Dica: Grávidas também podem praticar exercícios físicos

A gravidez é um momento em que as mulheres ficam mais sensíveis e precisam de mais cuidados com o corpo e a saúde, mas ao contrário do que muitos pensam praticar exercícios durante esta fase
traz diversos benefícios tanto para a futura mamãe quanto para o bebê.

gravida03As atividades físicas ajudam a fortalecer os músculos das costas e evitam dores, melhoram os movimentos das articulações, regulam o movimento intestinal, auxilia no controle da respiração e nas dores durante o parto, e na recuperação da forma física pós-parto. Além disso, também ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso e respiratório do bebê.

As gestantes podem praticar exercícios desde o inicio da gravidez, o instrutor da rede de academias Self It, Rafael Vittal, aconselha a orientação de um médico e de um profissional de educação física, para iniciar as atividades, já que podem existir algumas restrições durante a gravidez. “Todo exercício físico é bem-vindo neste momento, contanto que seja realizado de forma adequada, com acompanhamento e com exercícios direcionados para o período gestacional“, ressalta Vittal.

A rotina do treino pode ser alterada durante a gestação, devido ao aumento da circunferência abdominal. Nos três primeiros meses, que é chamado de “mês de risco”, as atividades devem ser realizadas de forma leve. Vittal alerta que as futuras mães que não praticavam exercícios físicos podem sofrer alguns riscos durante os primeiros meses.

Pulo, esportes traumáticos e excesso de peso devem ser evitados no período da gravidez, pois podem provocar lesões na mãe e no bebê. Já as atividades mais procuradas e indicadas são: musculação, pilates, caminhada, alongamento e atividades aquáticas. Os treinos podem ser realizados de três a cinco vezes por semana, com duração de 30 a 60 minutos.

O instrutor da rede de academias Self It, sugere que as atividades após o parto só comece depois da liberação do médico que pode variar entre 60 a 90 dias, por causa do risco da reabertura dos pontos da cesária ou da episiorrafia (sutura da incisão realizada na região do períneo para ampliar o canal de parto). Exercícios no ambiente aquático também devem ser evitados, para não correr risco de infecções.

Após este período é indicado que a mulher pratique exercícios isométricos com o objetivo de melhorar o fortalecimento do abdômen e das costas, já que dores na coluna, e em alguns casos postura inadequada, são comuns nesta fase, além de ser uma readaptação ao exercício“, conclui Vittal.

Mais sobre Self It:

Fundada em 2012 por Leonardo Pereira e Nelson Lins, a Self It é uma rede de academias com sede em Recife. Mais de dez mil pessoas malham nas cinco unidades que estão em operação em Pernambuco, Paraíba e Bahia. O diferencial da Self It está em acreditar no poder da expressão individual do aluno, ou seja, que a vontade dele pode levá-lo para onde quiser.
Self it: www.selfitacademias.com.br

Visar Planejamento

VISARPLAN PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA
Thaiana Vaz
E-mail: thaiana@visarplan.com.br
Fone: (11) 30313836

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria