Peixe é opção saudável para almoço de Páscoa

Beneficência Portuguesa de São Paulo dá dicas de receitas saborosas para o Domingo de Páscoa

Tradicionalmente, o domingo de Páscoa costuma ser celebrado com um almoço especial e com a troca de ovos de chocolate. Para ajudar a manter uma alimentação saudável e saborear os chocolates sem culpa, Viviane Chaer Borges, nutricionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br), dá dicas de como preparar uma receita saudável a base de peixe e não exagerar nos chocolates.

Além de ter baixo teor de gordura, os peixes são ricos em fósforo, iodo, sódio e proteínas, contribuindo para a recuperação dos tecidos e para a memória. O salmão, o atum e a sardinha, por exemplo, são ricos em ômega 3, um tipo de gordura saudável que modula a resposta inflamatória, sendo importante para a boa saúde das artérias

Cuidados com a compra e conservação

A nutricionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo explica que normalmente não há diferença de qualidade entre peixes frescos e congelados, mas alguns cuidados com a conservação e o transporte do alimento devem ser observados pelo consumidor.

Na hora da compra é importante verificar o brilho dos olhos, a cor e o odor do pescado. Sua consistência deve ser firme e a carne não deve afundar ao sofrer pressão dos dedos. A especialista também alerta para a importância de verificar a procedência do peixe. “O ideal é adquirir produtos de estabelecimentos certificados pelos órgãos fiscalizadores”, afirma Viviane.

Quando optar pela compra do pescado congelado, o consumidor deve ficar atento para que o produto não descongele durante seu transporte. Caso isso aconteça, o ideal é que o peixe não volte para o congelador e, sim, que seja preparado para consumo.

Chocolates sem exageros

A Páscoa é também uma época marcada pelo consumo de chocolate. Crianças e diabéticos podem ser as maiores vítimas do doce, se consumido em excesso. O chocolate é um alimento nutritivo e não precisa ser excluído da dieta alimentar. Porém, também é rico em gorduras e deve ser consumido com moderação.

A iguaria contém substâncias que estimulam a produção de serotonina, hormônio que atua no sistema nervoso central e proporciona a sensação de relaxamento e prazer. Além disso, o cacau contém teobromina e flavonoides, que favorecem a diurese e estimulam o sistema nervoso central e o músculo cardíaco, contribuindo para o bom funcionamento do coração e prevenindo a hipertensão arterial.  

Mesmo proporcionando benefícios à saúde, o chocolate deve ser consumido sem exageros. Não há uma quantidade mínima recomendada, pois o valor calórico depende do tipo de ovo de Páscoa. De acordo com a especialista, o campeão em calorias é chocolate branco, além daqueles ao leite com oleaginosas, nozes ou castanhas. Em média, 100 gramas de chocolate têm cerca de 560 calorias. Já o meio amargo é o que conta com menores índices de caloria: cerca de 475 a cada 100 gramas. “O ideal é observar a quantidade de cacau, de gordura e de açúcares nos rótulos dos ovos de Páscoa”, completa a nutricionista.

RECEITAS PRÁTICAS PARA PÁSCOA

Linguado com ervas finas

Ingredientes:

Modo de preparo:

Temperar o linguado com o limão e as ervas finas. Rechear cada filé com o cottage, enrolar e prender com palito. Em uma panela antiaderente colocar o azeite de oliva, a mostarda e os filés enrolados. Deixar dourar. Adicionar água e deixar cozer por 15 minutos. Adicionar o creme de leite light e cozer mais 15 minutos.

Risoto de cenoura

Ingredientes:

Modo de preparo:

bater as cenouras no liquidificador com a água fervendo. Em uma panela adicionar o azeite de oliva, o alho e o arroz. Mexer por cinco minutos. Adicionar as cenouras batidas e sal a gosto. Cozer em fogo alto com panela aberta. Antes de secar adicionar mais um pouco de água, reduzir o fogo e tampar a panela. Servir com cenoura ralada fina por cima.

Beneficência Portuguesa de São Paulo

Com 152 anos completados em 2011, a Beneficência Portuguesa de São Paulo é um dos maiores complexos hospitalares privados da América Latina, com alcance de atendimento de 1,5 milhão de pessoas por ano e excelência em cardiologia, transplantes, neurologia, urologia, gastroenterologia, ortopedia e oncologia. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, projetado para ser referência em oncologia, cardiologia, ortopedia e neurologia, com diferenciais em tecnologia e hotelaria hospitalar.

CDN São Paulo
COMPANHIA DE NOTÍCIAS CONSULT. S/C LTDA.
Arícia Orive
E-mail: aricia.orive@cdn.com.br
Fone: (11) 55764591

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria