Como reverter cabelos danificados em saudáveis e brilhantes

A aparência dos cabelos conta muito e por isso merecem atenção especial.
Médica ensina como mantê-los bonitos e sedosos

Quando o cabelo sofre um dano, a camada externa protetora da cutícula, responsável por deixar os cabelos brilhantes, é removida. Produtos químicos são um dos maiores vilões para saúde dos fios, pois removem os ‘hidratantes naturais‘. O resultado são cabelos secos, opacos e indomáveis.

De acordo com a dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, “muitos produtos têm sido desenvolvidos para combater os efeitos dos tratamentos químicos excessivos, sendo obrigatória a hidratação regular dos cabelos danificados.”

Um dos equívocos mais comuns em relação ao cabelo é acreditar que o mesmo esteja ‘vivo’, quando na verdade os fios são inanimados, sendo incapazes de curar a si mesmos quando estão danificados. “Uma vez que o cabelo esteja danificado, ele não pode recuperar-se sozinho, exceto por meio do crescimento de novos fios no couro cabeludo. As mesmas coisas que fazem o cabelo parecer lindo, como o uso de tinturas, permanentes e técnicas para alisamento, podem danificar sua estrutura e afetar sua aparência“, explica a médica.

O calor e a química são duas grandes fontes de danos ao cabelo. “Ocorrem diversas transformações no cabelo quando este fica muito tempo exposto ao calor, resultando em cabelos quebradiços. O cabelo sofre com o calor que pode literalmente ‘fritar’ o fio. Ele produz uma condição conhecida como ‘cabelo bolha’, onde a água presente nos fios, responsável pela flexibilidade dos mesmos, aquece e evapora, levando à formação de bolhas dentro da haste do cabelo. Sinais que indicam a ocorrência desse tipo de dano são os cabelos que cheiram queimado, com frizz nas pontas e/ou fios quebradiços“, afirma a dermatologista.

Neste cenário, surge em cena a famosa ‘chapinha’, bastante popular entre as mulheres que buscam cabelos lisos, ou mesmo a técnica do uso de produtos químicos em combinação com aquecimento dos fios para deixá-los retos – conhecida como ‘escova progressiva’. Dra. Carolina explica que “a escova progressiva é realizada com o uso de glutaraldeído ou formoldeído, disjuntores potentes que quebram as ligações químicas responsáveis pelas ondulações dos fios, deixando-os lisos“.

Para manter os cabelos saudáveis, procurando seu melhor estado, a dermatologista dá algumas dicas que valem tanto para as mulheres, como para os homens:

Dra. Carolina Marçon

– dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
e da Academia Americana de Dermatologia

Time Comunicação Ltda

Paula Saletti
E-mail: psaletti@timecomunicacao.com.br
Fone: (11) 30813477

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria