Cuidados com o corpo e a pele no inverno

Levitas oferece dicas para o cuidado com o corpo e a pele no inverno

Profissionais do Centro de Bem-Estar falam sobre como deve ser a alimentação neste período, o que fazer para não desanimar.

Enquanto entramos na estação mais fria do ano, homens e mulheres se preparam para não cair na tentação das festas juninas e de refeições hipercalóricas e priorizar a saúde e o bem-estar. Pensando nos desafios que surgem com a chegada do inverno, o Centro de Bem-Estar Levitas (www.levitas.com.br) preparou dicas essenciais para ajudar quem pretende manter ou criar uma rotina de atividades físicas e investir nos cuidados com o corpo e alimentação:

Resista ao frio e insista na prática de exercícios

Existe uma explicação lógica para a resistência que criamos na prática de atividades físicas durante o inverno, pois o nosso organismo é o primeiro a sentir as mudanças da estação. No frio, é comum perdermos calor e mobilidade do corpo, sem falar que as baixas temperaturas provocam uma relativa queda no metabolismo, assim como na pressão arterial e frequência respiratória.

O mais importante é deixar a preguiça de lado e não ficar parado, pois o corpo precisa estar em movimento o ano todo. Neste período, o corpo exigirá aquecimentos prolongados e alongamento mais intensos, para evitar lesões, estiramentos, entorses e cãibras.

Muitas atividades físicas entram em baixa no inverno, como os esportes aquáticos e as corridas outdoor – realizadas em parques, clubes ou na rua, por conta das condições climáticas. Mas podemos contornar essa situação facialmente e substituir os treinos externos por atividades dentro de casa, na academia ou em qualquer outro lugar coberto“, afirma o orientador físico e instrutor do Levitas Velocitá, programa de corrida do Levitas, Everton Casagrande.

Para evitar situações de hipotermia, quando a temperatura do ambiente é inferior a do corpo e o indivíduo sofre resfriamento geral do organismo, o especialista recomenda uma alimentação com mais carboidrato, manter-se sempre aquecido, cobrindo as extremidades que são responsáveis pela perda de mais de 50% de calor, além das recomendações básicas de hidratação, aquecimento e alongamento.

Mantenha a pela hidratada

Com a chegada do frio, a pele tende a ficar mais ressecada e exige hidratação constante, no mínimo duas vezes ao dia. Atenção para o tempo em banhos quentes, pois a temperatura elevada da água retira toda a oleosidade natural da pele e pode causar ressecamento. “A dica vale tanto para pessoas com a pele seca quanto para quem possui a pele oleosa, pois a hidratação é fundamental. Abuse de hidratantes e óleos, sem nunca esquecer do protetor solar“, aconselha Renata Klein, fisioterapeuta dermato-funcional do Centro de Bem-Estar Levitas.

No inverno é comum reduzirmos a ingestão de água, o que diminui naturalmente a hidratação da pele, fazendo-a perder um pouco da sua função protetora contra as agressões externas. É importante fazer um esforço para beber de 2 a 3 litros de água todos os dias.

Aproveite as vantagens da estação que implica menor exposição ao sol e aposte em tratamentos mais delicados para pele, como o peeling, aplicações de lasers e cremes a base de ácido retinóico. A finalidade destes tratamentos é estimular a produção de colágeno.

Ao contrário do que dizem, a esfoliação da pele também é indicada neste período, pois feita uma vez por semana ela ajuda na retirada de células mortas e na penetração de cremes para tratamento. O tipo de sabonete utilizado merece atenção especial, é importante sempre verificar na embalagem do produto o nível de pH, que deve estar perto de 5,5, o mais compatível com a pele. Os que possuem fórmulas hidratantes são extremamente indicados.

Alimente-se de forma saudável  

É verdade que sentimos mais fome no inverno, pois estamos em busca de mais energia para estabilizar a temperatura do corpo. Apesar de não ser uma tarefa fácil, essa é a hora certa de reavaliar a alimentação e evitar excessos que podem provocar doenças como hipertensão e obesidade, além de aumentar as chances de problemas cardiovasculares. Para isso, não é necessário abrir mão de delícias da estação como as sopas, foundes e doces tradicionais das festas juninas. Veja algumas dicas muito úteis para deixar os pratos menos calóricos, portanto mais saudáveis:

Sing Comunicação de Resultados
COMUNICAÇÃO SINGULAR DE RESULTADOS LTDA.
Caroline Beralde da Silva
E-mail: cberalde@singcomunica.com.br
Fone: (11) 50917801

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria