para que a vida da jovem se mantenha estável.

De acordo com Carlos Aldan, CEO do Grupo Kronberg – empresa especialista em liderança e profissionais da linha de frente, assessment e coaching –, o filme ilustra de forma didática e lúdica a inteligência emocional (IE), pois, assim como na vida real, as emoções da protagonista têm um papel fundamental e dão equilíbrio à sua vida. “Quando há um problema e a personagem perde o equilíbrio de duas das emoções (alegria e tristeza), todas as outras se desestabilizam, gerando desafios para a garota”, explica.

Para Aldan, deve existir uma maior sensibilidade ao se relacionar com os outros e saber lidar com situações de desconforto para não prejudicar a imagem e o desempenho dos relacionamentos interpessoais. “Algumas técnicas podem ser utilizadas para aperfeiçoar a inteligência emocional do indivíduo e adquirir um grau maior de autoconhecimento é o primeiro passo para o desenvolvimento da IE. O próximo passo é desenvolver o autocontrole e a autodeterminação, para conseguir lidar com as emoções geradas no cotidiano. O último passo é a criação de uma visão de futuro e propósito para conseguir conectar seus sentimentos e de outras pessoas com suas ações.”, explica Aldan.

Agir por impulso ou no calor do momento pode acarretar implicações negativas, por isso é essencial utilizar a Inteligência Emocional ao lidar com sentimentos, segundo o CEO.

Aldan dá cinco dicas sobre como gerir as emoções
e otimizar ações por meio da inteligência emocional:

  1. Saber quais são as emoções mais frequentes do dia a dia. As pessoas são acometidas todo o tempo por sentimentos e emoções. É importante saber nomear essas emoções e os motivos pelos quais elas afloraram para melhorar o autoconhecimento.
  2. Reconhecer padrões. É preciso identificar reações iguais que ocorrem em situações parecidas, ou seja, reconhecer padrões emocionais, como e porque eles acontecem. No momento em que se cria um plano de ação para determinadas emoções e situações, a pessoa é capaz lidar com situações adversas de forma mais eficiente e menos traumática.
  3. Abrir-se ao lado positivo. A positividade e o otimismo são muito importantes para manter o equilíbrio e a condição de lidar de maneira eficaz com nosso dia a dia.
  4. Desenvolver a empatia. É fundamental reconhecer e vivenciar os sentimentos dos outros. As emoções das pessoas são informações importantes para entender e agir em determinadas situações e criar relacionamentos mais fortes.
  5. Ter uma meta nobre de vida. Trata-se de estabelecer uma conexão com um propósito maior de vida, uma visão de futuro, um legado a ser construído nos locais por onde passou, para as pessoas com quem conviveu. Assim, o ego fica de lado e experimenta-se maior serenidade. A ansiedade e o estresse ficam sob controle.

Grupo Kronberg

Há 12 anos no mercado brasileiro de capacitação profissional, o Grupo Kronberg já desenvolveu mais de 60 mil pessoas e realizou mais de 26 mil sessões de coaching. A empresa é pioneira na garantia de ROI (retorno sobre investimento) em suas soluçõescompletas. É líder de mercado nos programas de aumento de receita, alinhando engajamento emocional e desempenho de líderes e profissionais de linha de frente com as necessidades e expectativas de seus clientes internos e externos.
No portfólio de clientes da companhia, há grandes empresas, como Toyota, Odebrecht, HDI Seguros, Schahin, Sofitel, Jaguar Land Rover, Windsor Hotéis e GJP Hotéis & Resorts, entre outras.

RS Press

(11) 3875-6296
Nicolli Oliveira – nicollioliveira@rspress.com.br
Caroline Simões – carolinesimoes@rspress.com.br

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria