Exercícios de menor duração podem ajudar a emagrecer

Exercícios de menor duração e maior intensidade podem ajudar a emagrecer

Já é possível aliar tempo e exercícios físicos de curta duração e alta intensidade: chama-se Vibe Class

Recentemente foi divulgada uma pesquisa realizada pela Brigham and Women’s Hospital e pela Harvard Medical School, nos Estados Unidos, que mostrou que o sedentarismo pode ser tão prejudicial quanto fumar, uma vez que favorece o desenvolvimento de inúmeras doenças crônicas, como diabetes, por exemplo.

Os especialistas descobriram que não praticar exercícios moderados por, pelo menos, 150 minutos durante a semana estava relacionado a 5,3 milhões de mortes no mundo em 2008. O número representa 9% de todas as mortes anuais no planeta. O número, entretanto, é contestado por Timothy Armstrong, coordenador do programa de vigilância e base-populacional da Organização Mundial da Saúde. Segundo ele, a estimativa é de que a inatividade física seja responsável por 3,2 milhões de mortes por ano no mundo. Ainda assim, ele reforça que o sedentarismo, de fato, é um importante fator de risco para inúmeras doenças que podem matar, ficando atrás apenas da hipertensão, do tabagismo e do colesterol alto.

Já um estudo conduzido por Artur Weltmann, da Universidade de Virginia constatou que exercícios de menor duração e maior intensidade podem ajudar a emagrecer, com isso, melhorando a qualidade de vida. O Professor do Curso de Educação Física da PUCPR, Dr. Rogério Fermino, explica que qualquer atividade física gera gasto calórico, mas “vale avaliar a intensidade desse exercício”, explica Fermino. O que não pode, segundo ele, é o acomodar, com alimentação inadequada e sem qualquer tipo de atividade física.

Doutor Fermino ainda explica, que os exercícios de curta duração, com elevada intensidade, são importantes por auxiliar na elevação do gasto calórico total. “Os exercícios mais intensos são os melhores para proporcionar benefícios para saúde e aptidão física em geral”, explica.

Já para aquelas pessoas que precisam se exercitar, de forma orientada, mas não se sentem a vontade em ambientes de academias ou clubes convencionais, e também os exercícios indicados da musculação não são atraentes, existem outras possibilidades de sair do sedentarismo, como por exemplo, caminhadas, nadar, pedalar e também exercícios direcionados em plataformas vibratórias.

Alguns estudos foram realizados e outros estão em fase de finalização, tanto no Brasil, quanto no mundo, que mostram exercícios realizados nas plataformas vibratórias funcionam bem, desde que, a execução técnica do movimento e a utilização de sobrecargas sejam adequadas para cada pessoa”, comenta Fermino.

Aurélio Alferi Neto, um dos idealizadores da Vibe Class, um método de exercícios sobre plataformas vibratórias informatizadas, avalia que os benefícios de se exercitar utilizando as plataformas está o alto gasto calórico, melhora da postura e do tônus muscular. “Somente com a plataforma vibratória, com a contração de grupos musculares, o aluno tem um gasto que gira em torno de 15 a 20% superior à exercícios convencionais. Se realizar os exercícios funcionais com acessórios, tais como bola e elásticos, o gasto calórico pode aumentar em 50 a 60%”, salienta Alferi. Diferente dos exercícios convencionais de musculação, a prática nas plataformas vibratórias permite que o aluno não fique parado. “Enquanto repousa-se um músculo, trabalha-se outro”, avalia.

Conceito Agência de Noticias e Adm de Portais Ltda

Celmira Milleo Costa
E-mail: sumi_costa@conceitonoticias.com.br
Fone: (41) 35280654

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria