Popularmente conhecida como “pé de atleta“, a frieira é causada por fungos e leveduras e podem comprometer todos os espaços entre os dedos dos pés.
“Os fungos e leveduras são agentes que gostam de ambientes quentes, úmidos e com pouca iluminação; isto justifica o comprometimento das regiões interdigitais dos pés. A instalação desses agentes se torna mais frequente devido ao uso constante de calçados fechados e com meias“, comenta a Dra Rosana Lazzarini, professora de dermatologia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
O aparecimento deste mal não tem predominância por sexo ou idade, contudo o uso frequente de calçados, como tênis por crianças em período escolar, pode ajudar no surgimento do problema.
Os sintomas mais comuns da frieira são coceira, vermelhidão, descamação e rachaduras na pele. Para a Dra Rosana Lazzarini, é importante cuidar para que a micose não evolua. “Com a coceira constante, as fissuras podem facilitar a entrada de bactérias e causar quadros de celulites e erisipelas – infecções cutâneas. Estes quadros são graves, podendo ser necessária a internação hospitalar, principalmente quando acomete pacientes diabéticos ou idosos“, alerta.
Para tratar o problema de pele, é importante obter um diagnóstico correto através de exames clínicos e micológicos. Após a confirmação, é indicado o uso de antifúngicos tópicos ou sistêmicos, dependendo do caso.
A acadêmica acredita que o tratamento deve associar os medicamentos aos cuidados locais, pois a erradicação do fungo não é fácil. Por isso, também são recomendadas algumas medidas:
FRANPRESS PREST. SERVIÇOS S/C LTDA.
Caroline Portes
E-mail: caroline@franpress.com.br
Fone: (11) 30644575
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL