Criolipólise de A a Z

Conheça todos os detalhes do tratamento estético que está fazendo a cabeça e a cintura das brasileiras

Que o brasileiro é vaidoso todo mundo sabe, e a busca pelo corpo perfeito tem aumentado a procura por tratamentos estéticos. De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, em 2016, o Brasil foi o segundo país com maior número de procedimentos estéticos cirúrgicos e não cirúrgicos realizados, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Como fonte de informação a respeito dos procedimentos disponíveis para cada tipo de “imperfeição”, a maiorias das pessoas procura a internet ao invés de buscar um especialista no assunto. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia de 2016, 26% dos brasileiros afirmaram usar a internet como principal meio de comunicação para obter informações. Por isso, o ambiente online tornou-se uma grande enciclopédia sobre o tema, mas na maioria das vezes, as informações fornecidas são generalizadas e não levam em consideração as peculiaridades de cada paciente.

Com a criolipólise não é diferente, há quem diga, por exemplo, que o tratamento pode ser realizado em uma clínica de estética, quando na verdade, deve ser indicado por um dermatologista e realizado em consultório. Para acabar de vez com as dúvidas e mitos sobre o procedimento que tem conquistado os brasileiros, a Dra. Luciana Lourenço (CRMsp-82887), Professora Doutora em dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, esclarece as principais dúvidas sobre a criolipólise. Confira!

P: O que é criolipólise e como funciona?
Dra. Luciana Lourenço: Há pouco mais de 15 anos, dois pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard avaliaram que por meio da exposição do tecido adiposo subcutâneo às baixas temperaturas, a gordura é congelada e o tecido ao redor é preservado, dessa forma, criaram a tecnologia Criolipólise®, que é utilizada para o uso estético no combate da gordura localizada, mas ao contrário de procedimentos com o mesmo objetivo, não é invasiva.

P: Como o frio acaba com a gordura e preserva a pele?
Dra. Luciana Lourenço: O procedimento se aproveita da suscetibilidade ao frio que as células de gordura têm em relação as células ricas em água, ou seja, enquanto a pele congela e pode sofrer queimadura a zero graus, a gordura cristaliza a uma temperatura superior. Sabendo disso, o CoolSculpting, único procedimento estético a utilizar a tecnologia desenvolvida em Harvard, faz uso de mantas de gel que tornam o resfriamento da região controlado e uniforme, chamados gelpads. Dessa forma, há um controle sobre o resfriamento da área e apenas as células de gordura são cristalizadas enquanto a epiderme é preservada.

P: O que acontece com as células de gordura após a cristalização?
Dra. Luciana Lourenço: A cristalização dessas células promove o processo de apoptose, ou seja, a morte, absorção e eliminação pelo organismo.

P: A eliminação das células de gordura sobrecarrega o organismo?
Dra. Luciana Lourenço: De forma alguma. O processo de eliminação das células de gordura é o mesmo que acontece com todas as células que morrem em nosso organismo, portanto o corpo está acostumado e nenhum órgão é sobrecarregado.

P: O procedimento realmente funciona?
Dra. Luciana Lourenço: Sim, se realizado da forma adequada, o procedimento é eficaz. O resultado varia de organismo para organismo e pode levar até 3 meses para se concretizar.

P: O que acontece se o paciente ganhar peso?
Dra. Luciana Lourenço: É importante ressaltar que o CoolSculpting é indicado apenas para a gordura superficial. O procedimento não atua sobre a gordura visceral, que se encontra ao redor dos órgãos. Quando engordamos ou emagrecemos, as células de gordura não se multiplicam, na verdade elas incham e desincham. O que a Criolipólise faz é eliminar o número de células em certa região do corpo, dessa forma, ao engordar, o acúmulo será mais distribuído pelo corpo nas células de gordura restantes. Vale lembrar que o procedimento não é indicado para a perda de peso e que a perda de gordura localizada não implica na diminuição dos números na balança.

P: Quais os principais pontos de atenção para alguém que deseja fazer a criolipólise?
Dra. Luciana Lourenço: Antes de decidir por um ou outro procedimento estético, é necessário consultar um médico para saber se há alguma restrição e se o paciente está apto a recebê-lo. No caso da Criolipólise, embora seja um procedimento não invasivo, deve ser indicado e realizado por um médico como um dermatologista ou cirurgião plástico em consultório. Vale lembrar que qualquer tratamento estético oferece riscos quando não realizados por um médico especialista. O paciente deve procurar saber qual equipamento está sendo utilizado, o CoolSculpting é o único tratamento aprovado e liberado pelo FDA, órgão regulatório americano, e pela ANVISA.

Sobre a ZELTIQ® Aesthetics

A ZELTIQ® Aesthetics é uma empresa de tecnologia médica, focada no desenvolvimento e comercialização de produtos que utilizam tecnologias próprias de resfriamento controlado. O primeiro produto comercial da companhia, o sistema CoolSculpting®, foi projetado para reduzir seletivamente a gordura localizada que não respondem a dieta ou exercícios.

Em 2015, ZELTIQ® Aesthetics foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, pela Deloitte’s Technology Fast 500™, um ranking de 500 companhias de rápido crescimento nas áreas de tecnologia, mídia, telecomunicações, ciências da vida e tecnologias limpas – públicas e privadas – na América do Norte.

Burson-Marsteller

Larissa Gomes: (11) 3094-2272 | Larissa.gomes@bm.com
Raquel Matrone: (11) 3040-2411 | raquel.matrone@bm.com

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria