Dica: Alimentos que auxiliam no controle do colesterol

Além da alimentação equilibrada e adoção de hábitos saudáveis,
os fitoesteróis também ajudam no combate ao colesterol

colesterol02Para uma vida saudável, a prática regular de exercícios físicos, a alimentação equilibrada e mudanças no estilo de vida são fundamentais. A contar também a importância do abandono do tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas e o controle de peso, entre outros. Desta forma, é possível manter os níveis do colesterol distanciado, assim como, o risco da aterosclerose, que é o acúmulo de gordura nas principais artérias do organismo que podem, silenciosamente, após um tempo, levar à obstrução de artérias, causando infarto ou AVC, conhecido também como derrame cerebral.

Em agosto, o Ministério da Saúde divulgou um levantamento feito em parceria com o IBGE, no qual apontou que seis em cada dez cidadãos brasileiros estão acima do peso ideal. Esse número alarmante é resultado de diversos fatores que contribuem para o aumento desse mal, como o sedentarismo e a má alimentação.

De acordo com a gerente médica da unidade MIP (medicamentos isentos de prescrição) do Aché Laboratórios, Dra. Talita Poli Biason, o colesterol em si, não é ruim. Ele tem inclusive funções importantes, como a participação na formação de alguns hormônios e na composição das membranas celulares. “O que chamamos de colesterol bom e colesterol ruim são, na verdade lipoproteínas, que se constituem em moléculas que transportam as gorduras no sangue, e que contém quantidades variáveis de colesterol. O LDL é a lipoproteína de baixa densidade e corresponde ao que chamamos de colesterol ruim, porque é essa molécula a responsável pelo acúmulo das gorduras nos vasos sanguíneos. Por outro lado, o HDL é uma lipoproteína de alta densidade, e é conhecido como colesterol bom, pois atua retirando a gordura dos vasos. Por isso que, na prática, buscamos ter um LDL (colesterol ruim) baixo e um HDL (colesterol bom) elevado”, esclarece a médica.

Neste sentido, como manter seus níveis controlados, uma vez que, um indivíduo com o colesterol elevado, nem sempre apresenta sintomas?É indispensável não descuidar da saúde, realizar exames preventivos regularmente, cultivar um estilo de vida saudável, manter a alimentação equilibrada e buscar alternativas de prevenção, como a suplementação à base de fitoesteróis, que têm como efeito benéfico a redução dos níveis de colesterol”, alerta Dra. Talita.

O fitoesterol é um grupo de substâncias que podem ser encontradas em plantas e vegetais, e que não são produzidas pelo organismo. Suas principais fontes são óleos, nozes, castanhas, cereais, sementes, grãos, frutas e legumes. Na forma de suplementos, como o Collestra, por exemplo, devem ser associados a uma dieta com baixo teor de gordura. Segundo estatísticas, os efeitos benéficos da suplementação de fitoesteróis começam a ser notados a partir da terceira semana de uso do alimento, reduzindo de 8% a 15% o LDL. O consumo diário de 1,3 a 2,0g de fitoesteróis por dia é o ideal. Em uma dieta comum, são ingeridos aproximadamente 100 a 400 mg de fitoesteróis, ou seja, está bem longe das recomendações diárias.

DICAS DE ALIMENTOS QUE COMBATEM O COLESTEROL “RUIM”

A seguir, confira alguns alimentos que não podem faltar no cardápio de quem deseja manter a saúde em dia:

Sobre o Collestra

Collestra é um alimento funcional produzido em cápsulas gelatinosas e utilizado no auxílio da redução do colesterol. O uso de fitoesteróis como aliado nesta redução é recomendado como parte de mudanças no estilo de vida pela V Diretriz Brasileira de Dislipidemia e Prevenção da Arterosclerose. E o consumo recomendado pelo Consenso Europeu é de até 2g/dia. Collestra reduz de 8% a 15% do colesterol ruim a partir da terceira semana de uso, auxiliando na manutenção da saúde cardiovascular. Ao alcançar o intestino, seu princípio ativo compete com o colesterol, reduzindo a sua absorção. Enquanto 55 – 60% do colesterol é absorvido no intestino, menos de 5% dos fitoesteróis são absorvidos quando consumidos., Cada cápsula conta com 650 mg de ésteres de fitoesteróis de origem vegetal extraídos da soja, do girassol e da canola. A indicação do consumo ocorre de 2 a 3 cápsulas por dia, conforme recomendação médica e pode ser utilizado com tranquilidade desde o primeiro sinal – baixo e médio risco, como também em pessoas com histórico de altos índices como adicional ao tratamento farmacológico, ou ainda os que possuem intolerância a fármacos utilizados para o tratamento de colesterol.

Sobre o Aché

O Aché é uma empresa 100% brasileira, com quase 50 anos de atuação no mercado farmacêutico. Conta com três complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Anápolis (GO). São mais de quatro mil colaboradores e uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do segmento no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais de saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio diversificado com 303 marcas em 747 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar também nos segmentos de dermatologia e nutracêuticos. Ao todo, são 130 classes terapêuticas e mais de 20 especialidades médicas atendidas. Recentemente, com a criação da Bionovis, passou a atuar em biotecnologia. No mercado internacional, exporta para 12 países das Américas, África e Japão. O Aché foi o primeiro colocado do setor Farma e Life Sciences do prêmio Inovação Brasil 2015, realizado pelo Valor Econômico em parceria com a Strategy&. Em 2014, a companhia foi eleita a melhor empresa do setor farmacêutico pela revista Exame, na premiação Melhores & Maiores.
www.ache.com.br
www.facebook.com/achelaboratorios

Dezoito

RÁI COMUNICAÇÃO & MARKETING
Rodrigo Godoi
E-mail: rodrigo.godoi@dezoitocom.com.br
Fone: (11) 36744400

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria