Bebidas à base de café despontam com grande potencial

O foco está nas bebidas prontas para beber que aliam a
modernidade às tradição do café.

A Finlândia ocupa o primeiro lugar quando falamos de consumo per capita de café. O Finlandês bebe, em média, 1.450 xícaras de café por ano, seguido de perto pelos Suecos, Belgas, Holandeses e Noruegueses com cerca de 1.100 xícaras por pessoa. Um terço da população mundial bebe café e isso inclui não apenas o café fresco, mas cada vez mais freqüentemente, o café embalado e pronto para o consumo. As bebidas à base de café e leite “prontas para beber” (do inglês RTD – ready to drink) estão em alta entre os consumidores atuais e garantem um ótimo retorno para os fabricantes, embora ainda representem um pequeno sub setor do mercado total de produtos lácteos. Contudo, “o interesse do consumidor por bebidas prontas para o consumo, bebidas à base de café em embalagens convenientes, está crescendo. Estas bebidas energéticas naturais se adéquam perfeitamente ao estilo de vida moderno, jovem e ativo”, explica Patrizia Wegner, Gerente Global de Mercado do Segmento Láteos Líquidos da SIG Combibloc.

A estória do café remonta a região de Kaffa na Etiópia, onde os pés de café eram cultivados já no século 9. Graças aos comerciantes, durante o século 14 os grãos do café vermelho chegaram à Arábia, onde os primeiros métodos de torrefação foram desenvolvidos para torná-los palatáveis. Mundialmente, predominam duas variedades de café: o grão Arábico, com um sabor suave, e um mais encorpado, o grão Robusta, que pode ser moído e torrado de forma muito intensa, produzindo uma bebida aromática. Graças ao seu alto teor de cafeína, acredita-se que o café tenha efeito estimulante e melhore a concentração.

Os apreciadores de café em todo o mundo tratam a bebida com carinho não apenas pelos seus efeitos revitalizantes, mas também por tratar-se de um alimento de luxo. A cultura do café e os hábitos de consumo variam consideravelmente de região para região. Enquanto nos países Árabes as pessoas preferem a bebida forte e doce, servida em xícaras pequenas, os Holandeses a servem com uma dose de creme; os Russos gostam de café preto adoçado e servido com uma fatia de limão, e os Africanos gostam de acrescentar especiarias.

Café frio é socialmente aceitável

Mas os dias em que o café era tomado apenas como uma bebida quente estão contados. Como o café frappe Grego, o Italiano caffè freddo, o café gelado dos Estados Unidos e o Eiskaffee dos Austríacos e Alemães, o café tornou-se mais socialmente aceitável. Clássicos como o cappuccino, Latte Macchiato e Vienna Blend, que tradicionalmente são tomados quente, começam a ser tomados como bebidas frias. Especialmente em combinação com o leite, as bebidas à base de café frio cresceram muito nos últimos anos. Sua popularidade está levando a um desenvolvimento positivo do mercado de bebidas à base de café prontas para beber vendidas em latas, garrafas e embalagens cartonadas.

Segundo Wegner, “em 2010, cerca de 4 bilhões de litros de bebidas à base de café RTD foram vendidos. Este volume quase se compara às vendas globais de bebidas energéticas convencionais (4,5 bilhões de litros em todo o mundo). Em uma comparação direta, vemos um potencial enorme de crescimento destas bebidas já que o consumidor tende a optar por uma experiência que garante um sabor de luxo, mas que, ao mesmo tempo, venha de um produto natural. Bebidas energéticas à base de café são percebidas pelos consumidores como alternativas mais saudáveis e naturais aos energéticos sintéticos com alto teor de açúcar”. A natureza especial de bebidas à base de café e leite também é reforçada pelos benefícios do leite, como alto teor de cálcio, proteínas e minerais.

 Sobre a SIG Combibloc

A SIG Combibloc é uma das principais fornecedoras mundiais de embalagens cartonadas e máquinas de envase para alimentos e bebidas. Em 2010 a empresa alcançou um faturamento de € 1,360 bilhão, com cerca de 4.650 funcionários em 40 países. A SIG Combibloc integra o Grupo Rank, com sede na Nova Zelândia.

SIG COMBIBLOC
Liliam Benzi
E-mail: ldbcom@uol.com.br
Fone: (11) 44120813

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria