Doenças respiratórias são risco à saúde durante a primavera

Quem imagina que aquele churrasco com os amigos no fim de semana
pode representar um risco à saúde?

gripe02Isso porque o tempo seco, que está caracterizando esta época do ano, a ingestão de alimentos ricos em sódio (assim como a proteína animal) e o consumo de bebidas alcóolicas potencializa o desenvolvimento de doenças respiratórias. Este é o alerta do pneumologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Hassan Ahmed Yassine Neto.

Segundo o médico, isso ocorre em função da desidratação das mucosas que compõem nosso sistema respiratório. “As mucosas, quando em estado normal de hidratação, servem como escudo do organismo, porém, ao perder líquido, o muco que é habitualmente produzido adquire uma consistência mais gelatinosa, retendo bactérias e impurezas”, explica.

Para se prevenir ou, pelo menos, minimizar os sintomas, o pneumologista dá algumas dicas simples que podem fazer toda a diferença. “É preciso beber muito líquido para que o corpo esteja sempre bem hidratado e dar preferência para o consumo de alimentos leves e ricos em água em sua composição. Também é importante manter o ambiente bem arejado e limpo, reduzindo a quantidade de agentes alergênicos, como plantas, poeira e pelos de animais”, afirma.

O médico ainda orienta que, ao fim do dia, as pessoas utilizem soluções à base de soro fisiológico para limpeza dos olhos e das narinas. Outras medidas, como procurar evitar o uso de carpete e tapetes nas residências e utilizar pano úmido para limpar a casa ao invés da tradicional vassoura, que joga muito poeira no ambiente, são ações que podem contribuir para diminuir a incidência de quadros alérgicos e irritativos.

As doenças respiratórias causadas por irritação e alergia são muito comuns nesta época do ano em função de vários fatores, como baixa umidade do ar, poluição e, até mesmo, a polinização das flores. “O tempo muito seco contribui para que as partículas de poluição fiquem em suspensão no ar, provocando irritação das vias aéreas e dos olhos principalmente”, complementa.

Entre os males mais comuns da estação estão as conjuntivites irritativas e alérgicas, a rinite, a bronquite e outras doenças respiratórias. Todas elas têm sintomas que se assemelham muito à gripe e ao resfriado, dificultando o diagnóstico e podendo evoluir para um quadro clínico mais grave por demora no início do tratamento correto.

Cinco dicas para evitar as doenças respiratórias:

  1. Beba muito líquido e consuma alimentos ricos em água.
  2. Hidrate as narinas com soro fisiológico ou água.
  3. Utilize aparelhos umidificadores ou vaporizadores de ambiente. Caso não tenha os aparelhos, coloque bacias com água ou toalhas molhadas nos cômodos.
  4. Evite carpetes e tapetes nos quartos. Em pisos lisos, utilize pano úmido para limpeza.
  5. Evite plantas, animais e bichos de pelúcia no quarto.

COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo quinto ano consecutivo em 2015.

Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, zona sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV

TREE COMUNICAÇÃO

(11) 3093-3604 / 3093-3636
Isabel Lopes – isabel.lopes@tree.inf.br

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria