Mantendo o bronzeado de forma segura

Especialista explica como manter o bronzeado de forma segura

Substâncias presentes em cremes hidratantes conseguem retardar a renovação celular, deixando a melanina (pigmento que dá cor à pele) mais tempo na superfície, prolongando o bronzeado

Não tem jeito, a brasileira adora “pegar uma cor” e, por isso, abusa da exposição solar na praia. Porém, o primeiro ponto é proteger a pele dos excessos e deixar que alguns cremes ajudem àquelas que querem manter o bronzeado, como pontua o consultor e pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma.

De acordo com o especialista, os pigmentos que proporcionam coloração à pele são a melanina, o caroteno e a hemoglobina. “A melanina é o pigmento predominante e responsável pela coloração escura quando ficamos bronzeados. O Caroteno deixa a pele amarelo-alaranjada e pode aumentar conforme ingerimos carotenoides encontrados em alimentos, como cenoura, ou em cápsulas. A hemoglobina é aquele pigmento predominante em pessoas com olheiras, e é causado pelo extravasamento de sangue, quando levamos uma pancada ou em pessoas com pré-disposição a olheiras”, explica.

Prolongando o bronzeamento — Como a melanina é o principal pigmento que proporciona o bronzeamento, Lucas explica que não faz sentido usar carotenoides para ativar a melanina. “A produção da melanina não depende dos carotenóides. Na verdade, a melanina é produzida por células específicas, chamadas de melanócitos. Essas células produzem a melanina e as injetam nas camadas inferiores da pele. Conforme a pele vai renovando, as células vão descamando e, junto com elas, vai a melanina”, conta o especialista.

Por isso, para prolongar o bronzeamento, o farmacêutico diz que é necessário fazer com que as células demorem mais para descamar. “Temos ativos que contribuem para isso, como o Decelerine e Psoralight. Eles conseguem retardar a renovação celular e, portanto, a melanina fica mais tempo na pele e o bronzeado também”, sugere.

Esses ativos, de acordo com o especialista, devem sempre ser adicionados em fórmulas hidratantes que ajudam a manter a pele mais hidratada e com as células mais coesas, resultando em um microrrelevo da pele mais uniforme e com aspecto mais jovem.

LUCAS PORTILHO

Consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. Especialista em formulações dermocosméticas e em filtros solares. Diretor das Pós-Graduações do IPUPO Educacional, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do IPUPO. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 17 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de Pós-Graduação com MBA do Instituto IPUPO/SBE Educacional. Coordena Estágios Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Mônaco. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina.

HOLDING COMUNICAÇÕES

Paula
E-mail: paula.amoroso@holdingcomunicacoes.com.br
Fone: (11) 20617919

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria