Rejuvenescimento facial vai além da eliminação das rugas

Durante a Reunião Anual de Dermatologistas Latino-Americanos 2012 (RADLA),
especialistas discutiram sobre os benefícios da combinação de tratamentos
faciais para a obtenção de resultados naturais e satisfatórios

Em sua edição de 2012, o XXX RADLA – Reunião Anual dos Dermatologistas Latino-Americanos contou com aproximadamente 5.500 especialistas, que participaram de diversas discussões em torno das mais importantes tendências em tratamentos dermatológicos e rejuvenescimento facial. O evento, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 19 e 22 de maio, trouxe atividades bastante disputadas na programação científica, como o simpósio “SOFT LIFT® – um tratamento, múltiplos benefícios”.

Durante o simpósio, os debates se concentraram no processo de envelhecimento como algo global e multifatorial, que resulta no aparecimento de múltiplos sinais no rosto. O aparecimento de rugas é um dos principais sinais, porém há outros também bastante relevantes como a perda de contorno e volume facial. Tendo isso em vista, os especialistas concordam que, para alcançar o rejuvenescimento natural e harmônico da face, é preciso tratar todos esses fatores por meio da combinação de técnicas. Atualmente, uma das combinações mais realizadas e procuradas nos consultórios médicos é o tratamento SOFT LIFT®, uma combinação de BOTOX® (toxina botulínica tipo A) e JUVÉDERM® (preenchimento de ácido hialurônico).

Para combater os efeitos do envelhecimento, os especialistas recomendam a aplicação de tratamentos temporários. Isso porque o processo de envelhecimento é dinâmico e está em constante evolução conforme a idade dos pacientes avança. Ao utilizar recursos como o SOFT LIFT®, o médico consegue ajustar a técnica de aplicação ao longo do tempo, de acordo com as necessidades do paciente em cada etapa da vida.

Reposição de volume e rejuvenescimento efetivo – Os especialistas apontam que, com o passar do tempo, a pele começa a manifestar sintomas de envelhecimento, como a perda de elasticidade e hidratação, além de alterações importantes na textura. O movimento excessivo da musculatura durante a mímica facial – quando uma pessoa fala ou sorri, por exemplo – proporciona a aparição das rugas dinâmicas. Ao mesmo tempo, a diminuição de colágeno e ácido hialurônico na pele resultam na perda de volume facial. Esses fatores, associados à ação da gravidade, causam alterações de posicionamento das estruturas do rosto, modificando o contorno facial e proporcionando uma aparência envelhecida e pouco atrativa.

O Dr. André Braz , professor de cosmiatria do serviço de dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (P.G.R.J) e membro das Sociedades Brasileira e Americana e Ibero-Latinoamericana de Dermatologia, afirma que é fundamental a redefinição dos contornos faciais na região malar, maçãs do rosto, contorno mandibular e mento (queixo). O tratamento para estas áreas do rosto é indicado quando se observa perda de volume e o uso do ácido hialurônico. “Hoje é necessário que os dermatologistas tratem várias áreas com pequenos volumes ao mesmo tempo, e não fiquem tratando somente uma área como o sulco nasogeniano (bigode chinês), como no passado. Com a linha JUVÉDERM® completa (como JUVÉDERM® ULTRA, VOLUMA e ULTRA PLUS) temos todas as ferramentas para fazermos verdadeiros belos contornos faciais, lembrando sempre que o menos é mais“, explica o especialista.

Entendendo o deslocamento das estruturas faciais – Para se compreender melhor o que acontece com a aparência da face conforme a idade avança, divide-se o rosto em três partes. O terço superior abrange a testa e a linha dos olhos. O terço médio compreende a parte abaixo da linha dos olhos, indo até o nariz. Já o terço inferior é a área da boca e do queixo.

Quando as pessoas são jovens, o terço inferior apresenta uma forma de triângulo invertido (imagem abaixo). Mas, com o processo de envelhecimento e perda de volume facial esta forma vai se perdendo pouco a pouco, até chegar a adquirir uma disposição também triangular, mas agora com a base para baixo.

Os 3 R’s do rejuvenescimento – O conceito dos 3 R’s foi outro ponto bastante debatido pelos participantes do simpósio. De acordo com esse conceito, após realizar o R1: Reposição de Volume Facial para reposicionamento das estruturas, o processo de rejuvenescimento passa pela busca do R2: Relaxamento muscular com aplicação da toxina botulínica tipo A para atenuar as rugas dinâmicas, que são aquelas que se manifestam quando há movimentação dos músculos faciais.

Outro passo em direção a um resultado efetivo é o R3: Redefinição de contornos e o tratamento das rugas estáticas a partir da aplicação de preenchedores de ácido hialurônico. Com uma linha de preenchedores faciais que seja composta por apresentações com diferentes viscosidades, é possível a realização do tratamento desde as rugas mais superficiais até as mais profundas.

Para a Dra. Ada Trindade, médica dermatologista do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo e membro das Sociedades Brasileiras de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica e da Academia Americana de Dermatologiao tratamento com BOTOX® previne e trata rugas dinâmicas (aquelas que aparecem com o movimento, porém com o envelhecimento e a repetição, se tornam permanentes). A especialista sustenta que a toxina botulínica tipo A ajuda também a corrigir assimetrias faciais, como diferença na abertura ocular, no sorriso ou na posição das sobrancelhas. Procura-se relaxar a aparência conferindo aspecto mais natural aos pacientes”.

No caso dos preenchedores a médica também complementa “A linha JUVÉDERM® é composta de vários preenchedores de ácido hialurônico, de concentrações e espessuras variadas, com o objetivo de corrigir defeitos de superfície e de relevo da pele. São produzidos com tecnologia avançada que garantem eficácia, segurança e efeitos duradouros. Estão indicados para correções de linhas, rugas e sulcos faciais, bem como para reposição de volume facial, em áreas onde houve perda pela idade, atividade esportiva excessiva, doenças ou cicatrizes. Os resultados são imediatos e muito naturais, reposicionando estruturas e restabelecendo o aspecto natural dos pacientes, sem cortes ou cirurgias”, finaliza Dra. Ada.

Caso tenha interesse em saber mais sobre tratamentos estéticos faciais, acesse www.alemdabeleza.com.br

  Sobre a Allergan

No mercado há mais de 60 anos, a Allergan é uma empresa que atua em diversas especialidades na área de saúde. Comprometida com a descoberta e o desenvolvimento de avanços científicos, sua missão é oferecer tratamentos inovadores e significativos para que as pessoas possam alcançar seu potencial máximo de vida.

Presente em mais de 100 países, a Allergan conta com aproximadamente 10 mil funcionários altamente qualificados e um portfólio global de produtos farmacêuticos: medicamentos de prescrição, isentos de prescrição, biológicos e dispositivos médicos. Utiliza recursos de última tecnologia em pesquisa e desenvolvimento para a fabricação e segurança de produtos que ajudam milhões de pacientes em todo o mundo.

A empresa iniciou sua trajetória com foco na saúde dos olhos. Hoje, a Allergan atua em diversas especialidades médicas, incluindo oftalmologia, neurociências, medicina estética, estética de mama, intervenção em casos de obesidade e urologia. A empresa se orgulha em celebrar mais de 60 anos de avanços médicos e apoio a pacientes e médicos que confiam nos seus produtos, juntamente com seus colaboradores e comunidades nas quais que está presente.

BURSON MARSTELLER S/C LTDA
Mariana Cooke
E-mail: Mariana.Cooke@bm.com
Fone: (11) 30942263

Tags:

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria