Como manter seu jardim bonito e bem cuidado no inverno

Aparar a grama, retirar as ervas daninhas, como e quando fazer a irrigação correta, são algumas das dicas de cuidados para o inverno, utilizando máquinas e equipamentos corretos.

Temperaturas baixas, dias nublados, o sol se pondo bem mais cedo, aquela garoa fininha ao longo dos dias. Estes são alguns aspectos que ilustram a chegada da estação mais fria do ano, o inverno!

E com o frio se aproximando surgem preocupações e dúvidas como, por exemplo, quais devem ser os cuidados com as plantas, os gramados e os jardins que cultivamos. As plantas merecem e precisam de tratamento especial nesta época do ano, até como uma preparação para a primavera. Retirar as ervas daninhas, aparar a grama, recolher os excessos de folhas, arrumar os canteiros e regar as plantas são alguns dos cuidados. Entretanto, atenção especial também deve ser dada à quantidade de água na hora de irrigar, “Não existe uma quantidade exata para a rega. O importante é verificar se após a rega a água é absorvida completamente pela terra. A aparência deve ser de terra úmida e não encharcada. Não pode haver água empoçada no vaso. Isto prejudica o desenvolvimento da planta. Durante os meses mais gelados, não é aconselhável regar ao final do dia”, explica a paisagista Eliana Azevedo.

Engana-se quem pensa que no inverno os jardins vão ficar opacos, sem vida e que não adianta ter cuidados. O inverno é também uma excelente estação para cuidar e remodelar as áreas verdes. O importante é ter cuidado com o preparo do solo, garantir uma terra bem drenada e rica em nutrientes orgânicos e garantir boa irrigação. Com isso o jardim se desenvolverá bem em qualquer época do ano.

Mas com a correria do dia a dia, como garantir uma irrigação correta das plantas? Existem soluções para esse problema da vida moderna. A Gardena, referência mundial em soluções inteligentes e inovadoras para jardinagem e irrigação residencial, possui uma linha de computadores e controladores que facilitam a programação simples e automática da irrigação dos jardins pelos próprios proprietários, seja em grandes áreas ou em espaços reduzidos.

O Sistema de Irrigação por Gotejamento possui o gotejador regulável e o equalizador de pressão, com escala de quantidades 1-8 litros/hora. O equalizador de pressão permite uma distribuição uniforme de água. “É um modo econômico de irrigação do jardim que pode ser aplicado em varandas, terraços, hortas e jardins decorativos. Ideal também para irrigação de plantas que necessitam de diferentes quantidades de água”, explica Graziela Lourensoni, Gerente de Marketing e Produtos da Gardena.

A marca oferece ainda uma série de ferramentas da linha Combisystem para cuidados do jardim e também para o tratamento do solo. “São produtos ergonômicos que oferecem para cada utilização no jardim a combinação certa cabo/ferramenta, proporcionando assim, um trabalho confortável e eficiente para todos que utilizam, além de não ocuparem espaço ao serem armazenados.” A linha é composta por vassouras, rastelo, fresa em estrela, pá para flores, luvas, ferramentas de corte, entre outros, afirma Graziela.

Image Press
PATRÍCIA CASSEANO COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL LTDA
Gabi Amorim
E-mail: gabi1@grupoimagecom.com.br

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria