Faça as pazes com o espelho

Se as suas olheiras incomodam quando você se olha no espelho, fique tranquila.
Várias mulheres compartilham do mesmo incômodo.

Aqui estão dicas de como prevenir, tratar e disfarçar as olheiras

Mulher é realmente cheia de fases. Volta e meia algo incomoda no seu corpo, a insatisfação é quase que generalizada por conta de algumas imperfeições ou probleminhas que podem ser melhorados, mas, que, para elas, é um grande drama.

As olheiras são umas das queixas constantes, popularmente associadas a noites mal dormidas. No entanto, nem sempre têm a ver com o sono. As olheiras possuem causas múltiplas que variam do tipo racial, tamanho da cavidade óssea, uso constante de óculos, estresse, excesso de pigmentação melânica e sanguínea.

As associações dessas alterações provocam danos à tonicidade dos vasos linfáticos e congestão sanguínea, que impedem a circulação de retorno, prejudicando a remoção de pigmentos que se acumulam nos tecidos, conferindo à pele uma cor que vai do amarelo esverdeado ao marrom. A questão é a seguinte: a pele que cobre a área dos olhos é muito delicada, tem apenas 0,4 mm de espessura, enquanto a do corpo mede 2 mm. Assim, um acúmulo extra de melanina (o pigmento que dá cor à pele) ou de vasinhos nessa região acaba transparecendo, o que explica a tonalidade arroxeada na área.

Segundo Dra. Sheila Gonçalves, farmacêutica e cosmetóloga, a forma mais eficaz de amenizar as olheiras é o uso constante de produtos para a área dos olhos. Para resultados mais efetivos, o produto para o contorno dos olhos deve ser aplicado diariamente pela manhã, antes do filtro solar e à noite, antes do nutritivo. E, para potencializar pode ser feito um protocolo estético e, em alguns casos, o uso do laser.

Outra forma é apelar para o corretivo que pode ser cremoso, líquido, bastão na cor da pele e para olheiras roxas muito acentuadas o indicado é uso de corretivo amarelo. Compressas geladas de chá de camomila ou chá verde também ajudam em uma hora de emergência.

Já no que diz respeito a tratamentos indicados para as olheiras, Dra. Sheila diz que é uma estratégia de múltiplas ações como clarear a região através do uso de ativos despigmentantes que inibem a produção e atuam no depósito de melanina da pele. Esses ativos não devem ser irritantes nem citotóxicos. Ex: Vitamina B3 (niacinamida) e Vitamina C e seus derivados; ativar a circulação periférica, utilizando ativos que melhorem a circulação, a drenagem, que fortaleçam as paredes dos vasos e que possuam ação antioxidante e antiinflamatória, como o jambú flor.

Reduzir a quantidade de sal e bebidas alcoólicas, pois, aumentam a retenção de líquidos; dormir bem e o número de horas suficientes para cada pessoa (em média 6-8 horas) evita o aparecimento de olheiras, pois o organismo consegue fazer seus processos de desintoxicação e drenagem durante o período do sono.

Se quiser, aproveite para fazer essa massagem que a cosmetóloga ensina:

A aplicação de movimentos circulares nas regiões dos olhos favorece muito a drenagem e como consequência, a diminuição das olheiras. Passo a passo:  

  1. Coloque o dedo indicador no canto interno dos olhos e inicie um deslizamento circular suave e com leve pressão de dentro para fora incluindo a pálpebra superior e inferior. Repita esse movimento 20 vezes. O efeito dessa massagem será mais eficaz se associarmos um produto específico para a área dos olhos.
  2. Finalize dando leves batidinhas na região com a ponta do dedo indicador e do dedo médio, alternadamente.
  3. Assim que acabar os movimentos, fechar os olhos e descansar alguns minutos. Pode ser usada uma compressa gelada de chás.  

Dra. Sheila Gonçalves

Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Medicatriz Dermocosméticos, farmacêutica, consultora em cosmetologia, docente do curso de pós-graduação em Cosmetologia da Faculdade Oswaldo Cruz de São Paulo, foi colaboradora da primeira edição do livro “Cosmetologia Aplicada à Dermoestética” e especialista em pós-graduada no setor de cirurgia plástica da Universidade Federal de São Paulo.

www.medicatriz.com.br

HOLDING COMUNICAÇÕES
Maria Claudia
E-mail: maria.claudia@holdingcom.com.br
Fone: (11) 61617919

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria