Sapatos podem causar sérios danos à saúde

Sapatos: O acessório mais desejado pelas mulheres pode causar sérios danos à saúde
O fisioterapeuta Dr. Rodrigo Peres revela os malefícios que os saltos
podem causar à saúde feminina e alerta como preveni-los.

Qual mulher que não gosta de salto alto? Sem dúvidas, este acessório se tornou um dos maiores símbolos femininos. O salto alto traz um toque de elegância, sensualidade e sofisticação para as mulheres, mas o uso excessivo dele pode causar danos à saúde. Por estilo, ou por necessidade profissional, o uso se torna constante, assim como, as dores na coluna, problemas no joelho e até o encurtamento dos músculos da panturrilha.

Mas os problemas não param por aí, o fisioterapeuta responsável pela equipe da Central da Fisioterapia, Dr. Rodrigo Peres, relata que a maior porcentagem de danos causados pelo uso do salto alto, é refletido na coluna. Segundo ele, os sapatos com o salto muito alto, deixam o calcanhar muito elevado, jogando o corpo para frente e causando a hiperlordose, o que compromete a postura.

Por conta desta inclinação, a distribuição do peso do corpo aumenta e se concentra na articulação do joelho, provocando uma sobrecarga que se transforma em dores fortes. E para prevenir estas lesões, principalmente na coluna lombar e no joelho, o profissional indica o fortalecimento muscular, indicado para estabilizar a articulação e diminuir o risco de alteração do alinhamento articular.

Uma pesquisa realizada com quem usa salto alto frequentemente revelou que suas fibras musculares são, em média, 13% menor do que aquelas que usam de vez em quando, ou daquelas que não usam. A fisioterapia também auxiliar na prevenção de um possível encurtamento muscular, já que os alongamentos e os fortalecimentos evitam os desvios articulares e dores constantes.

Para manter todos os músculos bem alongados, é importante um treinamento preventivo, principalmente com os músculos da coluna, posteriores das coxas e pernas, que estão diretamente envolvidos. Após uma avaliação postural feita por um profissional, ele irá prescrever uma série de alongamentos específicos com a finalidade de prevenir ou diminuir os riscos de possíveis lesões.

O ideal durante a semana, é fazer um rodízio entre saltos altos e baixos, evitando que os pés se acostumem apenas com um tipo específico de salto. Quando o uso de salto é diário, é recomendável usar no máximo 4 cm., e nada de saltos fino, os mais grossos dão maior sustentação e equilíbrio para o corpo“, resume o especialista.

A fisioterapia tem realizado um trabalho de consciência corporal onde cada indivíduo compreende de maneira clara e simples todas as funções de seus músculos e articulações evitando assim, possíveis lesões advindas de más posturas adquiridas ou até mesmo da má utilização de saltos altos.

Sobre a Central da Fisioterapia:

Projetada para ser um centro de referência em reabilitação física, a Central da Fisioterapia nasceu da ideia de um fisioterapeuta em reunir os melhores profissionais do segmento para atuar em domicílio, e assim, além de humanizar o tratamento, facilitar o atendimento de pessoas com dificuldade de locomoção. Tendo como lema um atendimento totalmente especializado, a fim de potencializar a recuperação ou prevenção que o paciente necessita, sempre no conforto e praticidade da própria casa, a equipe comandada pelo Dr. Rodrigo Peres. Acesse: www.centraldafisioterapia.com.br

MKT House Comunicação Integrada

Ana Paula Deodato
E-mail: anapaula@mkthouse.com
Fone: (11) 30711615

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria