Dica: Cosméticos multifuncionais

Cosméticos multifuncionais reduzem o tempo da rotina de beleza com praticidade e eficácia
Produtos que proporcionam vários benefícios em uma mesma aplicação,
os cosméticos multifuncionais poupam tempo, simplificam o ritual de beleza e,
geralmente, também protegem a pele do sol

Sabonete, esfoliante, tônico, sérum, hidratante, filtro solar e, ufa, maquiagem. Por dia, a mulher é acostumada a aplicar no rosto uma série de cosméticos que fazem dos cuidados um verdadeiro ritual de beleza. Mas, para simplificar esse “tumulto”, surgiram os cosméticos multifuncionais. De acordo com o pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma, produtos cosméticos multifuncionais, como o próprio nome já diz, são produtos que proporcionam vários benefícios em apenas uma aplicação. “Vamos pegar o exemplo de um homem que deseja usar um produto após fazer a barba. A pele precisará de uma ação calmante, pois a lâmina pode causar microlesões; o creme de barbear geralmente deixa a pele ressecada, por isso é importante um bom hidratante; além disso já pensou se a barba crescesse mais devagar? Existem ativos que fazem isso. E não devemos esquecer do protetor solar. Imagine se tivéssemos um único produto com todos esses benefícios? Cicatrizante e calmante, hidratante, redutor do crescimento de pelos e com FPS 30. Pois isso é uma realidade e um belo exemplo de um produto multifuncional”, afirma o especialista.

De acordo com ele, o principal motivo do aparecimento dos produtos multifuncionais foi proporcionar praticidade, mas a concorrência entre inúmeras marcas também impulsionou o “boom” desse tipo de produto. “Quando uma empresa lança um produto 3 em 1, as demais marcas começam a perder mercado, o que leva à necessidade de inovarem e lançarem o 4 em 1, assim não ficam atrás nas vendas”, explica. “Existem também produtos multifuncionais que são criados apenas para obter redução fiscal. No Brasil existe uma carga tributária bem diferente para classes de produtos cosméticos. Um exemplo são os perfumes e colônias que chegam a ser taxados em 47% (IPI) enquanto os desodorantes apenas 7%. Assim nasceram as Deo-colonias, uma forma de lançar um perfume ou colônia com uma carga tributária bem menor (7%)”, conta. A própria Consulfarma investiu muito em pesquisa e o resultado disso são produtos multifuncionais como o primeiro filtro solar do Brasil que protege a pele e ainda permite a síntese de vitamina D.

Com relação às tendências, Lucas lembra que os produtos multifuncionais relacionados com proteção solar já são uma realidade. “Existem filtros que clareiam, que reduzem rugas, hidratam, já servem como base. Os BB, CC, DD creams são exemplos reais de produtos multifuncionais, chegando a acumular até 12 benefícios em um único produto”, conta. Já os produtos capilares contam com shampoos que limpam, condicionam e dão brilho, dispensando o uso de condicionadores. “Sabonetes de banho que limpam e hidratam, dispensando o uso de hidratante após um banho quente e até perfume hidratante é possível fazer”, cita.

A busca das marcas agora, segundo Lucas, é conseguir resultados no menor período de tempo possível. Produtos multifuncionais que prometem benefícios em 30 dias, agora, buscam alcançar os mesmos resultados em 15 dias, depois buscarão tecnologias para reduzir para 7 dias até chegarem no maior desejo de todo consumidor, o resultado imediato.

Protetor solar anti-idade ou creme com FPS? — A dúvida que não quer calar é se um creme com FPS substitui o uso do protetor solar. “Produtos multifuncionais com FPS existem de duas formas: a primeira é um filtro solar com benefícios agregados, por exemplo, um filtro solar com FPS 30, UVA 10 e ação antirrugas. Esse é um legítimo filtro solar. Mas o outro exemplo é um produto antirrugas com FPS 30. Nesse caso, se o produto não apresenta proteção UVA, ele não é considerado um filtro solar, é um legítimo produto multifuncional”, afirma. Então, nesse caso, para garantir foto proteção adequada, o primeiro é mais recomendado.

. LUCAS PORTILHO

Consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. Especialista em formulações dermocosméticas e em filtros solares. Diretor das Pós-Graduações do IPUPO Educacional, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do IPUPO. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 17 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de Pós-Graduação com MBA do Instituto IPUPO/SBE Educacional. Coordena Estágios Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Mônaco. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina.

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