Dicas para cuidar da pele no inverno

Alimentação auxilia a proteger a pele no inverno

Alimentos ricos em vitaminas e minerais podem ajudar na batalha contra a pele ressecada no inverno

Todos sabem que a pele sofre com as alterações de temperatura, principalmente nos dias frios de inverno. Por isso, nada melhor do que apostar em uma boa hidratação e uma alimentação saudável pode auxiliar e muito na hidratação da pele para enfrentar o frio e a pele ressecada.

É fundamental a ingestão de legumes, hortaliças e frutas, fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a framboesa, a laranja, a mexerica, o limão, a cereja entre outras e vegetais, como o brócolis, o repolho, a cenoura entre outros são exemplos de alimentos para a estação. A escolha se dá pela riqueza de antioxidantes destes alimentos, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento“, explica a dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

De acordo com a médica, a soja é outro importante alimento a ser incluído na dieta para auxiliar na hidratação da pele. “A pele possui receptores para as isoflavonas, substâncias presentes na soja que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Além da soja, as castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, são importantes aliadas para manter a pele saudável e bonita.

Não menos importante está a ingestão de muita água durante a estação mais fria do ano. “No inverno as pessoas acabam deixando de beber água e isso prejudica a hidratação da pele. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica“, afirma Dra. Carolina.

Óleos de peixe e de prímula também são indicados como coadjuvantes no cuidado da pele, pois possuem ação anti-inflamatória. “O óleo de peixe, mais conhecido como ômega 3 tem efeitos benéficos e comprovados no tratamento de doenças inflamatórias da pele. Já o óleo de prímula possui ácido graxo poliinsaturado que é envolvido diretamente na síntese de ceramidas da pele, isto é, na produção de lipídeos responsáveis por manter a pele hidratada, íntegra e protegida“, comenta a dermatologista. Por não serem produzidos naturalmente pelo organismo, os ácidos graxos poliinsaturados precisam ser ingeridos pela alimentação diária. Por isso, os peixes como o atum, o salmão e a sardinha não devem faltar na dieta.

Outra dica da médica para manter uma pele viçosa no inverno é evitar alimentos gordurosos, industrializados e de alto índice glicêmico. Reduzir ou mesmo evitar também o consumo de açúcar é aconselhável, pois seu efeito nocivo sobre o sistema digestivo piora a oleosidade cutânea. “É muito comum aumentarmos o consumo desses tipos de alimento no inverno. O chocolate, por exemplo, principalmente o branco e o ao leite contém açucares, gordura e leite em grandes quantidades, podendo favorecer o aumento da oleosidade da pele, e consequentemente o aparecimento de cravos e espinhas“, complementa a dermatologista.

Para manter a pele hidratada e protegida durante não só o inverno, mas em todas as estações do ano, Dra. Carolina dá algumas dicas:  

Dra.Carolina Marçon,
dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
e da Academia Americana de Dermatologia.

Time Comunicação Ltda
Paula Saletti
E-mail: psaletti@timecomunicacao.com.br
Fone: (11) 30813477

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria