A longevidade associada a alimentação da mulher

Mulheres precisam de cuidados especiais com
a alimentação ao longo da vida

Alteração hormonal, gravidez, menopausa. Mulheres precisam adequar a alimentação em cada período da vida para garantir a longevidade saudável

A busca pela qualidade de vida e a introdução de novos hábitos alimentares são fatos marcantes na sociedade contemporânea como um todo e, principalmente, entre as mulheres que necessitam de cuidados especiais ao longo da vida.

Com toda a evolução do seu papel na sociedade, elas foram impulsionadas a mudar o estilo de vida e com isso comprometer o bem-estar e a longevidade. Por isso, em função de doenças que afetam mais as mulheres, os cuidados com a saúde e a alimentação devem seguir no caminho da prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, artrite, artrose, osteoporose, TPM, acne, além da atenção às dificuldades de cada fase da mulher, como por exemplo, as deficiências da menopausa e as necessidades da gravidez.

Segundo Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do HCor – Hospital do Coração, para uma alimentação equilibrada, alguns fatores devem ser considerados na hora da elaboração do cardápio: peso, altura, idade, atividade física e intelectual, fator estresse, hábitos alimentares e riscos nutricionais.

De acordo com a faixa etária mudam as necessidades de aumentar determinados nutrientes. As meninas no início do período menstrual possuem necessidades diferentes das mulheres executivas e muito diferentes daquelas de terceira idade. Na adolescência, por exemplo, quando 85% das jovens têm acne com situação acentuada no período menstrual, deve-se aumentar o consumo de frutas e vegetais ricos em vitamina A (mamão, cenoura, abóbora) e C (laranja, limão, acerola, abacaxi) bem como elevar o consumo de água e diminuir o consumo de gorduras e açúcares.

Há um número crescente de mulheres jovens que morrem vítimas de doenças cardiovasculares, sendo as principais causas o acidente vascular cerebral e o infarto do miocárdio. O AVC lidera as estatísticas de causa de morte em mulheres entre 15 e 49 anos e em seguida, está o infarto. “Entre as jornadas de trabalho e afazeres domésticos, é importante que as mulheres organizem-se para cuidarem de si. A maioria não costuma fazer exames preventivos de problemas cardiovasculares e não conseguem parar de fumar, manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, controlar o colesterol entre outras atitudes importantes” afirma Daniel Magnoni. Além disso, o diabetes continua sendo um grande vilão para o coração feminino. A taxa de mortalidade de uma diabética que teve infarto é 20 vezes maior do que de uma mulher sem o problema.

Durante a fase adulta também é importante as mulheres cuidarem da saúde dos ossos, prevenindo a artrite, artrose e osteoporose. No Brasil, estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas são atingidas pela artrite reumatóide – doença crônica que destrói as juntas do corpo -, podendo chegar até 5% em mulheres com mais de 55 anos. “A alimentação saudável e equilibrada é um dos fatores essenciais na prevenção desses tipos de doença. O azeite extra-virgem que contém antioxidantes, o leite e seus derivados, alimentos ricos em cálcio entre outros alimentos, além de caminhadas e controle do peso são algumas das tarefas necessárias para a prevenção”, conclui Daniel Magnoni.

FASE DA MULHER ORIENTAÇÕES

TARGET ASSESSORIA DE COMUNIC. S/C LTDA.
Rafael Ernandi
E-mail: rafael@targetsp.com.br
Fone: (11) 30630477

Tags:, , , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria