Doenças respiratórias: Cuidados básicos auxiliam na prevenção

Especialista dá dicas de como evitar doenças como gripe, resfriado e sinusite e
de como prevenir que a asma e rinite piorem durante a estação mais fria do ano

Dias frios, clima úmido e mudanças bruscas de temperatura ajudam a elevar a incidência de doenças durante o Inverno. A procura por ambientes fechados para fugir do vento gelado é unanime. Isso gera uma concentração maior de pessoas em ambientes fechados e com pouca ventilação, favorecendo proliferação de doenças respiratórias. Com a chegada do Inverno (20/06), a Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br) alerta sobre a importância dos cuidados básicos para prevenir e combater as doenças respiratórias, típicas da estação.  

De acordo com Maria Alenita de Oliveira, pneumologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, mudanças de hábito também são os grandes vilões da estação. “Buscar abrigo em ambientes mais quentes, menores e fechados, na tentativa de se esconder do frio favoresse a propagação de vírus e bactérias, já que a ventilização é escassa. Geralmente, a transmissão de doenças virais como gripes e resfriados acontece pelo ar ou pelo contato físico. A diminuição de ingestão de líquidos e atividades fisicas, que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, também influenciam o adoecimento”, explica a médica.

A queda acentuada da temperatura causa maior incidência de doenças nos dias mais frios. “Cardíacos, hipertensos, idosos, diabéticos e crianças devem redobrar os cuidados com a saúde”, ressalta Maria Alenita.

Segundo a pneumologista, hábitos como manter o ambiente ventilado, conservar as roupas de cama limpas, beber bastante líquido, evitar lugares fechados e pouco arejados, não sair com os cabelos molhados após banho quente, se agasalhar adequadamente, lavar frequentemente as mãos e manter as vacinas em dia, ainda são muito eficazes na prevenção de doenças nesta época do ano.  

Entenda as características e principais sintomas das doenças mais comuns no Inverno

Beneficência Portuguesa de São Paulo  

Com 152 anos completados em 2011, a Beneficência Portuguesa de São Paulo é um dos maiores complexos hospitalares privados da América Latina, com alcance de atendimento de 1,5 milhão de pessoas por ano e excelência em cardiologia, transplantes, neurologia, gastroenterologia, urologia, ortopedia e oncologia. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, projetado para ser referência em oncologia, cardiologia, ortopedia e neurologia, com diferenciais em tecnologia e hotelaria hospitalar.  

  CDN São Paulo
COMPANHIA DE NOTÍCIAS CONSULT. S/C LTDA.
Arícia Orive
E-mail: aricia.orive@cdn.com.br
Fone: (11) 55764591

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria