Você sabia: a Pneumonia pode ser transmitida pelo ar?

Ela é a principal causa de morte por doença infecciosa no mundo

Em pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) dados apontam que brasileiros desconhecem os males importantes da pneumonia, principal causa de morte por doença infecciosa no mundo.

A pneumonia é uma infecção ou inflamação nos pulmões que pode ser causada por vários microrganismos diferentes incluindo bactérias, protozoários, vírus ou fungos. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a pneumonia não é uma gripe mais grave ou mal curada, explica o Pneumologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão Dr. Gustavo Prado, “Quando o paciente está gripado, seu organismo está debilitado o que torna o corpo humano suscetível a outras doenças, como as pneumonias. Alem disso, alguns vírus, como o vírus da Influenza (gripe) podem também causar pneumonias, especialmente em indivíduos suscetíveis.”. De forma simples, pneumonias são causadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante no espaço alveolar e consequente desencadeamento de uma resposta inflamatória a essa injúria.

A transmissão da pneumonia pode ocorrer através do ar, gotículas de secreções e saliva, ou pelo contato direto com secreções respiratórias, como o que ocorre quando levamos a mão à boca ou aos olhos depois de cumprimentar alguém que acabou de usar as mãos para bloquear a dispersão de gotículas de um espirro. “A pneumonia também pode se manifestar pela infecção pulmonar pela aspiração imperceptível de bactérias que habitualmente já estão presentes na nossa faringe (garganta). O desenvolvimento de uma pneumonia também pode ser facilitado por mudanças bruscas de temperatura, pois as defesas mecânicas normais do trato respiratório podem ficar comprometidas” explica o Dr. Gustavo. Os sintomas mais comuns da doença são tosse produtiva, cansaço, dores no corpo e febre. Em casos mais graves pode ocorrer grande desconforto respiratório.

Segundo informações publicadas no “International Journal of Infectious Diseases” o número de internações e idosos por pneumonia cresceu 15% no Brasil. O Dr. Gustavo explica o porquê desse número, “A pneumonia atinge com maior facilidade pessoas com o quadro clínico que favorecem o desenvolvimento da doença, como idosos, crianças e pessoas com baixa imunidade como tabagistas, alcoolistas ou indivíduos já atingidos por outras enfermidades”.

De acordo com o profissional Dr. Gustavo Prado, para realizar o diagnóstico da doença alguns critérios são necessários: “É preciso um exame clínico cuidadoso e alguns exames complementares, como por exemplo, uma radiografia de tórax. Além disso, alguns exames laboratoriais auxiliam na avaliação da gravidade da infecção e fatores de risco para complicações clínicas.”. Uma vez que o paciente foi diagnosticado com Pneumonia, o tratamento depende do agente causador da enfermidade, “A pneumonia bacteriana é a mais comum, e o tratamento requer o uso de antibióticos. Geralmente a melhora do quadro clínico costuma ocorrer em três ou quatro dias” finaliza o profissional.

Sobre o São Cristóvão Saúde

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelo Hospital e Maternidade Geral, Plano de Saúde e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Tradicional no atendimento à saúde, a Instituição completou 100 anos em 2011, e vem promovendo uma grande modernização, através da nova gestão administrativa, dirigida pelo Engº Valdir P. Ventura, em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e a Maternidade aumentou a capacidade de internação em 54 leitos, passando de 171 para 225 leitos, além do Centro Ambulatorial que realiza, diariamente, mais de mil e cem consultas, proporcionando qualidade assistencial as 72 mil vidas do Plano de Saúde.

Grupo Máquina – Comunicação Corporativa Integrada

MÁQUINA DA NOTÍCIA COMUNICAÇÃO LTDA
Larissa Peruccini
E-mail: larissa.peruccini@maquina.inf.br
Fone: (11) 31477485

Tags:

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria