Os perigos da maquiagem vencida

Especialista explica o que pode acontecer com sua pele caso você use produtos com prazo de validade expirado. Irritação, alergias e até infecções estão entre os problemas mais comuns

São Paulo – 22/03/2017 – Usar um cosmético cuja validade expirou pode ser perigoso. “No caso da maquiagem, a ameaça é ainda pior, porque a quantidade de corante potencialmente alergênica é maior. Esses cosméticos muitas vezes entram em contato com os lábios, uma área conhecida como epitélio de transição, sendo muito mais fina e delicada e por isso mais sujeita a agressões, irritação e infecção por fungos“, explica Rodrigo Kury, farmacêutico e diretor técnico da Ecenne.

Rímel e cosméticos que tem proximidade com mucosas ou olhos são geralmente os mais perigosos e os campeões das queixas nos dermatologistas.A pele já tem um sistema de defesa e uma microbiota muito eficaz de proteção contra bactérias e ácidos, mas os olhos e as mucosas são mais desprotegidos“. O uso de maquiagens vencidas na região dos olhos pode causar conjuntivite bacteriana.

Outra ameaça é a do uso do lápis de olho vencido, segundo o especialista. “Ele pode causar uma hipersensibilidade local que pode irritar a região e fazer com que a glândula tente se livrar daquele depósito de pigmento; e além disso, o lápis pode provocar um processo inflamatório pela presença da sujidade que obstrui o ducto de saída da glândula, criando uma inflamação como o terçol“, explica. “Posteriormente, as bactérias da nossa própria pele podem contaminar a área e fazer o terçol propriamente dito, com um nódulo que inicialmente é inflamatório, mas pode vir a ser infeccioso“, completa.

Os perigos — “Quimicamente falando, as maquiagens vencidas podem, além de oxidar (começa a escurecer), separar a fase oleosa da aquosa, talhar, alguns ativos podem se depositar no fundo do recipiente e não se misturarem mais, formando uma placa sólida; o pH pode alterar drasticamente, queimando o local de aplicação; ou pode também haver contaminação bacteriana que, por sua vez, contamina o usuário. E tudo pode acontecer ao mesmo tempo“, alerta. Os processos alérgicos, acne, dermatites e até infecções graves podem acontecer quando se usa um cosmético vencido.

Nem sempre esse processo de contaminação é visível, pois quando é recente não altera cor nem odor do produto. “Mas, pode contaminar o usuário, mesmo com poucas colônias formadas. Deve-se lembrar que bactéria é microscópica! Quando o produto mudou de cor, o odor está bem alterado, então, é contaminação na certa. Por isso, não confie naquele blush lindo e com cara de novinho, ainda depois de vários meses”, explica.

Como armazenar sua maquiagem — Algumas questões de armazenamento também são importantes para que o cosmético tenha eficácia durante o período de validade. O farmacêutico lista algumas:

Não armazenar no banheiro:

Este é o pior lugar por causa da umidade. Maquiagem tem que ser guardada em lugar seco. Coloque em uma caixa ou frasqueira no closet ou armário, e leve para o banheiro quando for maquiar-se“.
Cole as datas de validade dos produtos para não esquecer de conferir periodicamente.

Anote as médias das datas de validade e guarde no fundo da sua gaveta ou na tampa da sua caixa de maquiagens:

A ECENNE desenvolve cosméticos faciais ricos em princípios ativos naturais combinados com tecnologia avançada e nanotecnologia. Utiliza em sua linha elementos purificados e em concentrações que garantem desempenho em tratamentos dermatológicos. Cada fórmula é pensada e desenvolvida para oferecer a máxima eficácia, respeitando as peles sensíveis. Todas as formulações passam por testes clínicos e avaliações garantindo produtos eficazes e seguros para todos os tipos de pele. A ECENNE é como toda essência: verdadeira. www.ecenne.com.br

Guilherme Zanette (MTB-SP 63.114)
guilherme.zanette@holdingcomunicacoes.com.br
Tels: 11-2061-7919/2061-5709 – ramal 23 – Cel: 11-99141-5105
Rua do Oratório, nº 1606, conj.603
CEP: 03116-000 – Mooca / São Paulo – SP

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria