Câncer de ovário: ultrassom aponta diferença entre cisto, tumor benigno e tumor maligno

 O ovário é um órgão complexo que, durante toda a sua existência,
poderá abrigar diversas doenças, inclusive tumores.

O número de tumores que podem acometer os ovários é muito amplo. Por isso é tão difícil diferenciar um tumor benigno de um maligno.

Os sintomas que costumam levar à investigação diagnóstica do câncer de ovário são a dor pélvica, dor durante a relação sexual, aumento progressivo do volume da barriga, alterações no ritmo alimentar (perda de apetite ou rápido empachamento logo após as refeições), e aumento da frequência urinária. Sempre que esses sintomas persistem por algumas semanas, é hora de buscar ajuda médica. Embora o público-alvo sejam mulheres na menopausa, esses sintomas também podem acometer pacientes jovens.  

Na sua evolução, o câncer de ovário costuma ser uma doença silenciosa – com os sintomas maiores surgindo já em estágio mais avançado e dificultando as chances de tratamento e cura. Por isso, é importante que as mulheres estejam sempre atentas. Felizmente, a incidência desse tipo de câncer não é alta – ao contrário dos cistos, que são muito comuns.

De acordo com o doutor Osmar Saito, médico radiologista do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo, algumas características percebidas no exame de ultrassom apontam claramente as diferenças entre cisto e tumor. “O cisto ginecológico simples geralmente é formado por líquido de aspecto homogêneo, sem vegetações sólidas nas suas paredes internas. Por outro lado, o tumor é uma massa anormal de tecido, geralmente sólida, mas que poderá conter alguma quantidade de líquido também. Vale ressaltar que nem todos os nódulos com vegetações são malignos”, diz o médico.

Uma doença que assola grande parte das mulheres jovens é a endometriose – que poderá apresentar cistos com septos e conteúdo espesso que muitas vezes são muito sugestivas de tumores de natureza maligna. “Nesse ponto, o uso do ultrassom com Doppler colorido poderá identificar, dentro das vegetações ou septos, vasos arteriais. Outros tumores que atingem as mulheres jovens são os teratomas, cujo componente maior é a gordura, mas poderão ter dentes e, pasmem, até cabelo. Embora benignos, eles poderão sofrer ação gravitacional e torcer o ovário, resultando numa urgência cirúrgica”, afirma o radiologista.

Na opinião de Saito, o surgimento de cistos com formas bizarras (septos, vegetações internas e líquido espesso) em pacientes na menopausa costuma gerar preocupação, na medida em que podem dar metástases (semeadura de células tumorais) precocemente. “Se diagnosticados a tempo e retirados cirurgicamente, esses tumores costumam ter altos índices de cura. Portanto, o grande aliado da saúde da mulher é o exame médico periódico, seguido de perto dos exames laboratoriais e dos exames de imagem, como o ultrassom”.

Dr. Osmar Saito,
médico radiologista do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo
(www.cdb.com.br)

Press Página Projetos de Comunicação
H H Paiva – ME
E-mail: redacao3@ppagina.com.br
Fone: (11) 28944476

Tags:, , , , ,

21 Comments Quero comentar!

  • Fiz uma transvaginal e descobriu um cisto dermoide com sombra distal. 25 x19 mm,isso é grave? Tem 42 anos.

    Comentário por: Priscila — 6 de dezembro de 2014 @ 9:12

  • Olá tenho 33 ano passei por uma cirurgia pra retirar o ovario esquerdo meu médico falou poderia ser câncer pois se trata de um nódulo estou desesperada já levei a peça pra biopsia e estou aguardando no exame estava escrito q um nodulo seguido de um terá toma.

    Comentário por: Ana Cristina dos Santos Silva — 26 de fevereiro de 2015 @ 20:40

  • Boa noite. Tenho quisto no ovário direito há 5 anos. o quisto mede sempre 5 cm. Já perdi a conta ao número de ecos com sonda vaginal que já fiz. Não me dói, mas se o quisto não desaparece não é funcional. OS Médicos não falam na necessidade urgente de cirurgia. Não percebo que quisto é este. Será maligno?

    Comentário por: Sónia — 17 de agosto de 2015 @ 0:54

  • Fiz um ultrasson e descobri que tenho 1 cisto simples de 3,4 cm é grave? fiquei muito preocupada porque meu ovário direito esta com 25,9 cm é normal?;estou muito assustada…

    Comentário por: elaine c — 11 de outubro de 2015 @ 16:44

  • OLA DESCOBRIR QUE TINHA OVARIO POLICISTICO EM JANEIRO DE 2015 ATRAVES DE UM EXAME TRASVAGINAL TOMEI UM REMEDIO QUE GO PASSOU,6 MESES DEPOIS VOLTEI A FASER O EXAME TRASVAGINAL E DESCOBRIR QUE TINHA GERADO OUTRA COISA PIOR UM NODULO ESTOU COM MEDO,E GRAVE?

    Comentário por: MERCIA — 14 de outubro de 2015 @ 17:11

  • olá, eu estava tomando meu anticoncepcional bem certinho, não esqueci nenhuma vez, e fiquei tres meses sem menstruar mesmo tomando o antic., quando resolvi de parar de tomar porque estava sentindo nauseas, dormia muito fora do normal, urinava mais de 8 vezes por dia, meu intestino ficou regulado e antes ele era preguiçoso, minha barriga cresceu, então achei que era gravidez mas os bhcg eram sempre negativo, enfim, comecei sentir dor muito forte nas pernas e perdia as força isso por 3 dias, depois vinha a dor pelvica junto com dor nas pernas, e depois de 15 dias menstruei fora no normal por 3 dias, dai fiz uma eco transv. e fui diagnosticada com ovario direito micropolicistico com vol. de 15,98cm³, e ovário esquerdo com suspeita de tumor dermoide, por favor preciso de ajuda estou preocupada será que preciso retirar os ovários? fiz 30 anos neste ano e minha mãe e minha vó já retiraram ovário . obrigado.

    Comentário por: daia — 26 de novembro de 2015 @ 8:18

  • Oi transvaginal e deu cisto com septo septo os vários é perigoso isso

    Comentário por: Vanessa martins — 1 de dezembro de 2015 @ 7:16

  • Oi eu fiz trasvaginal e a conclusão.saiu cisto com septos isso e grave

    Comentário por: vanessa martins — 5 de dezembro de 2015 @ 21:59

  • Tive os sintomas de dores abdominais, sensação de gases e empachamento.ao procurar o médico , pediu me uma tomografia que detectou cisto de 420cm3 mais um com 600ml de líquido.além disso um nódulo de 1,5cm que foi reagente ao contraste da tomografia. é possivel ter cistos simples e cancer ovariano ao mesmo tempo?

    Comentário por: Olivia Maria Justo — 29 de dezembro de 2015 @ 23:36

  • tenho 37 anos, estou com um cisto no ovário esquerdo medindo 3,9 cm de diâmetro, estou preocupada pois sinto dores na lombar e abdome, queria saber se estou com câncer de ovaro

    Comentário por: juliana — 29 de janeiro de 2016 @ 10:34

  • Oi estou cm formação cistica complexa sugestiva de teratoma. Medindo um pouco mais de 5cm e estou sentido os todos os sintomas citados a cima! O que isso significa? Grandes chances de está com câncer no ovário?

    Comentário por: MONIQUE TORRES — 8 de março de 2016 @ 20:47

  • Olá faz 25 dias que estou com hemorragia e bastante dor fiz uma ultrassonografia e descobri que estou com um tumor benigno no ovario direito meu médico falou que um ovario normal mede 9cc o meu está medindo 88 cc tenho apenas 16 anos mais já tive muitas pessoas na família com câncer minha mãe já teve no útero mais ficou tudo bem e perdi minha prima também com câncer no útero então o médico me mandou pra jau pois vou ter que fazer vários exames principalmente uma tomografia será que isso pode ser serio?

    Comentário por: Helena Moreira da Paixão — 13 de maio de 2016 @ 18:18

  • Tenho cisto ovario direito o qual cresceu muito de repente , seria um tumor maligno.

    Comentário por: amanda lins — 8 de junho de 2016 @ 14:11

  • Oi estou passando por um problema no ovario esquerdo um nódulo mas sinto. Muitas dores e normal e fica um mês sem menstrua. E outro não pode acontecer isto quem esta com este problema

    Comentário por: Anapaula — 18 de julho de 2016 @ 11:11

  • Ola me chamo maria jaqueline tenho 22 anos
    aos 20 fui diagnosticada com um nodulo no ovario direito atravez de uma colposcopia que logo foi confirmada atraves de uma ultrassonografia medindo 3,25×2,20 Na epoca …agora pode estar bem maior …
    Quero saber os ricos que corro com isso …
    Sinto muitas dores

    Comentário por: maria jaqueline — 21 de setembro de 2016 @ 0:52

  • Bom dia..fiz a transvaginal e o médico concluí q tem um cisto com conteúdo misto com múltiplas través e áreas exigências que ocupam mais de 50% do cisto e mede 74x54mm o ovário direito e o esquerdo mede 72x58mm.. quero saber se é câncer maligno.estou muito preocupada..

    Comentário por: Josiane — 10 de outubro de 2016 @ 8:36

  • boa tarde, fiz o preventivo e apareceu dos cisto benignos pequeno e uma feridinha pequena, já vinha antes desse exame com dor no local do ovário esquerdo e quando foi agora no mês de fevereiro fiz a utra vaginal
    e o médico falou que estava tudo certo só não localizou o meu ovário esquerdo que é onde eu estou sentido dor. O que o senhor mim orienta a fazer.FICO MUITO GRATA DE MIM AJUDAR.

    Comentário por: maria helena silvina — 24 de fevereiro de 2017 @ 17:32

  • Tenho cisto no ovário e tbm um tumor benigno e de se preocupar

    Comentário por: Roseli — 21 de março de 2017 @ 18:00

  • Olá fiz uma ultrassom e é meu ovário esquerdo está com 14cm isso é normal

    Comentário por: Gislaine Aparecida — 7 de abril de 2017 @ 10:57

  • Bom dia!
    Tenho 29 anos , e ah mais ou menos seis meses descobri que tenho um cisto no ovário esquerdo,pequeno,porém com uma mancha branca dentro dele. segundo a enfermeira que fez o transvaginal,ela disse que nunca viu a mancha branca em nenhum caso. gostaria de saber,se isso pode ser comum ou não.

    obrigada.

    Comentário por: NARIZA — 15 de abril de 2017 @ 12:27

  • Oi meu nome é Emanoelly é tenho 17 anos é descobrir que tinha nódulos no ovário com 15 anos sinto dores muito forte é o médico disse que não era causo de cirurgia passou só um tratamento mas de nada adiantou continu sentindo dores cada vez mais forte

    Comentário por: Emanoelly — 18 de junho de 2017 @ 11:25

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria