Infertilidade masculina é alarmante

Infertilidade masculina é tão alarmante quanto o aquecimento global,
dizem especialistas

Não é de hoje que cientistas especializados em reprodução humana têm alertado: a infertilidade masculina preocupa tanto quanto o aquecimento global. Essa opinião é compartilhada por pesquisadores da Universidade de Copenhagen (Dinamarca), que afirmam que um em cada cinco jovens adultos com idade entre 18 e 25 anos tem produção anormal de espermatozoides. Mais: apenas entre 5% e 15% de seu esperma tem boa qualidade dentro dos padrões internacionais de saúde.

Inúmeros fatores ambientais têm contribuído para o aumento da infertilidade masculina, como os elevados índices de poluição do ar, o uso abusivo de agrotóxicos e pesticidas nas plantações e de hormônios anabolizantes nas criações (aves, principalmente), a contaminação da água por esses mesmos agentes químicos, além do aumento no consumo de alimentos industrializados – que contêm altas taxas de conservantes.

Há que se ressaltar que a população masculina vem sentindo as consequências do meio ambiente desde o útero materno”, diz Edson Borges, especialista em reprodução humana e diretor do Fertility – Centro de Fertilização Assistida, em São Paulo. “As mulheres também estão expostas aos mesmos fatores agressivos à saúde. Gestantes que comem muita carne vermelha (rica em substâncias químicas potencialmente prejudiciais), por exemplo, comprovadamente exercem influência negativa sobre a futura fertilidade de um bebê do sexo masculino”.

Além de fatores relacionados ao meio ambiente, o especialista alerta que o fator social também conta bastante para dificultar uma gravidez dentro dos padrões normais, ou seja, dentro do período de um ano com tentativas regulares. “O estresse é um fator social muito importante e que, inclusive durante o tratamento de fertilização in vitro, procuramos controlar de modo a não interferir negativamente no processo. É importante ressaltar que os homens também devem ter coragem para pesquisar a causa de sua infertilidade. Caso contrário, perderão a chance de experimentar um dos sentimentos mais nobres e compensadores, que é ser pai”.

Dr. Edson Borges,

diretor científico do Fertility – Centro de Fertilização Assistida – www.fertility.com.br –
e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA).

Press Página Projetos de Comunicação

H H Paiva – ME
Mateus
E-mail: redacao5@ppagina.com.br
Fone: (11) 28949976

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria