Inverno é o grande aliado para quem deseja cuidar do corpo

Especialistas explicam o porquê de o inverno representar o melhor período do ano para os tratamentos estéticos e para aqueles que desejam chegar aos meses mais quentes com tudo em cima

Não há como negar que o verão é a grande vitrine dos corpos malhados e belos, bronzeados pelo sol ou não. Essa é uma das razões para que os brasileiros se mostrem cada vez mais vaidosos. Prova desta vaidade é um mercado estético crescente que, a partir de 2005, mundialmente, totalizou em 155 bilhões de dólares, de acordo com um estudo da Enhanced Eyelashes chamado “Prescription and over-thecounter options”. E os brasileiros como parte desta estatística, têm se preparado cada vez mais para chegar à estação mais quente do ano com “tudo em cima”. Pensando nisso, pode-se dizer que uma boa época do ano para se realizar tratamentos estéticos é o inverno, exatamente para realizar procedimentos com antecedência, permitindo uma recuperação adequada, para estar com tudo em cima no momento certo, ou seja, assim que o calor chegar.

Para falar um pouco mais sobre esta preocupação do brasileiro com a aparência, o dermatologista Dr. Humberto Ponzio, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia, e o cirurgião plástico, Dr. Wilson Novaes, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Internacional da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética, listam os tratamentos mais procurados no inverno, bem como os benefícios desta época do ano para cuidar do corpo e eliminar principalmente manchas de pele, celulite, estrias, rugas, linhas de expressão e realizar cirurgias estéticas.

Procedimentos não cirúrgicos

Geralmente o inverno coincide com um momento de férias mais curtas, o que impossibilita os planos de uma viagem longa e elaborada, mas torna-se um bom período para a realização de procedimentos estéticos que não necessitam de muito tempo para a recuperação e que, em muitos casos, a exposição ao sol deve ser evitada. “A procura por tratamentos estéticos não invasivos aumenta significativamente no inverno, quando a paciente não está preocupada com as férias, mas sim em se cuidar”, ressalta o dermatologista Dr. Humberto Ponzio.

Peelings, aplicação a laser para esfoliação da pele ou aqueles que removem as camadas mais superficiais da pele para tirar manchas, rugas e texturas são muito procurados no inverno, já que a paciente deve ter um controle maior em relação à exposição solar após a realização destes procedimentos” explica o médico.

Além disso, mesmo nos tratamentos onde não há necessidade de evitar o sol, as mulheres ainda preferem fazê-los no inverno com o objetivo de iniciar a primavera e o verão ainda desfrutando dos bons resultados adquiridos. “A toxina botulínica – sendo o BOTOX® a marca mais reconhecida – é um bom exemplo disso. Mesmo sendo um tratamento que não tenha nenhuma contraindicação em relação à exposição solar, as mulheres preferem amenizar as rugas e linhas de expressão juntamente com outros procedimentos – tais como, preenchimento com ácido hialurônico – pela comodidade e para ter um resultado ainda mais completo”, concluí Dr. Ponzio.

Procedimentos cirúrgicos

De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgiões Plásticos Estéticos, o Brasil é o segundo país onde são realizadas mais cirurgias plásticas com 1.592.106 procedimentos por ano, só perde para os Estados Unidos. E desse número, 100.000 cirurgias de implante mamário de silicone são feitas a cada ano no país, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), onde a maior parte, acontece no inverno: “O número de procedimentos cirúrgicos aumenta consideravelmente nesta época, principalmente os da face como a rinoplastia (nariz) e o aumento de mamas com prótese de silicone. Pensando que a paciente não quer se privar do verão e se preparar para ficar ainda mais bonita, as férias do meio do ano é um momento muito propício para estas cirurgias”, afirma o cirurgião plástico Dr. Wilson Novaes.

Outros pontos positivos para a realização da cirurgia mamária no inverno é a recuperação e a cicatrização. “O período de recuperação para uma cirurgia de aumento de seios dura em torno de 15 dias, um tempo relativamente rápido e que pode ser feito num período de férias mais curto. Além disso, é necessário o uso de sutiã cirúrgico que incomodará muito menos no inverno do que no calor excessivo de um país como o Brasil”, explica o médico. No caso da cicatrização, Dr. Novaes também ressalta que “após o quinto mês da realização da cirurgia é que a cicatrização estará quase completa e imperceptível. Caso este tempo não seja respeitado e a paciente não utilizar o protetor solar corretamente, a cicatriz poderá alargar ou até mesmo escurecer”.

Nos dias atuais, além de todos estes benefícios em relação às cirurgias no período do inverno, as pacientes têm se sentido cada vez mais preparadas em realizar procedimentos como o aumento mamário, por exemplo. “O mercado coloca á disposição um número muito variado de tamanhos e formatos de implantes. NATRELLE®, por exemplo, é uma linha com mais de 600 diferentes tamanhos e formatos de próteses de silicone, o que nos auxilia ainda mais no processo de avaliação individual e a indicar a solução mais adequada a cada caso, tanto para as cirurgias de aumento quanto para reconstrução mamária. Além disso, as mulheres têm recebido muito mais informação sobre estes procedimentos e já chegam no consultório melhor preparadas”, conclui o cirurgião plástico.

Para mais informações sobre este e mais temas de saúde e beleza, consulte os sites www.alemdabeleza.com.br e www.natrelle.com.br

Sobre a Allergan

No mercado há mais de 60 anos, a Allergan é uma empresa que atua em diversas especialidades na área de saúde. Comprometida com a descoberta e o desenvolvimento de avanços científicos, sua missão é oferecer tratamentos inovadores e significativos para que as pessoas possam alcançar seu potencial máximo de vida.

Presente em mais de 100 países, a Allergan conta com aproximadamente 10 mil funcionários altamente qualificados e um portfólio global de produtos farmacêuticos: medicamentos de prescrição, isentos de prescrição, biológicos e dispositivos médicos. Utiliza recursos de última tecnologia em pesquisa e desenvolvimento para a fabricação e segurança de produtos que ajudam milhões de pacientes em todo o mundo.

A empresa iniciou sua trajetória com foco na saúde dos olhos. Hoje, a Allergan atua em diversas especialidades médicas, incluindo oftalmologia, neurociências, medicina estética, estética de mama, intervenção em casos de obesidade e urologia. A empresa se orgulha em celebrar mais de 60 anos de avanços médicos e apoio a pacientes e médicos que confiam nos seus produtos, juntamente com seus colaboradores e comunidades nas quais que está presente.

BURSON MARSTELLER S/C LTDA

Mariana Cooke
E-mail: Mariana.Cooke@bm.com
Fone: (11) 30942263

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria