Dicas: Previna-se antes de viajar

Quem está saindo de sua cidade durante as férias deve atentar para o calendário de vacinas do viajante

Com a chegada das férias, planejar uma viagem e arrumar as malas não devem ser as únicas preocupações de quem vai visitar outro estado ou país. Colocar o calendário de vacinação em dia é fundamental para garantir proteção a possíveis doenças regionais. Consultar as doses exigidas para cada destino é a forma mais segura de garantir diversão sem preocupação com a saúde.

Entre as principais vacinas indicadas a quem pretende conhecer as cinco regiões brasileiras, destacam-se as doses contra febre amarela, gripe, hepatites A e B, e febre tifóide. Já aqueles que vão para outras países precisam se proteger contra doenças como a gripe influenza, o sarampo, as hepatites A e A+B, a febre amarela, a febre tifóide e a poliomielite, conforme o continente e o país. Vale lembrar que, em alguns locais, determinadas vacinas são pré-requisito.

Quem estiver indo para Londres, deverá ter cuidado redobrado. Além das vacinas recomendadas para o ingresso no Reino Unido, vale o cuidado com doenças presentes em outros países, já que o contato com pessoas de várias partes do mundo é inevitável. Isto porque as doenças respiratórias são transmitidas com aglomeração de pessoas e contato prolongado.

Vacinas contra a meningite dos tipos A, C, W135, Y (estes dois últimos com circulação); a vacina tríplice viral contra a rubéola, a caxumba e o sarampo, este último com vírus que continua circulando pela Europa; a gripe, devido ao H1N1 que ainda circula no mundo. Além disso, existe uma nova vacina que protege ao mesmo tempo contra difteria, tétano, coqueluche, esta reemergente que acomete principalmente as crianças, e poliomielite, que ainda não foi completamente eliminada, ainda endêmica no Paquistão, na Nigéria e no Afeganistão.

A infectologista e gestora do Sabinvacinas, Ana Rosa dos Santos enfatiza que é importante se proteger. “Independente de idade, sexo ou ocupação, todos devem manter seu calendário de vacinação em dia”. Para os viajantes, a orientação é com relação à antecedência das vacinas. “Quem vai viajar deve fazer a vacina recomendada para seu destino com antecedência de, no mínimo, 15 dias para as vacinas de dose única. A vacina vai além da proteção individual, pois evita a disseminação de determinados tipos de doenças”, alerta.

Antes da viagem, confira as dicas e vacinas para os viajantes nos sites www.anvisa.gov.br e www.saude.gov.br/SVS.

PROFISSIONAIS DO TEXTO
Michele Veira
E-mail: michele@ptexto.com.br
Fone: (61) 33270050

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria