29/08: Dia Nacional do Combate ao Fumo

Dia Nacional do Combate ao Fumo:
tabagismo afeta padrões do sono e causa doenças graves
Data é um alerta para os malefícios do cigarro

O dia 29 de agosto é considerado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.  A data chama a atenção para os malefícios do tabagismo para a saúde em diversos aspectos, inclusive no que se refere às alterações nos padrões de sono.

A nicotina, substância presente no cigarro, tem diversos efeitos no sistema nervoso. Considerada uma propriedade estimulante, a nicotina causa no organismo um efeito parecido com o álcool e por isso deve ser evitada por quem deseja um sono reparador e de qualidade.

Noites mal dormidas podem causar  inúmeros problemas de saúde, entre os mais perigosos estão as doenças do coração e a diabetes, que podem ser adquiridas ao longo do tempo.  Segundo Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex, “a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo”.

Os fumantes acreditam que o cigarro tranquiliza. A velocidade com que a Nicotina chega ao sistema nervoso central explica o porquê do alivio imediato: ao chegar ao tecido cerebral, esta substância se liga a receptores e a interligação desses receptores fornece a sensação de prazer. Quando somada a outras drogas na circulação, a nicotina tem sua velocidade de excreção acelerada. Por isso a necessidade de se fumar ainda mais quando se ingere álcool.

No caso das mães que amamentam e fumam “a presença de doses de nicotina no organismo e, consequentemente no leite, diminui o tempo de sono dos bebês, segundo pesquisas”, completa Renata.

Aqueles que tentam parar de fumar também sofrem com alterações no sono. As crises de abstinência causam irritação, ansiedade, tremores, sudoreses, fome, mudança no hábito intestinal, insônia ou hipersonia.

Os tratamentos contra o tabagismo envolvem não só o combate químico contra a nicotina, mas também tem um componente psicológico e de condicionamento, não tratados por remedias. Por conta disso, deve haver uma mudança de hábito no indivíduo que deseja parar de fumar, além do entendimento de que a abstinência provoca reações como lentidão, sonolência e irritação, para assim aprender a lidar com os sintomas.

Rái Press – Assessoria de Comunicação

RÁI COMUNICAÇÃO & MARKETING
Thalita Fernandes
E-mail: thalita.fernandes@raipress.com.br
Fone: (11) 38652591

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria