Manteigas Saudáveis

Manteigas Saudáveis – Opções nutritivas e saborosas para o seu dia a dia
Manteigas de castanhas, de azeite e better butter são as sugestões
da Nutricionista Natália Colombo

A maioria das pessoas tem uma dificuldade imensa de abandonar a boa e velha manteiga de cada dia, mesmo sabendo dos problemas que seu uso constante pode causar para a saúde.

A manteiga, rica em gordura saturada, em excesso aumenta o risco de doenças cardiovasculares e contribui para a inflamação do organismo.

A margarina, acaba sendo pior ainda. Durante o processo de hidrogenação que acontece para que ela fique sólida como a manteiga são formadas as gorduras trans, que aumentam a inflamação do organismo, alteram a pressão arterial e os níveis de LDL, diminuindo o HDL e aumenta consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares. Mas existem opções mais saudáveis, rápidas e práticas pra se deixar de lado o mau hábito de consumir manteiga e margarina.

Manteigas de oleaginosas

As oleaginosas possuem uma grande quantidade de gorduras boas, ou seja, ácidos graxos mono e poliinsaturados e portanto devem fazer parte de uma alimentação balanceada.

Mas quem disse que só há uma forma de consumi-las?

A manteiga de oleaginosas pode ser usada para passar no pão, torrada, biscoitos ou da maneira que preferir.

Benefícios:

Manteiga de Castanhas:

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Variações: Adicione a manteiga de amêndoas ou nozes: 1 pitada de sal + 1 colher de chá de canela em pó + 1 colher de sobremesa cheia de xarope de agave, açúcar mascavo ou mel.

Variações: Adicione a manteiga de avelãs: 1 a 2 colheres de sopa de cacau em pó + 1 colher de chá cheia de extrato de baunilha + 1 a 2 colheres de sopa de xarope de agave e 1 pitada de sal.

Dura até 3 meses na geladeira.

Esta manteiga, leve doce é adaptável em pratos doces e salgados. Experimente manteiga de amêndoas em um sanduíche com maçãs e queijo brie ou queijo Gouda.

Atenção: 1 colher de chá de manteiga de oleaginosas tem 36 calorias (1 colher de chá de manteiga=40Cal, 1 colher de chá de margarina=40 Cal), portanto deve ser consumida em moderação e sem exageros.

Better Butter ou Manteiga Melhorada

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Leve todos os ingredientes ao processador, quando ficar na consistência de pasta, leve a geladeira até endurecer.

OBS: é uma manteiga melhorada, mas ainda não deixa de ser manteiga, portanto consuma com moderação!

OBS: Essa opção é muito boa para quem esta tentando diminuir o consumo de manteiga.

Misturando com o azeite é possível diminuir os impactos negativos da manteiga e agregar os positivos do azeite. Além disso, quando você acrescenta ervas, você adiciona os benefícios dos fitoquímicos presentes.

Atenção: Consuma com moderação, pois embora seja mais saudável do que a manteiga convencional, ainda tem uma quantidade relevante de gordura saturada.

Manteiga de azeite

Ingredientes:

Misture todos os ingredientes, ou bata tudo no liquidificador, e leve a geladeira. Ela vai endurecer e pode ser usada como manteiga.

O azeite de oliva extravirgem previne contra doenças cardiovasculares, diminuindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom), além disso, previne contra alguns tipos de câncer, é antiinflamatório, ajuda na diminuição da gordura visceral, melhora a saúde da pele, entre outros.

Portanto, porque não utilizar todos esses benefícios na forma de uma manteiga bem mais saudável??

A receita é bem simples, a base é o azeite! Dentro disso você pode incluir seus temperos e misturas favoritas e criar a sua própria manteiga!

Calorias? 1 colher de chá tem 40 cal., o mesmo que as outras, mas essa tem muito mais benefícios!!!

A Dra. Natália Colombo

é Nutricionista pela UNIMEP-Universidade Metodista de Piracicaba, Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional Pela VP Consultoria Nutricional Divisão Ensino e Pesquisa em parceria com a UNICSUL (Universidade Cruzeiro do Sul), Pós-graduada em Nutrição Clínica pelo GANEP, Mestranda em Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da USP e Diplomada pelo Institute for Functional Medicine (IFM) em “Aplying Functional Medicine in Clínica Practice”, Baltimore – EUA, MBA em Administração de Empresas pela FGV-Fundação Getúlio Vargas.

Em 2012 participou em importantes congressos internacionais nos EUA, como a 10th International Conference realizada em março, na UCSB em Santa Bárbara, na Califórnia, EUA.

NCNUTRE – Nutrição Funcional Individualizada

Nutricionista Clínica Funcional: Dra. Natália Colombo – CRN-3 nº 22.681
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A Dra. Natália Colombo está à disposição como fonte de informações sobres os vários temas da Nutrição. Mais informações para Imprensa:

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Jornalista: José Maria Filho- MTb 19.852
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