Os riscos cardíacos causados pela gordura abdominal

Cardiologista do HCor alerta sobre os riscos cardíacos causados pelo excesso de gordura abdominal

A gordura abdominal compromete a saúde quando a medida da cintura nas mulheres ultrapassa os 88 cm, e nos homens 102 cm; Nesse caso é necessário ficar alerta e buscar a redução dessas medidas por meio de dieta e exercícios

A obesidade abdominal é um dos marcadores de risco para doenças do coração. Existem dois tipos de gordura abdominal, a subcutânea, que se localiza a frente dos músculos abdominais, e a perivisceral, que se acumula entre as alças intestinais e órgãos internos como o fígado e intestino, sendo a mais perigosa. O cardiologista e supervisor da Cardiologia Clínica do HCor (Hospital do Coração), Dr. Ricardo Pavanello, explica os perigos da gordura abdominal e porque ela aumenta os riscos de doenças como a diabetes, por exemplo.

A gordura localizada no abdômen é considerada um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC. Habitualmente encontra-se associada com níveis altos de triglicerídeos, baixos níveis do bom colesterol (HDL), resistência à ação da insulina e consequente elevação dos níveis do açúcar no sangue (diabetes).A gordura abdominal é responsável, também, por causar o aumento da gordura no fígado, e frequentemente está associada com hipertensão arterial e aumento da viscosidade do sangue”, explica Dr. Pavanello.

Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrado no dia 11/10, o Dr. Ricardo Pavanello reforça o alerta para a população quanto aos riscos de doenças cardiovasculares causados pelo acúmulo predominante de gordura na região abdominal. “A concentração de gordura no abdômen favorece a proliferação de células que produzem substâncias inflamatórias que se alojam nos vasos sanguíneos. As placas de gordura que se formam dificultam a passagem do sangue – o que pode causar infartos e derrames”, alerta o cardiologista.

O excesso de gorduras circulantes promove o espessamento das artérias, com formação de placas de gordura na parede das artérias e obstrução dos vasos. “As pessoas obesas ou com sobrepeso, mesmo sem nenhum problema metabólico aparente como diabetes, colesterol e pressão arterial elevados, podem ter um risco maior de morte prematura causada por problemas súbitos, quando comparados aos que estão dentro do peso ideal”, alerta o cardiologista.

Fique atento!

A medida da circunferência abdominal, feita com uma simples fita métrica, tem se mostrado uma boa ferramenta. Sedentarismo, fatores genéticos, glicemia alterada, altos níveis de triglicérides e de colesterol formam um conjunto de doenças que corresponde à síndrome metabólica. Quando associadas podem elevar as chances de mortalidade por causa cardiovascular em 2,5 vezes, sendo responsável por cerca de 17 milhões de óbitos por ano em todo o mundo. “É preciso conscientizar a população quanto aos riscos atribuídos a obesidade, e quais são os cuidados necessários para evitar que os índices de mortalidade continuem subindo”, alerta Dr. Pavanello.

Dicas do cardiologista do HCor para o controle da obesidade: a alimentação saudável, associada à prática de exercícios físicos é fundamental para diminuir o sobrepeso e evitar a obesidade. Manter um controle nutricional adequado e praticar exercícios físicos regularmente são capazes de reduzir em até 58% o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Confira algumas dicas:

Target | Estratégia em Comunicação

Rita Nogueira – rita@targetsp.com.br
Ricardo Costa – ricardo@targetsp.com.br
Acácia Paes – acacia@targetsp.com.br
Tel.: (11) 3063-0477

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria