Dica: 5 mandamentos para prevenir gripes e resfriados

Realizar a lavagem nasal diariamente e evitar levar às mãos ao rosto após o contato
com superfícies de locais públicos, são medidas que ajudam a prevenir gripes e resfriados

gripe02Ser acometido por uma gripe ou resfriado é algo que pode acontecer com qualquer pessoa e em qualquer estação do ano. Porém, no outono e no inverno as incidências são mais frequentes devido à queda de temperatura e ao ar seco. Além disso, o fato das pessoas permanecerem por longos períodos em ambientes fechados também favorece a transmissão destas doenças.

De acordo com a gerente médica da unidade MIP Aché, Dra. Talita Poli Biason, o clima mais frio, associado à baixa umidade do ar, afeta as mucosas do aparelho respiratório, provocando o ressecamento das mesmas.A hidratação adequada da mucosa nasal é importante para as defesas naturais do nariz. O ar seco e frio do inverno, eleva as chances de infecções respiratórias, como gripes e resfriados”, esclarece.

Ambas as doenças podem ser transmitidas por meio do contato direto entre as pessoas. Ou seja, por meio das gotículas de saliva que são expelidas ao falar, tossir ou espirrar.Portanto, evite ao máximo permanecer por muito tempo em locais fechados ou que apresentem aglomeração excessiva de pessoas. Nestas condições, a transmissão dos vírus da gripe e resfriados ocorre com maior facilidade”, orienta Dra. Talita.

PREVINA-SE!

Algumas medidas são importantes para evitar infecções respiratórias. Confira os 5 mandamentos para a prevenção de gripes e resfriados, sugeridos pela gerente médica da unidade MIP Aché:

1. Lave as mãos com regularidade:

Higienizar as mãos com água e sabão é uma medida importante para evitar a contaminação pelo vírus da gripe ou do resfriado. “Evite também coçar os olhos ou levar as mãos à boca e ao nariz após tocar em superfícies de locais públicos ou após um simples aperto de mãos”, alerta a médica.

2. Mantenha o ambiente de convivência limpo:

Faça a limpeza de todas as superfícies da casa ou do ambiente de trabalho regularmente, evitando assim a disseminação de microrganismos. Para isso, uma solução simples de água e sabão é suficiente.

3. Cuide do cardápio

Seguir uma dieta balanceada no dia a dia auxilia na manutenção do equilíbrio do organismo. As frutas e verduras são, em geral, ricas em vitaminas que ajudam o sistema imunológico a exercer sua função.

4. Beba bastante líquido

A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é o consumo de, no mínimo, 2 litros de água diariamente. O hábito ajuda a manter o corpo hidratado e evita o aparecimento de doenças em geral.

5. Cuide da limpeza nasal

Faça a lavagem nasal todos os dias. Essa medida é importante, pois proporciona a remoção do excesso de muco, de “irritantes” e microrganismos, favorecendo a defesa natural da mucosa do nariz. Para isso, utilize uma solução nasal de cloreto de sódio 0,9%, com ação fluidificante e descongestionante das secreções nasais. Vale ressaltar que a lavagem nasal não tem restrição de idade e pode ser feita regularmente.

Se o paciente já se encontra resfriado, recomenda-se repouso, intensificação da lavagem nasal com solução salina e procurar um médico, se necessário. Em alguns casos, os medicamentos contendo associações de anti-histamínicos e descongestionantes sistêmicos, como omaleato de bronfeniramina com cloridrato de fenilefrina, auxiliam na redução dos sintomas.

Sobre o Decongex Plus

Decongex Plus é indicado para o alívio sintomático de quadros clínicos relacionados às infecções das vias aéreas superiores e das manifestações alérgicas do sistema respiratório. Resfriado comum, gripes, rinossinusites de origem alérgica ou infecciosa, alergias sazonais, sinusite e rinite, rinorréia, espirros, entre outros sintomas podem ser tratados com o uso do medicamento, que associa descongestionante nasal de uso sistêmico (cloridrato de fenilefrina) com anti-histamínico (maleato de bronfeniramina). Decongex Plus é disponibilizado em solução oral (gotas), xarope e comprimidos.
www.facebook.com/decongexoficial

Sobre o Sorine

Sorine é uma solução nasal com ação fluidificante e descongestionante das secreções nasais. O medicamento auxilia no tratamento de gripes, resfriados, rinites e quaisquer outras condições associadas ao ressecamento da mucosa nasal. O produto é disponibilizado em cinco versões: Sorine Gotas (cloreto de benzalcônio + cloreto de sódio 0,9%): adequado à mucosa delicada de bebês e crianças. Sorine Nebulizador (cloreto de benzalcônio + cloreto de sódio 0,9%): assim como a versão gotas, é adequado para crianças, mas possibilita outra forma de aplicação. Sorine SSC (cloreto de sódio 0,9%): disponível nas versões com válvula spray e jato contínuo. Pode ser usado por adultos e crianças, e não contém conservantes. Sorine H (cloreto de sódio 30mg/ml + 3% hipertônico): indicado para casos de maior grau de congestão, pode ser usado por adultos e crianças acima de três anos. Sorine Adulto (cloridrato de nafazolina): disponível na versão gotas têm propriedades vasoconstritoras e é indicado para o rápido alívio e tratamento de casos de congestão acentuada. A venda do Sorine Adulto é somente sob prescrição médica.
www.facebook.com/sorineoficial

Sobre o Aché

O Aché é uma empresa 100% brasileira, com quase 50 anos de atuação no mercado farmacêutico. Conta com três complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Anápolis (GO). São mais de quatro mil colaboradores e uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do segmento no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais de saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio diversificado com 303 marcas em 747 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar também nos segmentos de dermatologia e nutracêuticos. Ao todo, são 130 classes terapêuticas e mais de 20 especialidades médicas atendidas. Recentemente, com a criação da Bionovis, passou a atuar em biotecnologia. No mercado internacional, exporta para 12 países das Américas, África e Japão. O Aché foi o primeiro colocado do setor Farma e Life Sciences do prêmio Inovação Brasil 2015, realizado pelo Valor Econômico em parceria com a Strategy&. Em 2014, a companhia foi eleita a melhor empresa do setor farmacêutico pela revista Exame, na premiação Melhores & Maiores.
www.ache.com.br
www.facebook.com/achelaboratorios
Acesse a nossa lista de porta-vozes e baixe imagens em alta resolução na Sala de Imprensa da Dezoito. Veja em: http://www.dezoitocom.com.br/

Dezoito

RÁI COMUNICAÇÃO & MARKETING
Stefane Braga
E-mail: stefane.braga@dezoitocom.com.br
Fone: (11) 36744400

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria