Mitos e verdades sobre as meias de compressão

Ficar muito tempo de pé ou sentado, o sedentarismo, a má alimentação, o uso do cigarro e de pílulas anticoncepcionais, além da tendência hereditária, são alguns dos fatores que contribuem
para o desenvolvimento de problemas circulatórios nas pernas.

As consequências mais comuns destes hábitos são o surgimento de vasinhos, varizes e edemas de natureza linfática, nos casos mais graves.

As meias de compressão, como as da marca Kendall – que previnem e tratam dos problemas venosos com tecnologia de ponta e rigoroso controle de qualidade –, são importantes armas para ajudar na prevenção e no combate de problemas circulatórios nas pernas. Confira abaixo os mitos e verdades sobre o uso do produto e seus benefícios:

  • Não há métodos de prevenção para problemas circulatórios como varizes.

Mito. Os problemas circulatórios podem ser prevenidos com dieta saudável, abolição do tabagismo, evitando excesso de peso, com a utilização das meias de compressão e a prática regular de exercícios físicos. No caso das meias há diversas graduações de compressão específicas para cada estágio de problema circulatório.

  • Qualquer tipo de meia ajuda em problemas de circulação.

Mito. Apenas as meias de compressão graduada contribuem para a prevenção e tratamento das varizes, problemas circulatórios durante e após a gravidez, casos acentuados de inchaços, pós-cirurgia de varizes e edemas de natureza linfática. As meias Kendall possuem uma compressão graduada que garante uma maior compressão no tornozelo e que diminui à medida que sobe em direção a coxa, facilitando e melhorando a circulação sanguínea.

  • Existem meias de compressão diferentes para homens e mulheres.

Verdade. Existem modelos masculinos e femininos; porém as compressões são as mesmas: suave compressão, média compressão, alta compressão e extra alta compressão.

  • Homens não estão sujeitos a problemas circulatórios.

Mito. Dores, inchaços e sensação de peso nas pernas não são sintomas que acometem apenas as mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) um em cada cinco homens sofre com problemas circulatórios, em especial com as varizes (veias que ficam tortuosas, alongadas e dilatadas devido a diversos fatores, como alterações hormonais, hereditariedade, obesidade, cigarro, vida sedentária, entre outros). Um estudo desenvolvido em Israel e nos Estados Unidos aponta que 3% dos homens e 20% das mulheres têm varizes aos 30 anos de idade. Aos 70 anos de idade até 70% das pessoas podem apresentar varizes dos membros inferiores.

  • Grávidas devem usar meias de compressão para evitar problemas circulatórios durante a gestação.

Verdade. Durante a gravidez o volume de sangue circulando pelo organismo aumenta. Também há o crescimento do útero, responsável por exercer forte pressão nas veias da região pélvica e na veia cava inferior, que drena o sangue proveniente dos membros inferiores e cavidade abdominal. Isso faz com que a pressão sanguínea nas veias das pernas seja maior, influenciando o desenvolvimento de doenças venosas. Com os vasos recebendo maior volume de sangue podem surgir problemas circulatórios nos membros inferiores e, no caso de mulheres que já convivem com o problema, pode ocorrer piora e aparecimento de dores e desconforto. O uso da meia de compressão ajuda a melhorar a circulação sanguínea nas pernas.

  • Não importa o tipo de compressão das meias, todas têm o mesmo efeito.

Mito. Cada compressão é indicada para diferentes tipos e estágios dos problemas circulatórios.

Suave compressão: Seu uso é indicado para prevenção e bem estar. Ajuda a prevenir varizes durante e após a gestação, para quem faz uso de pílulas anticoncepcionais, para quem fica muito tempo em pé ou sentado, para quem tem propensão hereditária e é recomendável para viagens de longa distância (previne a Síndrome da Classe Econômica).

Média compressão: É indicada para quem sente dores acentuadas nas pernas no final do dia. Nos casos acentuados de inchaço, dores, cansaço e varizes nas pernas. Durante e após a gestação, para quem faz uso de pílulas anticoncepcionais, para quem fica muito tempo em pé ou sentado, para quem tem propensão hereditária e, antes e após cirurgias.

Alta compressão: É indicada para quem tem varizes ou inchaço nas pernas em estágio avançado. Nos casos graves de inchaço, dores, cansaço e doenças venosas.

Extra-alta compressão – É indicada para pessoas com quadros varicosos intensos, úlceras venosas pós-trombóticas, edemas acentuados persistentes, graus extremos de elefantíase, além de tratar dermatofibrose acentuada.

  • O inverno faz com que surjam mais varizes.

Verdade. Por conta do frio, as pessoas tendem a se exercitar menos e a consumir alimentos mais calóricos, ocasionando o surgimento de algumas complicações vasculares, como problemas circulatórios periféricos, além de varizes e vasinhos nas pernas.

  • As propriedades da meia desaparecem após a lavagem.

Mito: Se forem seguidas as dicas de como lavar a meia, seu efeito permanece intacto.

Dr. Celso Ricardo Bregalda Neves,

médico da Divisão de Cirurgia Vascular do Hospital das Clínicas da FMUSP
e secretário geral da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.

Sobre as Meias Kendall

Presente no Brasil há 50 anos, a Kendall, marca de tradição, sucesso e confiança, se estabeleceu para a classe médica como sinônimo de meia terapêutica. A marca é a mais prescrita pelos médicos para prevenir e tratar problemas venosos com conforto e moderna tecnologia. www.kendall.com.br

  Sobre a Hanesbrands Inc.

A Hanesbrands Inc. é líder mundial na venda de roupas casuais e íntimas com marcas de consumo de grande expressão como Hanes, Champion, Playtex, Bali, Just My Size, Barely There e Wonderbra. A empresa é responsável pelo desenvolvimento, manufatura, fornecimento e venda de camisetas, lingerie, roupas íntimas masculinas, meias e roupas esportivas. A Hanebrands possui aproximadamente 45 mil funcionários em mais de 25 países. Mais informações estão disponíveis no web site www.hanesbrands.com.br

PLANIN PLANEJAMENTO DE INFORMAÇÕES

Ana Carolina Alves
E-mail: anacarolina@planin.com
Fone: (11) 21388900

Tags:,

25 Comments Quero comentar!

  • bom dia fui ao médico porque estava com muitas dores nas pernas,fiz exames,estou tomando medicamento, pois meu cólesterol esta muito alto,mais uma coisa que não entendi, o médico falou que estou com refluxo no joelho e o sangue não esta subindo para a veia do coração, o que essa meia com compressão tem a ver com essa cituação,não vai continuar a comprimindo o sangue? já que esta apertando.por favor me responda, stou na duvida ao usar essa meia, já estou até usando mais acho que não tem nada a ver sendo que não tenho nem verizes

    Comentário por: NILZA BRITO — 1 de outubro de 2014 @ 10:50

  • Comprei uma kendall de média compressão 7/8 meia coxa tamanho p e meus pés começaram a inchar depois que comecei usar, ela aperta um pouco o pé, mas na perna fica normal, gostaria de saber se é normal, ou o tamanho está errado, pois medi, e está no tamanho certo pra mim!

    Comentário por: davia — 1 de novembro de 2014 @ 12:38

  • Sofri acidente na perna direita , o medico receitou pra usar a meia … Uso nas duas pernas ou somente na que sofri acidente ??

    Comentário por: Daniel Derminio — 15 de dezembro de 2014 @ 21:13

  • Fiz cirurgia das varizes em abril de 2012 com a retirada da safena esquerda de tornozelo até a virilha. Depois de 4 meses iniciei aplicação nos vazinhos, fiz a primeira em agosto e a segunda em setembro, quatro dias depois desta aplicação veio a trombo flebite em novembro veio a TVP acompanhada da embolia pulmonar. Minha médica diz que infelizmente não poderei passar por novo cirurgia e tenho muitas dores nas pernas ela me receitou meias Kendall média compressão só que me sinto muito desconfortavel com as meias, será que existe algum tipo de meia feita de algodão ou algum material que não seja tão quente?

    Comentário por: Eliane — 29 de janeiro de 2015 @ 23:21

  • Tenho varizes sinto as pernas cansadas e pesadas quando ando tenho dores quando alongo os musculos e gostaria de saber que tipo de grau de compressao usar e que meias usar para o meu problema

    Comentário por: ana — 12 de maio de 2015 @ 8:24

  • boa tarde! bom eu sofri um tvp em 2006 ja tratei e tudo corria bem, mas tive que passar por uma cirurgia a uns 2 meses e meu poblema veio novamente a querer aparecer, o medico me receitou que eu usasse tbm a meia sigvaris, a minha duvida é: a meia ta normal mas a costura da virilha, pois a minha meia é de uma perna só,a costura ta apertando muito, e o meu medo é de apertar a veia no meio e proibir de passar o sangue, me ajudem por favor obrigado

    Comentário por: maria antonia pereira de castro — 19 de agosto de 2015 @ 13:14

  • Por favor me ajude estou com zumbido será que isso tem aver com mal circulação . será que se eu usa a meia vai adianta. Espero resposta.

    Comentário por: Ednalva curcino — 28 de agosto de 2015 @ 20:18

  • Há um mês fiz cirurgia das varizes, mas não precisei retirar a safena. Gostaria de saber por quanto tempo é recomendado a utilizar a meia? Obrigada

    Comentário por: Ana Paula Morais Silva — 18 de novembro de 2015 @ 18:26

  • Tive tvp a 15 anos em uma perna, gostaria de usar a meua somente nessa perna, posso fazer isso? Aguardo, obrigada

    Comentário por: Maria da graça tobini — 30 de dezembro de 2015 @ 9:44

  • Gostaria de saber se apenas com a utilização da meia os vasinhos somem e se é verdade que mesmo fazendo a cirurgia os vasinhos voltam depois?

    Comentário por: Erica — 9 de janeiro de 2016 @ 22:34

  • gostaria de saber se pode colocar a meia e ficar o dia inteiro em casa. Se sair pra fazer caminhada ir com a meia ou sem a meia. Historia de trombose ,ja visto pelo medico, a usar meia de alta compressao sigvaris….ja foi passado pelo medico. obrigada.

    Comentário por: maura — 23 de janeiro de 2016 @ 18:11

  • Bom dia estou na segunda gestação de 19 semanas, já estavam aparecendo as varizes… comecei a usar a meia kendal media compreensão, usei por dois dias, e as varizes aparentemente pioraram, ficaram mais pretas um horror será que o uso da meia faz isso acontecer mesmo?
    o que vcs indicam para amenizar o quadro, continuo com a meia, a drenagem linfatica , hifroginastica, por favor me de uma luz…
    fico no aguardo

    Comentário por: Vanessa — 3 de fevereiro de 2016 @ 11:50

  • Devemos usar pôs cirurgia de vesícula a meia o dia todo e dormir com com ela?
    Ou só durante o dia?

    Comentário por: Solange Leal — 5 de fevereiro de 2016 @ 0:13

  • Olá, eu faço sesoes de escleroterapiia e tenho uma dúvida sobre as meias. O medico passo o grau de compressão q preciso so q comprei as… meia calça… porque som mais confortável para mim
    gostaria conhecer si fiz errado ao comprar elas. Som para tratamento após Escleroterapia

    Comentário por: Manudor — 6 de fevereiro de 2016 @ 9:37

  • fui diagnosticada com refluxo da safena do joelho pra baixo na perna esquerda, o medico prescreveu o uso da meia de compressão, devo usar nas duas pernas já que o problema é só em uma?

    Comentário por: Ana Paula — 13 de março de 2016 @ 11:20

  • ola tenho 20 anos tenho veias muito grossas nas duas pernas e agora ,ja tenho nas coxas ,cada tempo vem almentando mais , ja usei meias que vem ate os joelhos mais nao adiantou nao pra mim ,. nao quero conviver com essas veias grossas nas minhas pernas ,sou muito jovem e quero acabar com elas , pois hoje eu deixei de fazer coisas que eu fazia antes ,quanddo eu estou caminhando e paro fico com vergonha quando olham pra minhasss pernas , .ja nao sei o qque fazer , alguem me ajude por favor , sera que eu posso fazer essa tal cirurgia ? sera que funciona mesmo ?

    Comentário por: rodrigo santos — 23 de março de 2016 @ 0:01

  • meu deus e muito mesmo usar amei amei saber oque significa mei agoora meu lem,a e descobrir oque significa tenis rsrrsrss eu sei que e meio besta mais vai saber neeh kkk maas amei saber oque significa e bem ,importante usar meia,neh slk ,kkkk amei muito mesmo kk.Queria saber quem fooi que escreveu isso porque eu achei muito importante pfts ……………bjs bjs bjs bjs bjs bjs bjs bjs bjs bjs bjs bjs bjs bjs bj sbj bjs bjs bjs bjs bss bjs bjs bjs bss……………tcha tcha tcha tcha tcha

    Comentário por: leticia ferreira da rocha santos — 23 de março de 2016 @ 0:50

  • Res:Rodrigo santos. Eu tenho 22 anos, e como você tinha uma variz horrível na coxa, alta e que encomodava. Fiz a cirurgia a poucos dias de remoção, a minha era a safena. Ainda estou em fase de recuperação, mas já sinto melhora, elas nao estao mais altas,apesar roxas em função da cirurgia que passa em pouco tempo. Eu super recomendo, ainda mais pela sua idade assim como eu, com o tempo elas pioram e podem trazer problemas mais sérios de saude.

    Comentário por: Aline — 30 de março de 2016 @ 1:12

  • Meu pai está com as pernas escuras e arroxeadas, o clínico passou para ele usar meia de média compressão, segundo o médico ele tem coração inchado , ele pode usar meia de compressão?

    Comentário por: ANGELICA maximiano — 15 de abril de 2016 @ 5:47

  • meu recado vai para Eliane.A minha angiologista me passou uma meia que não esquenta e comprei numa farmácia especializada. Não gosto da kendall já usei e não me dei bem. mas essa uso o dia todo e se pudesse dormia com ela.Comprei duas.A meia calça que da muito trabalho para vestir e a do joelho para baixo.
    Massageio minhas pernas antes de dormir com pomadas apropriadas que tem extratos de Arnica, Alecrim,e Óleo de Copaíba.
    Outra coisa muito boa que faço, mas não sou persistente, é o Vaso Capilar da Unibiótica.
    Tenho uma amiga, que não precisou fazer a cirurgia só com esse exercício.Ela fazia 30 minutos.Ligava a televisão e fazia.Você deita num colchonete e coloca no pescoço ou uma toahla enrrolada em forma de rolo ou um catálogo de telefone.Enrrola e prende com barbante.( eu tenho um travesserinho de madeira).Levanta os pés e as mãos ( como uma baratinha quando morre) e mexe os braços e as mãos e conta até 100. Basta colocar unibiótica no youtube que vocês vão ver.Tem os exercícios completos.
    O período que eu fiz a Unibiótica tive muita saúde. Gislene

    Comentário por: Gislene macedo — 29 de abril de 2016 @ 1:31

  • Faço uso das meias venosan, mas quando chega no final da tarde que retiro sinto uma coceira muito forte que não durmo de tanto coçar , o que devo fazer? Pois parei de usar não aguentava mais, por favor preciso de orientações.obrigada

    Comentário por: ivani — 24 de maio de 2016 @ 17:25

  • Olá minha vó teve um AVC,e ficou com o lado direito quase sem movimento,e fica com a perna bem fria,gostaria de saber se ela pode usar essas meias?
    Aguardo resposta,desde já agradeço. Obrigada

    Comentário por: Syndell dos santos Rodrigues de Souza — 7 de junho de 2016 @ 16:56

  • Eu fiz a cerugia com 4 dias coloquei ameia tô me csentido bem queria seber se posso uzar diretor porque aindagação estou em repouso faz mal?será prejudicar?

    Comentário por: Regiane — 1 de setembro de 2016 @ 13:21

  • Comprei meias media compressão 3/4 da sigvaris 20-30 mmhg, o problema é que quando tiro fica coçando a parte onde a meia faz a pressão e apareceu umas manchas vermelhas nos dois braços e também fica coçando nos braços também… alguém já teve isso e sabe como resolver? O pior é que a sigvaris é uma das melhores meias e mesmo assim foi com ela que tive esse problema..

    Comentário por: Jairo — 22 de fevereiro de 2017 @ 14:51

  • Ola ,por recomendações medica estou usando meias , mas estou com ulcera de varicose e esta imflamada dificil de por , pq e bem no tornozelo passei ate mau pq doeu muito , e agora a ulcera que estava aparentemente seca voltou a sair um líquido amarelo e vermelho da ferida e voltou a doer muito, que nao consigo nem apoiar o pe no chao.Isso é normal? To evitando de usar a meia pois a dor é fora do comum

    Comentário por: sueli santos — 17 de março de 2017 @ 22:57

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria