O Mistério da Fibromialgia Desvendado

Pesquisadores Encontram nos Vasos Sanguíneos a Principal Fonte de Dor

bloodvesselnobody

Você tem sentido constante dor e fadiga muscular? Há uma grande chance de você estar sofrendo de fibromialgia. Aproximadamente 5 milhões de americanos acima de 18 anos de idade são afetados por ela. As mulheres são os alvos primários dessa doença crônica, chegando a afetar até 90% delas, e o tratamento é muito difícil.

Durante muitos anos, as pesquisas indicavam que essa dor e fadiga estavam apenas “na mente dos pacientes”. Ela é caracterizada como um distúrbio psicossomático, o que significa que é causada por fatores mentais que são atribuídos à imaginação da pessoa.
Muitas pessoas se queixam de dor no pescoço, nos ombros, nas costas e nas pernas. Porém, nenhuma pesquisa foi capaz de indicar o que causa essa dor. Até agora! Uma pesquisa recente finalmente determinou que, na realidade essa dor não é apenas imaginação, mas é de fato causada por um nervo sensorial dos vasos sanguíneos encontrados na palma das mãos!

Cientistas da Integrated Tissue Dynamics foram responsáveis por esse estudo. Eles descobriram que as fibras que se supunha serem responsáveis somente pelo fluxo sanguíneo na pele, também são responsáveis pela sensação do toque e de dor.

shutterstock_374179906

Para ter certeza de suas descobertas, a equipe realizou um segundo estudo para verificar se poderiam localizar qualquer patologia nos vasos sanguíneos que também poderia contribuir. Após analisar amostras de pele coletadas de mulheres que sofriam de fibromialgia, eles descobriram que havia um grande aumento nas fibras sensoriais em certos locais dentro dos vasos sanguíneos da pele.

shutterstock_408838900

Esses nervos fazem parte das derivações arteriovenosas, que são responsáveis pela manutenção do calor do corpo através do controle do fluxo de sangue nos vasos sanguíneos. Em condições de calor, as derivações são desativadas, o que força o sangue para a superfície da pele a fim de ser liberado.

shutterstock_441056983

Em condições de frio, as derivações se abrem e permitem que as veias conservem o calor e, consequentemente nossas mãos e pés esfriam.

O cientista responsável pelo estudo, Dr Albrecht, explica que esse excesso sensorial pode ser a causa das mãos doloridas que os pacientes de fibromialgia sentem.

shutterstock_518211628

Visto que as fibras sensoriais são responsáveis pela abertura das derivações, elas poderiam se tornar particularmente ativas durante as condições de frio, que são períodos bem incômodos para os pacientes com fibromialgia.”

A equipe da pesquisa também chegou a outra conclusão; eles explicam que nossas mãos e pés geralmente contêm mais sangue do que necessitam; dessa forma, eles são utilizados como reservatórios de sangue que pode ser fornecido para todo o corpo. Devido à patologia que ocorre nessas derivações, o fluxo de sangue geralmente é mal administrado.

shutterstock_524166457

O presidente do Integrated Tissue Dynamics, Dr Rice, aprofundou suas descobertas “A patologia descoberta nessas derivações nas mãos pode estar interferindo no fluxo de sangue para os músculos em todo o corpo. Essa má administração do fluxo sanguíneo pode ser a causa raiz da dor muscular e sensação de fadiga experimentada pelos pacientes de fibromialgia.”

shutterstock_85614751

Essas descobertas são um passo na direção correta para oferecer o tratamento apropriado àqueles que sofrem de fibromialgia, em vez dos tradicionais analgésicos e antidepressivos.

shutterstock_184436780

Portanto, se você sofre, ou conhece alguém que sofre de fibromialgia, é bom finalmente saber que você não é louco e pode ter certeza que a fibromialgia é real.

Causas da Fibromialgia: Os médicos não estão completamente certos do que realmente faz com que alguém tenha fibromialgia, uma variedade de fatores podem estar atuando em conjunto.

shutterstock_391556239

Genética: Na maioria dos casos a fibromialgia está na família; portanto, pode haver certa mutação genética que o torne mais suscetível ao distúrbio.

shutterstock_607718810

Infecções: certas doenças têm a capacidade de desencadear a fibromialgia.

shutterstock_561768277

Trauma Físico ou Emocional: Eventualmente a fibromialgia pode ser desencadeada por um trauma físico, como um grave acidente de carro. O estresse psicológico também pode ser um fator desencadeante.

shutterstock_167990879

Contudo, o fato de ter sido descoberto o que pode causar a dor em pacientes com fibromialgia, não significa que eles devem parar de fazer certas coisas que os mantêm ativos. É necessário continuar cuidando de si e estabelecer um programa que o ajude com isso.

Primeiramente você deve tentar reduzir o excesso de estresse em sua vida. Isso pode significar reservar algum tempo apenas para relaxar. Dormir adequadamente também é um outro ponto chave. Visto que a fadiga é uma das principais características, dormir o suficiente é essencial. Você também deve tentar se exercitar regularmente. Isso pode doer no início, mas por fim reduzirá a dor significativamente.

shutterstock_225502903

Brandon Marji, B.A.

https://www.doctorshealthpress.com/author/bmarji/

Brandon Marji é um escritor especializado em notícias de saúde e sua opinião é baseada em pesquisas e estudos clínicos.
Brandon é graduado em Estudos de Saúde pela Universidade de York, onde se especializou nos setores público e privado de cuidados de saúde e nos diferentes tipos de doenças e tratamentos disponíveis para o público.
Brandon também se especializou em estratégias de condicionamento físico e exercícios, e participa como palestrante sobre diabetes Tipo 1 e Tipo 2 e sua relação com a redução de recursos para a saúde.

Tags:

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Sonia Lima

Com formação em Letras pela USP e tendo traduzido e/ou revisado centenas de textos científicos, Sonia é a colaboradora mais experiente do EsteticDerm nos textos de literatura de beleza e saúde. Trabalhou com obras científicas em diversas áreas como médicas, odontológicas, ortopedia, psiquiatria e quiropraxia e áreas de exatas como engenharia e arquitetura.

Email Site /blog

Dados desta matéria