Prevenindo a cegueira

Dia Mundial da Visão destaca a importância da prevenção para diminuir os casos de cegueira
Data visa alertar sobre a saúde dos olhos e incentivar consultas periódicas com especialistas

Criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e celebrado sempre na segunda quinta-feira de outubro, o Dia Mundial da Visão surgiu para conscientizar sobre os cuidados com a saúde ocular para a prevenção da cegueira. Entre 60% e 80% dos casos de deficiência visual poderiam ser evitados ou tratados se as pessoas fossem com mais frequência ao oftalmologista, segundo a OMS.

Em 2017, o Dia Mundial da Visão é comemorado no dia 12 de outubro. A data reforça a disseminação de conhecimento e incentiva a atenção com os olhos, que são responsáveis por cerca de 80% das informações que o cérebro recebe. Nesse processo, a luz emitida pelos objetos é transformada em uma imagem nítida na retina para ser transmitida ao cérebro. Dessa forma, são essenciais as precauções para evitar quaisquer tipos de problemas oculares.

A maioria das pessoas acredita que só deve consultar um oftalmologista quando percebe alguma alteração ao enxergar, seja quando tem uma alergia ocular, dor ou sente a necessidade de usar óculos. Entretanto, procurar o profissional apenas nesses momentos é um erro. Somente visitas periódicas ajudarão a identificar com antecedência doenças que podem trazer consequências sérias e possibilitar o tratamento adequado imediatamente, ampliando as chances de o paciente ter uma boa qualidade de visão e, consequentemente, de vida”, comenta o Dr. Fabio Pimenta de Moraes, oftalmologista do H.Olhos Paulista.

Mas quando consultar o médico oftalmologista?

A resposta é simples. Da infância à melhor idade. Dentro dos primeiros meses de vida, de preferência entre 4 e 8 meses, uma avaliação é recomendada, e a partir de então, anualmente. É importante manter essa frequência, pois, ao completar 7 anos, o sistema visual dos pequenos estará completamente formado e a possibilidade de proporcionar um melhor desenvolvimento visual para a criança em caso de qualquer alteração será perdida.

Já entre os 8 e os 14 anos, os erros de refração, como a miopia (dificuldade de enxergar objetos que estão longe) e a hipermetropia (dificuldade de enxergar objetos que estão próximos) são os problemas oculares que normalmente acometem as crianças e pré-adolescentes.

Na fase adulta, a partir dos 40 anos, a pessoa pode desenvolver glaucoma – caracterizado pelo aumento da pressão ocular, o que provoca lesão nas fibras do nervo óptico e que, quando não tratado, pode levar à cegueira irreversível. Chegando aos 50 anos, a população fica sujeita à catarata – opacificação do cristalino (lente natural do olho), que resulta em uma diminuição progressiva da visão. Apesar de levar à cegueira, é uma situação reversível que pode ser corrigida por meio de cirurgia. Após os 60 anos, alguns indivíduos têm risco de serem acometidos por uma degeneração da mácula, que é o centro de maior capacidade visual da retina. Essa é uma doença progressiva e que também pode levar à cegueira irreversível. Entretanto, pode ser retardada ou controlada com medicamentos específicos.

H. Olhos Paulista

O H.Olhos Paulista é o mais moderno centro de saúde ocular de São Paulo. Com estrutura diferenciada, o H.Olhos Paulista é um complexo hospitalar com pronto socorro 24h, centro cirúrgico, centro de diagnóstico, centro de auxílio óptico e possui consultórios equipados com aparelhos de última geração. O H.Olhos Paulista foi fornecedor dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, prestando atendimento oftalmológico gratuito para mais de 3.600 atletas e delegações.

Para mais informações acesse www.holhospaulista.com.br.

Printer Press Assessoria de Comunicação

Assessoria de Imprensa do H.Olhos Paulista e Cerpo Oftalmologia
Eduardo Atalla – (11) 5582-1607 / (11) 98444-4866
eduardo.atalla@printerpress.com.br
Lori Moscatelli – (11) 5582-1624 / (11) 98869-6141
lori.moscatelli@printerpress.com.br
Fernando Planca – (11) 5582-1601 / (11) 98674-2743
fernando.planca@printerpress.com.br

Tags:, , , , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria