Flacidez: conheça as causas e como combatê-la

Quando a pele perde tonicidade e firmeza, ela se torna flácida – as regiões mais afetadas são, especialmente: o rosto, os braços, pescoço e pernas; dermatologista fala sobre as causas e tratamento da flacidez

flacidezCom o passar do tempo, a pele sofre com a perda de tonicidade, elasticidade e firmeza, o que, de fato, gera um pesadelo para boa parte das pessoas. No caso, as causas principais da flacidez estão relacionadas ao próprio envelhecimento da pele, hábitos como o uso de cigarro, bebidas, falta de exercício físico, além de fatores genéticos, distensões da pele – com perda e ganho de peso (efeito sanfona), etc.

O dermatologista Dr. Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e da American Academy of Dermatology, cita outros fatores que contribuem para a flacidez, como exposição solar (dano celular por conta dos raios UV agridem a estrutura de sustentação da pele) e alimentação.Do ponto de vista da pele, o cuidado mais importante é evitar hábito de exposição excessiva ao sol e usar protetor solar no mínimo duas vezes ao dia. Do ponto de vista de saúde, é preciso evitar sobrepeso e ter uma alimentação balanceada, saber a procedência da carne que come, por exemplo“, afirma.

Para o médico, é importante também atentar-se ao cuidado com a acne. “É necessário ressaltar que as espinhas podem gerar muitas cicatrizes no rosto, além de destruírem o colágeno, o que pode provocar flacidez precoce“, explica o dermatologista. O Dr. Abdo também menciona que as pessoas tendem a confundir flacidez com celulite. “Devemos deixar claro que a celulite se trata de ondulações da pele que pioram quando ‘apertamos’ com a mão. Flacidez é uma deficiência de tônus, da firmeza da pele. O próprio exame físico não deixa dúvidas quanto ao diagnóstico“, afirma.

Megafocus

Existem hoje procedimentos específicos voltados ao combate à flacidez corporal ou facial. Uma das principais novidades para esse tipo de tratamento é o Megafocus, um ultrassom microfocado da Plataforma Solon (da LMG Lasers). Com apenas uma sessão, já é possível notar melhora significativa no aspecto da pele, por causa do estímulo de produção de colágeno.

O Dr. Abdo explica que o equipamento consegue atingir o músculo e o enrijece. “O músculo sofre uma contração imediata ao ser atingido pelos pontos de coagulação e isso produz um efeito lifting, que pode apresentar evolução no período de três meses após o procedimento, quando o novo colágeno continua a ser produzido“, afirma. O médico destaca que o objetivo é “encurtar o músculo para tracionar a pele para cima, resultando em um efeito lifting não cirúrgico“.

O equipamento age de dentro para fora, sem atingir a epiderme e, dessa forma, a recuperação é imediata. “O paciente pode voltar às atividades de rotina no mesmo dia, já que os sintomas melhoram rapidamente. É importante lembrar que o tratamento é bastante seguro“, finaliza.

DR. ABDO SALOMÃO JR:

Doutorando em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Membro da Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e da American Academy of Dermatology. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.

Letícia Veloso (Mtb 55.294)

leticia.veloso@holdingcomunicacoes.com.br
Tels: 11-2061-7919/2061-5709 | Cel: 11-96825-9811
Rua do Oratório, nº 1606, conj.603
CEP: 03116-000 – Mooca / São Paulo – SP

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria