Menopausa – veja as melhores atividades físicas e seus benefícios

 A menopausa é considerada por muitas mulheres
como uma das fases mais difíceis de suas vidas

Seja devido às mudanças hormonais, alterações no humor ou maior probabilidade de aquisição de algumas doenças, o fato é que neste período o cuidado com a saúde deve ser redobrado.

Os cuidados a serem tomados, entretanto, são mais simples do que parecem. Além, é claro, de uma alimentação saudável, a prática regular de exercícios se mostra um grande aliado do sexo feminino, não apenas a partir da menopausa, mas em todas as etapas de seu crescimento e amadurecimento.

Por isso, nunca é tarde para iniciar uma vida saudável.

Causa de grandes preocupações é o aumento da probabilidade do aparecimento do câncer de mama, que cresce significativamente na menopausa.

Contudo, de acordo com pesquisas científicas realizadas nos últimos anos, exercícios regulares podem diminuir as chances de surgimento da doença e ainda auxiliar no alívio dos sintomas da menopausa.

Identificando os exercícios mais indicados na menopausa:

Com a prática regular de atividades físicas, alguns sintomas da diminuição do estrogênio como ondas de calor, dor nas articulações, fadiga, depressão, perda da libido e insônia podem ser facilmente tratáveis.

Por exemplo, exercícios como ioga, pilates e tai chi chuan ajudam a manter a força muscular total do corpo. Melhorando a flexibilidade, postura e estabilidade, prevenção contra quedas frequentes. Já para combater doenças cardiovasculares, os aeróbicos são mais indicados.

As mudanças físicas são gradativas e iniciam-se, principalmente, a partir dos 45 anos. As principais características são diminuição na queima de calorias e estatura, crescimento da circunferência abdominal e subtração da agilidade.

Por isso, atividades que requerem um maior esforço físico e muscular, como a musculação, podem ser uma boa pedida para as mais engajadas na conservação de seu corpo e saúde.

Alongamentos e hidroginástica são igualmente eficientes, sendo as principais opções entre mulheres na faixa etária entre 55 a 65 anos de idade.

Essas são apenas algumas dicas de como melhorar a saúde e o cotidiano da mulher nessa fase. Pois assim, mantendo uma alimentação saudável, realizando visitas regulares a um profissional especializado na área e praticando exercícios físicos sempre que possível ninguém precisa deixar de desfrutar dos prazeres da vida na menopausa.

Este artigo foi criado pela equipe do Magazine Luiza para uso exclusivo do site EsteticDerm.

Foto: Impacto das Palavras

Tags:,

1 comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria