Tratamento alivia os sintomas da artrose

A viscossuplementação consiste na aplicação de ácido hialurônico na articulação do joelho.
Substância é a mesma produzida pelo organismo para impedir o atrito entre os ossos.

A osteoartrite, popularmente conhecida como artrose, é uma doença crônica caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem articular, cuja função é suavizar a movimentação das articulações. O problema é mais comum a partir dos quarenta anos de idade e, segundo especialistas, cerca de 80% das pessoas acima dos 60 anos apresentam ao menos uma articulação com artrose. Os principais sintomas são dores, enrijecimento da articulação afetada ou, nos casos mais avançados, sua imobilidade.

O ortopedista Dr. Luiz Marcos Braga é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), especialista em cirurgia do joelho e artroscopia. Ele cita as possíveis causas da osteoartrite: “É uma doença multifatorial. Os fatores de risco podem ser a idade avançada, o excesso de peso ou uma propensão genética. Entre os jovens, a principal causa são os traumas, as lesões que podem evoluir para uma artrose”, afirma.

De acordo com o médico, as articulações dos joelhos estão entre as mais vulneráveis, já que sustentam o peso do corpo. Ele afirma que o diagnóstico precoce da artrose é fundamental: “É muito importante que a osteoartrite seja tratada a partir do início de seu desenvolvimento, para que possamos evitar uma evolução para estágios mais avançados, de difícil tratamento. Os danos ocorridos na cartilagem articular são irreversíveis”, complementa.

O desgaste progressivo da cartilagem em decorrência da artrose tende a causar fissuras em sua estrutura. Ela passa, então, a liberar pequenos fragmentos em meio ao líquido sinovial – substância viscosa que envolve a articulação e é responsável por “nutrir” a cartilagem. Esses fragmentos causam um processo de inflamação local denominado sinovite. O primeiro sintoma é a dor, e nos casos mais graves a sinovite pode evoluir para um derrame articular, conhecido como “água no joelho”.

A sinovite compromete a qualidade e a quantidade do líquido sinovial, diminuindo sua capacidade de ‘alimentar’ a cartilagem. A inflamação tende, portanto, a acelerar ainda mais a evolução da osteoartrite e o desgaste da articulação”, explica Dr. Luiz.

Tratamento

A osteoartrite é uma doença crônica e progressiva, e uma vez diagnosticada demanda tratamento constante. A viscossuplementação é uma prática amplamente utilizada para o tratamento da artrose. O método consiste na aplicação de ácido hialurônico diretamente na articulação do joelho. A substância é a mesma produzida pelo organismo na composição do líquido sinovial, sendo a principal responsável pela nutrição da cartilagem articular.

O Dr. Luiz Marcos Braga fala sobre os benefícios do tratamento: “A viscossuplementação é hoje consagrada como tratamento padrão para a osteoartrite. Temos comprovação científica de que, nos estágios iniciais, ela retarda a velocidade de destruição da cartilagem articular. Nas fases tardias, tem função de analgesia, de tirar de dor. O ácido hialurônico é um excelente analgésico articular. Dentre os produtos disponíveis para a viscossuplementação, o Fermathron, fabricado pela Merck, é o que apresenta a substância com peso molecular idêntico ao produzido pelo corpo humano”, afirma.

Segundo o especialista, o tamanho da molécula de ácido hialurônico influencia em sua capacidade analgésica. Quanto maior, mais efeito tem contra a dor. No entanto, há um limite de tamanho para que a molécula possa ser absorvida pela matriz cartilaginosa. A razão ideal entre as medidas resulta em uma substância com o máximo potencial de analgesia e de absorção pelo organismo.

A posologia do tratamento varia de três a cinco aplicações, com intervalos de uma semana, e repetição do ciclo a cada seis meses. O tratamento da artrose inclui a prática de exercícios, para o fortalecimento da musculatura, e o uso de medicamentos por via oral. “Com isso podemos controlar a dor e impedir a progressão da doença, evitando uma cirurgia de grande porte”, afirma Dr. Luiz Marcos Braga.

O ortopedista ressalta a importância de se diferenciar a viscossuplementação das infiltrações com corticoides: “Infelizmente há um grande desconhecimento sobre o assunto. A infiltração com o uso de corticoides é extremamente prejudicial à cartilagem articular, ela contribui para sua destruição. Além disso, seu efeito analgésico é pequeno se comparado, por exemplo, ao do ácido hialurônico – esta sim uma substância benéfica para a articulação”, explica.

A Merck

A Merck é a mais antiga indústria farmacêutica e química do mundo. A companhia une essa tradição com a busca constante por inovações nos segmentos em que atua. Com forte presença global, a Merck, fundada na Alemanha há mais de 340 anos, hoje está presente em 67 países e distribui seus produtos em mais de 150. A empresa possui visão de longo prazo e prioriza a pesquisa e o desenvolvimento de inovações nas indústrias farmacêutica e química.
Desde 1995, a empresa possui cerca de 30% do seu capital total cotado na Frankfurt Stock Exchange. Os demais 70% pertencem à família Merck, descendente do fundador. Atualmente, a empresa conta com cerca de 40 mil colaboradores distribuídos por 67 países. A receita total do grupo em 2011 cresceu 11%, ultrapassando os € 10 bilhões. No quarto trimestre de 2011, com um total de € 2.6 bilhões da receita, obteve crescimento de 3,1% em relação ao mesmo período de 2010.
A Merck atua no Brasil desde 1923 e é uma das dez maiores indústrias farmacêuticas do país, de acordo com o IMS Health. Sua sede é no Rio de Janeiro, onde fica também a fábrica de medicamentos. A área Química está localizada na capital paulista e conta com uma planta em Barueri e um depósito em Cotia, na Grande São Paulo. No Brasil, a empresa tem cerca de 1.100 funcionários.
A Merck trabalha em duas frentes, farmacêutica e química, e busca o equilíbrio nesses negócios. A área farmacêutica é composta pelas divisões Merck Serono – de medicamentos de prescrição, Produtos de Consumoe Genéricos. Já a Química compreende as divisões Merck Millipore, com portfólio completo de soluções para análises em laboratórios de pesquisa ou controle de qualidade em indústrias ou instituições de saúde; ePerformance Materials, com pigmentos industriais, ativos e pigmentos cosméticos oferecidos para diversos segmentos, como o de cosméticos, automotivo e de tintas especiais.
A Merck conta com um Programa de Responsabilidade Social Corporativa que tem como princípio o compromisso com os funcionários, com a sociedade e com o meio ambiente. O objetivo é contribuir tanto com a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários – através de uma série de iniciativas e programas específicos – como proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência e crianças e jovens em risco social. Dessa forma, a Merck colabora a partir do apoio a projetos e ações que valorizam a cultura e a cidadania.

WN & P COMUNICAÇÃO LTDA.
Gabriel Versiani
E-mail: gabriel.versiani@wnp.com.br
Fone: (21) 25071821

Tags:,

18 Comments Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria