Mitos e verdades sobre as meias de compressão

Ficar muito tempo de pé ou sentado, o sedentarismo, a má alimentação, o uso do cigarro e de pílulas anticoncepcionais, além da tendência hereditária, são alguns dos fatores que contribuem
para o desenvolvimento de problemas circulatórios nas pernas.

As consequências mais comuns destes hábitos são o surgimento de vasinhos, varizes e edemas de natureza linfática, nos casos mais graves.

As meias de compressão, como as da marca Kendall – que previnem e tratam dos problemas venosos com tecnologia de ponta e rigoroso controle de qualidade –, são importantes armas para ajudar na prevenção e no combate de problemas circulatórios nas pernas. Confira abaixo os mitos e verdades sobre o uso do produto e seus benefícios:

  • Não há métodos de prevenção para problemas circulatórios como varizes.

Mito. Os problemas circulatórios podem ser prevenidos com dieta saudável, abolição do tabagismo, evitando excesso de peso, com a utilização das meias de compressão e a prática regular de exercícios físicos. No caso das meias há diversas graduações de compressão específicas para cada estágio de problema circulatório.

  • Qualquer tipo de meia ajuda em problemas de circulação.

Mito. Apenas as meias de compressão graduada contribuem para a prevenção e tratamento das varizes, problemas circulatórios durante e após a gravidez, casos acentuados de inchaços, pós-cirurgia de varizes e edemas de natureza linfática. As meias Kendall possuem uma compressão graduada que garante uma maior compressão no tornozelo e que diminui à medida que sobe em direção a coxa, facilitando e melhorando a circulação sanguínea.

  • Existem meias de compressão diferentes para homens e mulheres.

Verdade. Existem modelos masculinos e femininos; porém as compressões são as mesmas: suave compressão, média compressão, alta compressão e extra alta compressão.

  • Homens não estão sujeitos a problemas circulatórios.

Mito. Dores, inchaços e sensação de peso nas pernas não são sintomas que acometem apenas as mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) um em cada cinco homens sofre com problemas circulatórios, em especial com as varizes (veias que ficam tortuosas, alongadas e dilatadas devido a diversos fatores, como alterações hormonais, hereditariedade, obesidade, cigarro, vida sedentária, entre outros). Um estudo desenvolvido em Israel e nos Estados Unidos aponta que 3% dos homens e 20% das mulheres têm varizes aos 30 anos de idade. Aos 70 anos de idade até 70% das pessoas podem apresentar varizes dos membros inferiores.

  • Grávidas devem usar meias de compressão para evitar problemas circulatórios durante a gestação.

Verdade. Durante a gravidez o volume de sangue circulando pelo organismo aumenta. Também há o crescimento do útero, responsável por exercer forte pressão nas veias da região pélvica e na veia cava inferior, que drena o sangue proveniente dos membros inferiores e cavidade abdominal. Isso faz com que a pressão sanguínea nas veias das pernas seja maior, influenciando o desenvolvimento de doenças venosas. Com os vasos recebendo maior volume de sangue podem surgir problemas circulatórios nos membros inferiores e, no caso de mulheres que já convivem com o problema, pode ocorrer piora e aparecimento de dores e desconforto. O uso da meia de compressão ajuda a melhorar a circulação sanguínea nas pernas.

  • Não importa o tipo de compressão das meias, todas têm o mesmo efeito.

Mito. Cada compressão é indicada para diferentes tipos e estágios dos problemas circulatórios.

Suave compressão: Seu uso é indicado para prevenção e bem estar. Ajuda a prevenir varizes durante e após a gestação, para quem faz uso de pílulas anticoncepcionais, para quem fica muito tempo em pé ou sentado, para quem tem propensão hereditária e é recomendável para viagens de longa distância (previne a Síndrome da Classe Econômica).

Média compressão: É indicada para quem sente dores acentuadas nas pernas no final do dia. Nos casos acentuados de inchaço, dores, cansaço e varizes nas pernas. Durante e após a gestação, para quem faz uso de pílulas anticoncepcionais, para quem fica muito tempo em pé ou sentado, para quem tem propensão hereditária e, antes e após cirurgias.

Alta compressão: É indicada para quem tem varizes ou inchaço nas pernas em estágio avançado. Nos casos graves de inchaço, dores, cansaço e doenças venosas.

Extra-alta compressão – É indicada para pessoas com quadros varicosos intensos, úlceras venosas pós-trombóticas, edemas acentuados persistentes, graus extremos de elefantíase, além de tratar dermatofibrose acentuada.

  • O inverno faz com que surjam mais varizes.

Verdade. Por conta do frio, as pessoas tendem a se exercitar menos e a consumir alimentos mais calóricos, ocasionando o surgimento de algumas complicações vasculares, como problemas circulatórios periféricos, além de varizes e vasinhos nas pernas.

  • As propriedades da meia desaparecem após a lavagem.

Mito: Se forem seguidas as dicas de como lavar a meia, seu efeito permanece intacto.

Dr. Celso Ricardo Bregalda Neves,

médico da Divisão de Cirurgia Vascular do Hospital das Clínicas da FMUSP
e secretário geral da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.

Sobre as Meias Kendall

Presente no Brasil há 50 anos, a Kendall, marca de tradição, sucesso e confiança, se estabeleceu para a classe médica como sinônimo de meia terapêutica. A marca é a mais prescrita pelos médicos para prevenir e tratar problemas venosos com conforto e moderna tecnologia. www.kendall.com.br

  Sobre a Hanesbrands Inc.

A Hanesbrands Inc. é líder mundial na venda de roupas casuais e íntimas com marcas de consumo de grande expressão como Hanes, Champion, Playtex, Bali, Just My Size, Barely There e Wonderbra. A empresa é responsável pelo desenvolvimento, manufatura, fornecimento e venda de camisetas, lingerie, roupas íntimas masculinas, meias e roupas esportivas. A Hanebrands possui aproximadamente 45 mil funcionários em mais de 25 países. Mais informações estão disponíveis no web site www.hanesbrands.com.br

PLANIN PLANEJAMENTO DE INFORMAÇÕES

Ana Carolina Alves
E-mail: anacarolina@planin.com
Fone: (11) 21388900

Tags:,

1 comentário Quero comentar!

  • É normal a meia calça sigais apertar na circunferência da cintura e barriga.

    Comentário por: Jaqueline — 11 de outubro de 2017 @ 15:04

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria