Beijando no Carnaval

Uma única gota de saliva contém cerca de dois bilhões de bactérias.

Carnaval, beijos e a saúde bucal – Por Cícero Lascala*

Carnaval é descontração e alegria. Mas é importante cuidar de sua saúde bucal para evitar doenças de maior ou menor gravidade

O vírus que causa a mononucleose infecciosa, o Epstein-Barr, necessita apenas do contato da mucosa com a saliva contaminada para sua transmissão – ou seja, apenas um beijo de língua! Como lembra o Dr. Cícero Lascala, mestre e doutor em Diagnóstico Bucal pela USP – Universidade de São Paulo e titular da Clínica Holística Lascala, “é por isso que a mononucleose é também conhecida como a doença do beijo e sua propagação aumenta muito logo depois do carnaval”.  

A mononucleose ou doença do beijo caracteriza-se por febre, mal-estar físico, dores de cabeça e de garganta, aumento de gânglios, ínguas no pescoço e inflamação do fígado – a hepatite. Como se trata de um vírus, é importante que os possíveis infectados alimentem-se bem, durmam pelo menos oito horas por dia e até mesmo consumam complexos vitamínicos. Para o Dr. Cícero Lascala, “isso vale também para outras doenças que podem ser transmitidas pelo beijo, como a tuberculose, a hepatite, a sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis”.  

Uma higienização oral com boa frequência diária, com escovação e uso do fio dental, ajuda ainda a evitar problemas como a transmissão de cárie, que se aproveita da troca de salivas”, acrescenta o especialista.  

Nunca é demais lembrar que o sexo oral deve ser praticado com o uso de preservativos, pois doenças sexualmente transmissíveis são detectadas em maior número logo após o carnaval, como a crista de galo, a gonorreia, a sífilis e a aids.

Uma visita ao cirurgião-dentista pode ser decisiva para facilitar o diagnóstico precoce de diversas doenças, inclusive o câncer bucal e a aids, através do exame clínico de rotina da cavidade bucal, papilas e glândulas do pescoço.  

Finalmente, é sempre bom levar em conta que a alimentação durante o carnaval deve também, sempre que possível, ter como base alimentos saudáveis e isentos de carboidratos, incluindo-se no cardápio frutas, verduras, legumes e carnes magras, e evitando-se o consumo de açúcar, seja em refrigerantes ou em forma de doces, além de alimentos industrializados, pois estes contêm açúcar em sua formulação, como batatas fritas, snacks, ketchups e iogurtes não-diets.  

Consultoria: Prof. Dr. Cícero Lascala – mestre e doutor em Diagnóstico Bucal pela USP, especialista em ortodontia, periodontia, ortopedia facial e ortopedia funcional dos maxilares – E-mail: contato@holisticalascala.com.br  

 JAC – Juvenal Azevedo Comunicação –  
Tels. (11) 3891-1432 e 3088-1048   
E-mail: adriejuva@uol.com.br  

Tags:, , , , , , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria