Dica: exercício da moda, subir escadas nas metrópoles

O ortopedista Mauricio Marteleto fala dos prós e contras dessa nova prática esportiva

Os escadões de São Paulo, e em outras grandes cidades do mundo, viraram ponto de encontro dos atletas dessa nova modalidade que, no Brasil, já tem até uma musa: a apresentadora Sabrina Sato. A da “subida de escadas” é um tipo de exercício que trabalha principalmente os músculos das pernas e glúteos. É uma atividade que exige grande esforço e 30 minutos de subida de escada equivalem a uma hora de musculação. Os treinos podem ser feitos em locais diferentes garantindo variação de intensidade e extensão.

Mas o ortopedista Mauricio Marteleto aponta alguns cuidados que devem ser tomados pelos “atletas de escada”. O esforço extra de subir degrau por degrau pode ter consequências sérias e causar lesões musculares nas pernas, tendões e ossos. “Para o esportista amador ou para aquele que está iniciando na modalidade, o ideal é ter o acompanhamento de um preparador físico profissional para ter a orientação adequada e diminuir os riscos de lesão”, orienta o ortopedista.

Segundo o doutor Mauricio Marteleto, a primeira preocupação deve ser com o calçado que deve ter o solado adequado para absorver o impacto das pisadas e prevenir lesões. Os tênis próprios para esse tipo de exercício favorecem o amortecimento dos movimentos nos tornozelos e joelhos diminuindo os riscos. O médico ressalta que todos os calçados têm vida útil e com o tempo se desgastam e perdem a eficácia. “No caso daqueles que treinam todos os dias o período de uso do tênis é de dois a três meses. Não mais do que isso, pois o tênis desgastado pelo uso perde a capacidade de absorver o impacto e pode causar lesões”, explica.

O especialista alerta ainda que se durante a prática do exercício, a pessoa sentir algum desconforto nos membros inferiores deve logo procurar ajuda médica. Nos casos em que o paciente relata dor durante a caminhada, o ortopedista além de exames específicos de imagem para avaliar as causas do problema, leva em consideração também como é a marcha do paciente, para acompanhar o movimento do pé no contato com o solo, e analisa até o desgaste na sola do calçado para identificar possíveis alterações no caminhar.

A pisada correta gasta mais a porção lateral do calçado e se agente observa desgastes na porção interna da sola, por exemplo, é um indicativo de pés planos (problema ortopédico que se caracteriza pela diminuição do arco e o toque da planta do pé por inteiro no chão). Outras vezes, alterações na pisada podem sinalizar problemas no quadril e na coluna. Se não tratar a causa, a lesão pode se tornar mais séria”, pontua o especialista.

Dr. Maurício Marteleto Filho

é médico ortopedista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT. Há mais de 10 anos atua na área de cirurgia da coluna vertebral, sendo membro efetivo da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), Sociedade Brasileira de Patologia da Coluna Vertebral (SBPCV) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral.

Beatriz Yuki

Atendimento – São Paulo
producao@ageimagem.com.br
Com. (11) 2985-9823 / 2985-9824
Nextel: (11) 94792-0740 ID: 55*7*931819

Patrícia Limeira

Diretora Geral de Jornalismo
patricia.limeira@ageimagem.com.br
www.ageimagem.com.br
Com. (11) 2985-9823 / 2985-9824
Cel: (11) 99665-7704
Nextel: (21) 97062-9774 ID: 55*7*15341

Ageimagem

AGÊNCIA AGEIMAGEM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA
Beatriz Yuki
E-mail: producao@ageimagem.com.br
Fone: (11) 29859823

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria